Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3068
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Letramento literário na escola: um exercício de leitura pela zooliteratura |
Autor: | Arruda, Katiana Barbosa de ![]() |
Primeiro orientador: | Costa, Maria Suely da |
Primeiro membro da banca: | Araújo, Rosanne Bezerra de |
Segundo membro da banca: | Souza, Aldinida de Medeiros |
Resumo: | Esta pesquisa teve por foco a formação do leitor de textos literários no Ensino Fundamental II, na perspectiva do letramento. O objetivo esteve em, de um lado, formar leitores mais proficientes do texto literário, e, de outro, possibilitar a construção de uma postura crítica e consciente na relação do homem com o meio ambiente. O estudo, de natureza pesquisa-ação, teve como metodologia a aplicação de uma proposta de intervenção baseada na sequência básica de Cosson (2012) com etapas de ciclos de leituras. O exercício de leitura foi aplicado em uma escola da zona rural, na cidade de Aroeiras/PB, com os contos de Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu, identificados como zooliteratura, cuja temática se volta para os animais. Como referencial teórico, contamos com os estudos de Candido (1972), Eagleton (2006), Kleiman (1995), Cosson (2012); Lajolo (1993), Garrard (2006), Maciel (2016), entre outros. Os resultados da pesquisa indicaram que a prática do texto literário, guiada pela motivação e a partir de uma temática contextualizada, possibilita o diálogo do aluno com o texto, provocando uma mudança significativa no modo de ler, interpretar e enxergar a literatura de forma a proporcionar uma atividade de maior conscientização e sensibilização humana. |
Abstract: | Esta investigación tiene por atención una formación de lectores de textos literarios en Ensino Fundamental II, en perspectiva de la enseñanza de la letra. El objetivo estuve en, por un lado, formar lectores más proficientes del texto literario, y de otro, posibilitar la construcción de una posición crítica y consciente en la relación del hombre con el medio ambiente. El estudio, de naturaleza investigación-acción, tuvo como metodologia la aplicación de una propuesta de intervención basada en la secuencia básica de Cosson (2012) con etapas de ciclos de lecturas. El ejercicio de lectura fue aplicado en una escuela de la zona rural, en la ciudad de Aroeiras/PB, com los cuentos de Clarice Lispector y Caio Fernando Abreu, identificados como zooliteratura, cuya temática se vuelve para los estúdios de Candido (1972), Eagleton (2006), Kleiman (1995), Cosson (2012), Lajolo (1993), Garrard (2006), Maciel (2016), entre otros. Los resultados de la investigación indicaron que la práctica del texto literário, guiada por la motivación ya partir de un tema común, possibilita el diálogo del alumno con el texto, provocando un cambio significativo en el modo de leer, interpretar y ver la literatura para proporcionar una atividade de más grande concientización y sensibilización humana. |
Palavras-chave: | Leitor Letramento Zooliteratura Lector |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Humanidades - CH |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS |
Citação: | Arruda, Katiana Barbosa de. Letramento literário na escola: um exercício de leitura pela zooliteratura. 2018. 142f. Tese( Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3068 |
Data de defesa: | 28-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Katiana Barbosa de Arrura.pdf | PDF - Katiana Barbosa de Arrura | 27 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.