Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3109
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDuarte, Vanuza Batista da Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1907144105273394por
dc.contributor.advisor1Costa, Maria Suely da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1891779191833711por
dc.contributor.referee1Silva, Rosângela Neres Araújo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398653747944135por
dc.contributor.referee2Santos, Cássia de Fátima Matos dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1635261635234216por
dc.date.accessioned2018-06-12T17:04:57Z-
dc.date.issued2015-08-25-
dc.identifier.citationDuarte, Vanuza Batista da Costa. Crônicas literárias humorísticas: contribuições no processo de letramento literário no ensino fundamental. 2015. 120f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3109-
dc.description.resumoEsta dissertação tem por objetivo discutir o uso pedagógico da crônica literária na formação do leitor na perspectiva do letramento literário em uma turma de 8º ano da Escola Municipal Margarida Almeida dos Santos, localizada na cidade de Remígio, interior da Paraíba. Partimos da hipótese de que as crônicas literárias humorísticas se adequam ao público adolescente, pois refletem dramas e comédias cotidianos perten-centes ao universo de interesse desses alunos. Os resultados desta pesquisa foram obtidos a partir da intervenção da pesquisadora ao aplicar duas propostas de ativida-des, com ênfase no texto literário: a primeira, baseada na sequência básica de Cosson (2014) e a segunda, no método recepcional de Bordini e Aguiar (1988). Uma pesquisa no âmbito literário se faz relevante ao considerarmos o letramento literário uma forma de assegurar um efetivo domínio do texto literário ao leitor, no sentido de que este não apenas seja capaz de ler um texto literário, mas dele se apropriar por meio da experi-ência estética, saindo da condição de mero expectador para a de leitor literário. É consenso que a leitura atende a diversas finalidades, a exemplo do deleite, da fruição e da reflexão. Neste caso, é fundamental centrar-se nas práticas literárias da escola, instituição que deve promover o letramento. A fim de discutirmos o ensino de literatura no Ensino Fundamental sob a perspectiva do letramento literário utilizamos como aporte teórico os estudos de Bordini e Aguiar (1988), Candido (1997), Iser (1999; 2001), Jauss (2001), Colomer (2007), Sá (2007), Soares (2007), Zilberman (2009), Cosson (2009;2011;2014a;2014b), Moisés (2012), dentre outros.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to discuss the pedagogical use of the literary chronicle into the reader formation through the literary literacy approach in a 8th elementary school of the Municipal School Margarida Almeida dos Santos, located in the of Remígio, Paraíba. We have built on the hypothesis which humour literary chronicles conform to the teen-agers audience because those texts reflect their day-by-day dramas and comedies that pertain to their interests. The results of this research were achieved from the in-tervention of the researcher in applying two activity proposals, with emphasis on the literary text: the first, based on the basic sequence by Cosson (2014) and the second, on the receptional method by Bordini and Aguiar (1988). A research in the area of literature makes its relevance by considering the literary literacy as a form to hold an effective grasp to the reader, in the meaning which this one is not just able to read a literary text, but come near it through an aesthetical experience. It is an understading that reading attends to several objectives, for instance, pleasure, fruition and reflection. In this case, it is quite fundamental to center on the school´s literary practices, which is an institution that must promote literacy. In order to discuss the literature teaching in the Elementary School on the literary perspective approach we used as a theoretical framework studies by de Bordini e Aguiar (1988), Candido (1997), Iser (1999; 2001), Jauss (2001), Colomer (2007), Sá (2007), Soares (2007), Zilberman (2009), Cosson (2009;2011;2014a;2014b), Moisés (2012) among others.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-12T12:32:03Z No. of bitstreams: 1 PDF - Vanuza Batista da Costa Duarte.pdf: 22314179 bytes, checksum: c342d5a62ae8dbd7b798e30664eea92e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Milena Araújo (milaborges@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-12T17:04:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Vanuza Batista da Costa Duarte.pdf: 22314179 bytes, checksum: c342d5a62ae8dbd7b798e30664eea92e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-12T17:04:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Vanuza Batista da Costa Duarte.pdf: 22314179 bytes, checksum: c342d5a62ae8dbd7b798e30664eea92e (MD5) Previous issue date: 2015-08-25eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7231/PDF%20-%20Vanuza%20Batista%20da%20Costa%20Duarte.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectCrônicapor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectChronicleeng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleCrônicas literárias humorísticas: contribuições no processo de letramento literário no ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanuza Batista da Costa Duarte.pdfPDF - Vanuza Batista da Costa Duarte21.79 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.