Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3155
Tipo do documento: Dissertação
Título: Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários
Autor: Dantas, Bruno Cardoso 
Primeiro orientador: Oliveira, Eduardo Jorge Valadares
Primeiro coorientador: Hrdlicka, Hermann Atila
Primeiro membro da banca: Morais, Misael Elias de
Resumo: Nos últimos anos os sistemas de informação e das telecomunicações vêm se tornando determinantes na gestão hospitalar. Com o grande volume de informação que são geradas todos os dias, essas ferramentas são indispensáveis no gerenciamento dessas instituições. É neste cenário que esse estudo propõe o desenvolvimento de um modelo de software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) no contexto da gestão de hospitais públicos da Rede Ebserh, que permita a utilização dessa ferramenta e sua filosofia de relacionamento com o cliente na gestão destas instituições. O software CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades dos seus clientes. Os conceitos como informações de dados e conhecimento, tecnologia da informação, sistemas de informação e marketing de relacionamento, e outros inerentes ao tema são descritos. Para isso, foi realizada uma pesquisa envolvendo hospitais universitários federais para obter dados relevantes para construção deste modelo de CRM. No qual, com todo entendimento dos processos e necessidades do hospital, foi modelado um software CRM para necessidades e demandas dessa instituição.
Abstract: In recent years, information and telecommunications systems have become determinant in hospital management. With the great amount of information that is generated every day, these tools are indispensable in the management of these institutions. It is in this scenario that this study proposes the development of a model of Customer Relationship Management (CRM) software in the context of the management of public hospitals of the Ebserh Network, which allows the use of this tool and its customer relationship philosophy in management of these institutions. CRM software is a business strategy focused on understanding and anticipating the needs of your customers. Concepts such as information of data and knowledge, information technology, information systems and relationship marketing, and others inherent to the theme are described. For this, a research was carried out involving federal university hospitals to obtain data relevant to the construction of this CRM model. In which, with all understanding of the hospital's processes and needs, a CRM software was designed for the needs and demands of this institution.
Palavras-chave: Marketing de relacionamento
Gestão Pública Hospitalar
CRM Saúde
Sistemas de Informação
Hospital Public Management
CRM Health
Information Systems
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS
Citação: DANTAS, B. C. Gerenciamento do relacionamento com o cliente: Um modelo de CRM para hospitais universitários. 2018. 82f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3155
Data de defesa: 18-Mai-2018
Aparece nas coleções:PPGCTS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Cardoso Dantas.pdfPDF - Bruno Cardoso Dantas43.6 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.