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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3085
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Moura, Maria do Ó Ramos de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6008380710002773 | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva Junior, Leônidas José da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3968129915385876 | por |
dc.contributor.referee1 | Dell'Isola, Regina Lúcia Péret | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6816176864454824 | por |
dc.contributor.referee2 | Lins, Juarez Nogueira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3990899335296722 | por |
dc.date.accessioned | 2018-06-05T17:58:09Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-26 | - |
dc.identifier.citation | Moura, Maria do Ó Ramos de. Retextualização do conto oral: a escrita pela apreciação da palavra. 2016. 128f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira,2016 . | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3085 | - |
dc.description.resumo | O Brasil apresenta índices baixos nas avaliações nacionais e internacionais em relação às competências linguísticas conforme resultado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (2012) expondo a pouca eficácia das práticas metodológicas no ensino da língua materna. Em virtude disto, apresenta-se esta pesquisa-ação em uma abordagem qualitativa, cujo objetivo é desenvolver as habilidades e capacidades da escrita dos discentes do 6° Ano do Fundamental II a partir da retextualização de contos orais. Esta prática justifica-se porque ao trabalhar com alunos oriundos de classes multisseriadas da zona rural que apresentavam dificuldades nas competências linguísticas, percebeu-se que a prática de produção de textos a partir do oral, parecia contribuir para a aquisição da escrita, além de reconhecer a importância deste desenvolvimento ao favorecer o acesso aos bens culturais, econômicos e à cidadania de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasil (1998). Assim, partindo-se da hipótese de que a retextualização de contos orais facilita a produção textual, realizou-se esta pesquisa fundamentada na concepção sócio-interacionista da língua norteando-se, dentre outros, em Brasil (1998), Marcuschi (2008), Dell’Isola (2007), Bakhtin (1995), Cascudo (2000) e a sequência didática com base em Dolz e Schneuwly (2004) com a apresentação da situação; produção inicial; três módulos e a produção final, de modo que em todos os módulos, há a escuta de um Conto Oral, Retextualização oral, Retextualização escrita, reescrita coletiva, além de atividades relativas às características do gênero estudado planejadas com os textos dos alunos. As produções foram feitas a partir da narração de quatro contos orais: O Macaco e a Onça; João Sabido; Mané e Pedro e O Sabiá, a Raposa e o Cancão. Para a análise desta pesquisa-ação, foi feito um contraponto entre os primeiros e os últimos textos escritos, isto é, retextualizados, conforme Dolz e Schneuwly (2004). Enfim, concluiu-se que a prática da Retextualização contribuiu para desenvolver a escrita dos alunos, provavelmente, em virtude da apreciação dos contos; do uso das estratégias de leitura e contação; da compreensão; do conteúdo que, já, está definido no texto base, dentre outros fatores, portanto, a prática revelou-se eficaz, apreciativa e motivadora. Assim sendo, ressalta-se a relevância desta prática para o ensino da produção textual no ensino fundamental II, uma vez que facilita a produção de texto. | por |
dc.description.abstract | O Brasil apresenta índices baixos nas avaliações nacionais e internacionais em relação às competências linguísticas conforme resultado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (2012) expondo a pouca eficácia das práticas metodológicas no ensino da língua materna. Em virtude disto, apresenta-se esta pesquisa-ação em uma abordagem qualitativa, cujo objetivo é desenvolver as habilidades e capacidades da escrita dos discentes do 6° Ano do Fundamental II a partir da retextualização de contos orais. Esta prática justifica-se porque ao trabalhar com alunos oriundos de classes multisseriadas da zona rural que apresentavam dificuldades nas competências linguísticas, percebeu-se que a prática de produção de textos a partir do oral, parecia contribuir para a aquisição da escrita, além de reconhecer a importância deste desenvolvimento ao favorecer o acesso aos bens culturais, econômicos e à cidadania de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasil (1998). Assim, partindo-se da hipótese de que a retextualização de contos orais facilita a produção textual, realizou-se esta pesquisa fundamentada na concepção sócio-interacionista da língua norteando-se, dentre outros, em Brasil (1998), Marcuschi (2008), Dell’Isola (2007), Bakhtin (1995), Cascudo (2000) e a sequência didática com base em Dolz e Schneuwly (2004) com a apresentação da situação; produção inicial; três módulos e a produção final, de modo que em todos os módulos, há a escuta de um Conto Oral, Retextualização oral, Retextualização escrita, reescrita coletiva, além de atividades relativas às características do gênero estudado planejadas com os textos dos alunos. As produções foram feitas a partir da narração de quatro contos orais: O Macaco e a Onça; João Sabido; Mané e Pedro e O Sabiá, a Raposa e o Cancão. Para a análise desta pesquisa-ação, foi feito um contraponto entre os primeiros e os últimos textos escritos, isto é, retextualizados, conforme Dolz e Schneuwly (2004). Enfim, concluiu-se que a prática da Retextualização contribuiu para desenvolver a escrita dos alunos, provavelmente, em virtude da apreciação dos contos; do uso das estratégias de leitura e contação; da compreensão; do conteúdo que, já, está definido no texto base, dentre outros fatores, portanto, a prática revelou-se eficaz, apreciativa e motivadora. Assim sendo, ressalta-se a relevância desta prática para o ensino da produção textual no ensino fundamental II, uma vez que facilita a produção de texto. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Thiago Bronzeado de Andrade (thiago@ch.uepb.edu.br) on 2018-05-22T14:10:12Z No. of bitstreams: 1 PDF - Maria do Ó Ramos de Moura.pdf: 22487705 bytes, checksum: 7b0503285dbdb49c75d46c4ec9847981 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Milena Araújo (milaborges@ch.uepb.edu.br) on 2018-06-05T17:58:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Maria do Ó Ramos de Moura.pdf: 22487705 bytes, checksum: 7b0503285dbdb49c75d46c4ec9847981 (MD5) | eng |
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dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/7148/PDF%20-%20Maria%20do%20%c3%93%20Ramos%20de%20Moura.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Retextualização | por |
dc.subject | Reescrita | por |
dc.subject | Conto oral | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Retextualization | eng |
dc.subject | Rewriting | eng |
dc.subject | Oral tale | eng |
dc.subject | Writing | eng |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | por |
dc.title | Retextualização do conto oral: a escrita pela apreciação da palavra | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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