Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3220
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A utilização do GeoGebra como auxílio didático no ensino dos polígonos inscritíveis e circunscritíveis |
Autor: | Oliveira, Osmar Cordeiro de |
Primeiro orientador: | Freitas, Luciana Roze de |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Davis Matias de |
Segundo membro da banca: | Santos, Jefferson Abrantes dos |
Resumo: | O uso de recursos tecnológicos vem ajudando a melhorar de forma significativa o processo de ensino e aprendizagem de geometria. Este trabalho apresenta uma abordagem dos polígonos inscritíveis e circunscritíveis em especial,osquadriláteros e triângulos, como também sugestões de atividades envolvendo esses conteúdos. Apresentamos um método de ensino aprendizagem de geometria dinâmica utilizando o GeoGebra, mostrando os recursos disponíveis para criar um ambiente interativo que pode ser usado como auxílio didático, ocasionando assim, um dinamismo nos conteúdos trabalhados em sala de aula. A metodologia sugerida nas atividades consiste em apresentar um passo a passo das construções dos elementos, a saber, polígonos, pontos notáveis e círculos associados aos polígonos, de modo que seja possível, através da manipulação e investigação dos elementos das figuras, explorando o aspecto dinâmico do GeoGebra, fazer com que o aluno deduza as principais propriedades que envolvem os polígonos inscritíveis e circunscritíveis. |
Abstract: | The use of technological resources has helped to significantly improve the teaching and learning process of geometry. This work presents an approach of the inscribable and circumscribable polygons in particular, the quadrilaterals and triangles, as well as suggestions of activities involving these contents.We present a teaching-learning method of dynamic geometry using GeoGebra, showing the available resources to create an interactive environment that can be used as a didactic aid, thus generating a dynamism in the contents worked in the classroom. The methodology suggested in the activities consists in presenting a step-by-step of the constructions of the elements, namely polygons, notable points and circles associated with the polygons, so that it is possible, through manipulation and investigation of the elements of the figures, exploring the dynamic aspect of GeoGebra, to cause the student deduce the main properties that involve the inscribable and circumscribable polygons. |
Palavras-chave: | Geometria Recursos didáticos GeoGebra Polígonos circunscritíveis Polígonos inscritíveis GeoGebra Inscribable polygons Circumscribable polygons Geometry |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
Citação: | OLIVEIRA, O. C. de. A utilização do GeoGebra como auxílio didático no ensino dos polígonos inscritíveis e circunscritíveis. 2018. 90f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Estadual da Paraíba, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3220 |
Data de defesa: | 14-Dez-2018 |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Osmar Cordeiro de Oliveira.pdf | PDF - Osmar Cordeiro de Oliveira | 39.39 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.