Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3099
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Raquel Lima Araujo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4243732617322831por
dc.contributor.advisor1Catanduba, Edilma de Lucena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0090826789391244por
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Marineuma de Oliveira Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3535418783422124por
dc.contributor.referee2Aquino, Maria de Fátima de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0974910766203330por
dc.date.accessioned2018-06-11T13:51:01Z-
dc.date.issued2015-12-18-
dc.identifier.citationOliveira, Raquel Lima Araujo de. A escrita e a reescrita: a sala de aula em debate. 2015. 96f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3099-
dc.description.resumoO trabalho apresentado busca investigar como estratégias de reescrita podem contribuir para o aprendizado da modalidade escrita da língua. Por isso, investigamos, com base nos estudos de Bazerman (2005/2007) sobre escrita, Ferrarezi Jr e Carvalho (2015) sobre a situação do ensino no Brasil, Bakhtin/Voloshinov (1999/2003) sobre teoria dos gêneros, Schneuwvly, Noverraz e Dolz (2004) sobre a metodologia da sequência didática, e Leite (2012), Menegassi (2013) e Ruiz (2013), sobre como os professores podem aplicar estratégias de correção, avaliação e reescrita e conseguir resultados positivos na aprendizagem da escrita. Para tanto, analisamos como três professores do quinto ano do ensino fundamental de três escolas públicas do município de Lagoa de Dentro – PB, solicitam a produção textual a seus educandos, para em seguida oferecer oficinas aos professores sobre gênero, sequência didática e reescrita. Depois, verificamos a forma como os professores envolvidos na pesquisa, após a oficina, direcionam as atividades de escrita, como corrigem e avaliam e como orientam a reescrita. Por fim, analisamos as primeiras e segundas versões dos textos e verificamos quais alterações ocorreram através da aplicação de estratégias de reescrita.por
dc.description.abstractThe submitted work seeks to investigate how rewriting strategies can contribute to the learning of the written language mode. Therefore, we investigated, based on studies of Bazerman (2005/2007) on writing, Ferrarezi Jr and Carvalho (2015) on the situation of education in Brazil, Bakhtin / Voloshinov (1999/2003) on the theory of genres, Schneuwvly, Noverraz and Dolz (2004) on the methodology of teaching sequence, and Leite (2012), Menegassi (2013) and Ruiz (2013) on how teachers can apply correction strategies, evaluation and rewriting and achieve positive results in literacy. Therefore, we analyze how three teachers of the fifth grade of elementary school three public schools in Lagoa de Dentro municipality - CP, requesting the text production to their students, to then offer workshops to teachers on gender, teaching sequence and rewritten. Then we see how the teachers involved in the research, after the workshop, the direct writing activities, as correct and evaluate and how to guide the rewriting. Finally, we analyze the first and second versions of the texts and track which changes have occurred by applying rewriting strategies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-07T14:18:38Z No. of bitstreams: 1 PDF - Raquel Lima Araujo de Oliveira.pdf: 16769131 bytes, checksum: a0f2c68728e19debf06e92526d758b76 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Milena Araújo (milaborges@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-11T13:51:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Raquel Lima Araujo de Oliveira.pdf: 16769131 bytes, checksum: a0f2c68728e19debf06e92526d758b76 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-06-11T13:51:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Raquel Lima Araujo de Oliveira.pdf: 16769131 bytes, checksum: a0f2c68728e19debf06e92526d758b76 (MD5) Previous issue date: 2015-12-18eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7205/PDF%20-%20Raquel%20Lima%20Araujo%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRASpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectReescritapor
dc.subjectGendereng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectRewritteneng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleA escrita e a reescrita: a sala de aula em debatepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Lima Araujo de Oliveira.pdfPDF - Raquel Lima Araujo de Oliveira16.38 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.