Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3197
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação dos artefatos formados por núcleos metálicos fundidos: Um estudo por TCFC
Título(s) alternativo(s): Assessment of artifacts formed by metal posts: a CBCT study
Autor: Freitas, Ana Priscila Lira de Farias 
Primeiro orientador: Melo, Daniela Pita de
Primeiro coorientador: Amorim, Ana Marly Araujo Maia
Primeiro membro da banca: Lima, Andrea dos Anjos Pontual de Andrade
Segundo membro da banca: Bento, Patrícia Meira
Resumo: Este estudo teve como objetivo avaliar, qualitativamente e quantitativamente, os artefatos formados por dois tipos de núcleos metálicos fundidos por meio da Tomografia Computadorizada de feixe cônico (TCFC). Trata-se de um estudo experimental in vitro, com amostra composta por 20 pré-molares inferiores humanos, divididos em dois grupos: Grupo Ni-Cr - 10 dentes que receberam os núcleos de Níquel-Cromo; Grupo Ag-Pd – 10 dentes que receberam núcleos de Prata-Paládio; e por dois dentes extras (um de cada liga). As amostras foram preparadas com secção da coroa dentária, seguidas de instrumentação, obturação e desobturação das raízes, para moldagem e confecção do núcleo metálico em dimensões similares. Para o escaneamento as amostras foram posicionadas em um crânio seco dentado, recoberto com cera nº 7 e imerso em água para simular a condição clínica. Todos os dentes foram escaneados vazios, com os núcleos metálicos (condição intracanal) e em duas condições orais: 1) Simples - um dente da amostra e 2) Dupla - o dente da amostra e um dente extra. As amostras foram escaneadas usando o tomógrafo CS 9000 3D TCFC com dois parâmetros de exposição: 85kV 6,3mA e 85kV 10mA. A presença de artefato foi avaliada qualitativamente por dois observadores previamente calibrados (análise do volume e análise de imagem pareada – para halos hipodensos, linhas hipodensas e linhas hiperdensas). A análise quantitativa foi realizada por um observador treinado, utilizando o software ImageJ (National Institutes of Health, Bethesda, MD, EUA). Para análise qualitativa dos artefatos, os dados foram submetidos ao teste de Wilcoxon, teste de Kruskal-Wallis, Mann-Whitney e Qui quadrado. Para a análise quantitativa, utilizou-se ANOVA bidirecional, teste de Tukey e teste T pareado, com nível significativo de 5% (p <0,05). Para a análise qualitativa do volume, observaram-se diferenças estatísticas significativas entre os metais estudados em condição oral dupla, maior para AgPd, para os halos e linhas (p = 0,006) e entre as duas condições orais (p = 0,033), maior para duplo, para linhas hipo e hiper. Para análise qualitativa das imagens pareadas, houve diferenças estatísticas significativas apenas entre as condições intracanais (maior para AgPd). Na análise quantitativa das imagens foi confirmada a presença de maior percentual de área acometida por artefatos no grupo AgPd (p = 0.002) e na condição oral dupla (p<0.001). Concluiu-se que os parâmetros de exposição testados não interferiram na quantidade de formação de artefatos. Ligas de números atômicos superiores geram maior quantidade de artefatos. Observou-se que a presença de outro metal nos maxilares, condição dupla, acentuou a intensidade dos artefatos.
Abstract: Este estudo teve como objetivo avaliar, qualitativamente e quantitativamente, os artefatos formados por dois tipos de núcleos metálicos fundidos por meio da Tomografia Computadorizada de feixe cônico (TCFC). Trata-se de um estudo experimental in vitro, com amostra composta por 20 pré-molares inferiores humanos, divididos em dois grupos: Grupo Ni-Cr - 10 dentes que receberam os núcleos de Níquel-Cromo; Grupo Ag-Pd – 10 dentes que receberam núcleos de Prata-Paládio; e por dois dentes extras (um de cada liga). As amostras foram preparadas com secção da coroa dentária, seguidas de instrumentação, obturação e desobturação das raízes, para moldagem e confecção do núcleo metálico em dimensões similares. Para o escaneamento as amostras foram posicionadas em um crânio seco dentado, recoberto com cera nº 7 e imerso em água para simular a condição clínica. Todos os dentes foram escaneados vazios, com os núcleos metálicos (condição intracanal) e em duas condições orais: 1) Simples - um dente da amostra e 2) Dupla - o dente da amostra e um dente extra. As amostras foram escaneadas usando o tomógrafo CS 9000 3D TCFC com dois parâmetros de exposição: 85kV 6,3mA e 85kV 10mA. A presença de artefato foi avaliada qualitativamente por dois observadores previamente calibrados (análise do volume e análise de imagem pareada – para halos hipodensos, linhas hipodensas e linhas hiperdensas). A análise quantitativa foi realizada por um observador treinado, utilizando o software ImageJ (National Institutes of Health, Bethesda, MD, EUA). Para análise qualitativa dos artefatos, os dados foram submetidos ao teste de Wilcoxon, teste de Kruskal-Wallis, Mann-Whitney e Qui quadrado. Para a análise quantitativa, utilizou-se ANOVA bidirecional, teste de Tukey e teste T pareado, com nível significativo de 5% (p <0,05). Para a análise qualitativa do volume, observaram-se diferenças estatísticas significativas entre os metais estudados em condição oral dupla, maior para AgPd, para os halos e linhas (p = 0,006) e entre as duas condições orais (p = 0,033), maior para duplo, para linhas hipo e hiper. Para análise qualitativa das imagens pareadas, houve diferenças estatísticas significativas apenas entre as condições intracanais (maior para AgPd). Na análise quantitativa das imagens foi confirmada a presença de maior percentual de área acometida por artefatos no grupo AgPd (p = 0.002) e na condição oral dupla (p<0.001). Concluiu-se que os parâmetros de exposição testados não interferiram na quantidade de formação de artefatos. Ligas de números atômicos superiores geram maior quantidade de artefatos. Observou-se que a presença de outro metal nos maxilares, condição dupla, acentuou a intensidade dos artefatos.
Palavras-chave: Restaurações metálicas
Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico
Metal
Artefatos
Artifacts
Metals
Cone-Beam Computed Tomography
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO
Citação: FREITAS, A. P. L. de F. Avaliação dos artefatos formados por núcleos metálicos fundidos: Um estudo por TCFC. 2017. 109f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3197
Data de defesa: 8-Jun-2017
Aparece nas coleções:PPGO - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Priscila Lira de Farias Freitas.pdfPDF - Ana Priscila Lira de Farias Freitas30.98 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.