Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3086
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fábula na sala de aula: estratégias para a compreensão leitora
Autor: Cavalcanti, Jasilene Lucena 
Primeiro orientador: Martins, Iara Ferreira de Melo
Primeiro membro da banca: Bonifácio, Carla Alecsandra de Melo
Segundo membro da banca: Aquino, Maria de Fátima de Souza
Resumo: Este trabalho tem como objetivo aplicar as estratégias de leitura e compreensão na perspectiva de Solé (1998) no gênero fábula em uma turma de 6º. Ano do Ensino Fundamental formada por vinte e oito alunos de uma escola pública na cidade de Alagoa Nova, na Paraíba. Com base em um diagnóstico realizado com a turma acima citada, verificamos as dificuldades na leitura do gênero fábula, o que justificou a execução de uma proposta de intervenção pedagógica a fim de superar essas deficiências. Os pressupostos teóricos de Bakhtin (1997) e Marcuschi (2010) acerca dos gêneros, as abordagens de Solé (1998) e Kleiman (2007) no tocante ao estudo de estratégias de leitura, os estudos de leitura a partir de gêneros de Koch e Elias (2013), entre outros, e as orientações dos PCN (2001) dão suporte a esta pesquisa. Em relação aos dispositivos metodológicos utilizados na análise dos dados da pesquisa, fizemos uma análise comparativa entre as atividades da leitura inicial e a leitura final. Confirmando a nossa hipótese, os resultados mostram que o trabalho com estratégias de leitura para compreensão de textos, a partir do gênero fábula, é uma excelente oportunidade que contribui na formação de leitores autônomos.
Abstract: This work aims to apply reading and comprehension strategies from the perspective of Solé (1998) in the genre fable in a class of 6º. Year of Primary Education formed by twenty-eight students of a public school in the city of Alagoa Nova, Paraíba. Based on a diagnosis made with the group mentioned above, we verified the difficulties in reading the genre fable, which justified the execution of a proposal of pedagogical intervention in order to overcome these deficiencies. The theoretical assumptions of Bakhtin (1997) and Marcuschi (2010) about genres, the approaches of Solé (1998) and Kleiman (2007) regarding the study of reading strategies, reading studies from Koch and Elias (2013), among others, and the guidelines of the PCN (2001) support this research. In relation to the methodological devices used in the analysis of the research data, we performed a comparative analysis between the activities of the initial reading and the final reading. Confirming our hypothesis, the results show that working with reading strategies to understand texts from the fable genre is an excellent opportunity that contributes to the formation of autonomous readers.
Palavras-chave: Compreensão leitora
Estratégias de leitora
Fábula
Reading comprehension
Reading strategies
Fable
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Humanidades - CH
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS
Citação: Cavalcanti, Jasilene Lucena. Fábula na sala de aula: estratégias para a compreensão leitora. 2016. 99f. Tese( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3086
Data de defesa: 29-Nov-2016
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jasilene Lucena Cavalcanti.pdfPDF - Jasilene Lucena Cavalcanti17.36 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.