Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2954
Tipo do documento: Dissertação
Título: Dificuldades de leitura e compreensão leitora dos alunos no ensino médio nas aulas de sociologia
Autor: Virgínio, Josiene Almeida
Primeiro orientador: Nóbrega, Daniela Gomes da
Resumo: A leitura e a compreensão leitora tem sido reconhecidas como habilidades relevantes para o desenvolvimento intelectual do indivíduo e uma necessidade básica para sobreviver na sociedade letrada. No entanto, estudos tem mostrado ao longo dos últimos anos que grande parte dos alunos egressos da escola básica, saem sem dominar esta competência. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar as dificuldades de leitura e compreensão leitora em textos de Sociologia, por alunos do ensino médio, verificando sua influência no aproveitamento dos conteúdos trabalhados neste Componente. Teoricamente nos fundamentamos em (KOCH e ELIAS, 2007), (KLEIMAN, 2010), (SOLÉ, 1998), (FREIRE, 1989), (SMITH, 1999), (GOODMAN, 1991), (BAUMAN, 2010), (RODRIGUES, 2007), (COSTA, 1997), (TOMAZI, 1993), dentre outros. Sobre o contexto de pesquisa, este trabalho investigou uma turma do 1º ano do ensino médio da escola pública estadual José Luíz Neto em Barra de Santa Rosa-PB. De cunho etnográfico e de natureza qualitativa, identificamos dificuldades dos alunos em atividades que envolviam a leitura e a compreensão leitora (BORTONIRICARDO, 2008), assim como descrevemos todas as ações ocorridas no decorrer das observações em sala (ROCHA, 2008). Por se tratar de uma pesquisa ação, propusemos uma sequência didática (SD) como instrumento pedagógico de intervenção para amenizar as dificuldades de leitura dos alunos (THIOLLENT, 2011). Na coleta de dados, utilizamos o questionário para descrever o perfil dos alunos em relação à seus hábitos e práticas de leitura e a descrição das aulas para identificarmos e discutirmos as dificuldades dos alunos nas atividades de leitura e compreensão leitora. Nos resultados obtidos verificamos que, muitos alunos apresentam dificuldades de leitura porque quando leem em voz alta, demonstram insegurança, pronunciam as palavras com dificuldades, não observam as normas de pontuação, isto é, expressam dificuldades em relação aos conhecimentos linguísticos, textuais, conhecimentos prévios, de mundo, não conseguindo, consequentemente, compreender os textos trabalhados. Os dados do questionário demonstraram que, apesar de grande parte da turma ter respondido que a leitura não é uma prática familiar, tampouco, existem materiais de leitura em sua casa, a maioria deles considera a leitura uma atividade relevante para viver na sociedade contemporânea.
Abstract: Reading and reading comprehension have been recognized as relevant skills to the intellectual development of the individual and a basic need to survive in the literate society. However, searches have shown, over the past few years, that most students are leaving school without mastering this skill.Thus, this work aims to analyze reading difficulties and comprehension in Sociology texts by high school students, verifying their influence in the use of the contents worked into component.The theory used is based on conceptions of reading and reading comprehension and, on this, we base ourselves on (KOCH and The results obtained indicate that in the description of the classes we observed that many students have difficulties reading because when they read aloud, they tend to stutter, not to follow the punctuation of the written text, not achieved, consequently, to understand the texts worked ELIAS, 2007), (KLEIMAN, 2010), (SILVA, 2011), (SOLÉ, 1998), (FREIRE, 1989), (Figueiredo, 2012), (PINHEIRO, 2012), (SMITH, 1999), (GOODMAN, 1991), among others. Based on the difficulties of reading and reading comprehension in texts in Sociology classes, we are methodologically anchored in (BAUMAN, 2010), (RODRIGUES, 2007), (OLIVEIRA AND COSTA, 2007), (TOMAZI, 1993), among others. On the context of research, this search investigated students of the first year of high school of a state public school in Barra de Santa Rosa-PB. From an ethnographic and qualitative way, we investigated the level of difficulty of the students through activities that involved reading and reading comprehension (NEVES, 1996; BORTONI-RICARDO, 2008), as well as describing all students' activities and responses during the observations in (ROCHA, 2008). Because it is an action research, we proposed a didactic sequence (SD) as a pedagogical intervention tool to minimize the students' reading difficulties (THIOLLENT, 2011).In the data collection, we used the questionnaire to describe the students' profile in relation to their reading habits and reading. In the description of the classes observed, we tried to identify and discuss the students‟difficulties in the reading and reading comprehension activities. The results obtained indicate that, in the description of the classes, we observed that many students have reading difficulties as when they read aloud, they tend to stutter, not to follow the punctuation of the written text, not achieving, consequently, the understanding of the texts worked. The questionnaire data showed that, although a large part of the class responded that reading is not a constant practice in their family and that, in their houses, there is not a variety of reading materials, most of them consider reading a relevant activity to live in our contemporary society.
Palavras-chave: 1. Dificuldade de aprendizagem. 2. Leitura. 3. Compreensão de texto. 4. Ensino de sociologia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Virgínio, Josiene Almeida. Dificuldades de leitura e compreensão leitora dos alunos no ensino médio nas aulas de sociologia. 2017. 119f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2954
Data de defesa: 19-Abr-2017
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josiene Almeida Virgínio.pdf53.05 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.