Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2940
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Daniel Torquato Fonseca de | - |
dc.contributor.advisor1 | Bueno, João Batista Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-03T11:34:10Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-10 | - |
dc.identifier.citation | Lima, Daniel Torquato Fonseca de. O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas. 2017. 115f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2940 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação é fruto de uma pesquisa que teve como principal objetivo analisar os softwares que vêm sendo desenvolvidos com conteúdos para o ensino de História, centrando o olhar analítico nas propostas elaboradas como ferramenta didáticopedagógicas. A problematização do trabalho foi norteada pela interrogação acerca das possibilidades suscitadas por esses softwares para uma nova dinâmica no ensino e aprendizagem ou se apenas instrumentalizam a releitura de uma linha tradicional de ensino. Para tanto, investigamos os softwares disponíveis no Portal do Professor/a, e alocados nos servidores do Ministério da Educação. Após uma categorização e descrição, priorizando a metodologia, estilo e a abordagem trabalhada, procuramos compreender a aplicabilidade dos mesmos para a construção de um conhecimento histórico. Utilizamos como referências teóricas, obras da História Cultural e da Pedagogia, adequadas tanto para a contextualização da escola/ensino e aprendizagem frente às novas tecnologias, quanto para o entrosamento dessas ferramentas com o ensino de História e seus resultados. Da Ciência da Computação obtivemos alguns conceitos para identificar as limitações e barreiras tecnológicas encontradas nos softwares. Além da análise foi elaborada uma Sequência Didática com a finalidade de contribuir para o processo ensino-aprendizagem. | por |
dc.description.abstract | This dissertation is the result of a research that had as main objective to analyze the softwares that have been developed with contents for the teaching of History, focusing the analytical look on the proposals elaborated as didactic-pedagogical tool. The problematization of the work was guided by the question about the possibilities raised by these softwares for a new dynamics in teaching and learning or if they only instrumented the rereading of a traditional teaching line. To do so, we investigate the software available on the Teacher Portal, and allocated to the Ministry of Education servers. After a categorization and description, prioritizing the methodology, style and approach worked, we try to understand the applicability of these to the construction of a historical knowledge. We use as theoretical references, works of Cultural History and Pedagogy, suitable both for the contextualization of the school / teaching and learning in relation to new technologies, as well as for the integration of these tools with the teaching of History and its results. From Computer Science we obtained some concepts to identify the limitations and technological barriers found in software. In addition to the analysis, a Didactic Sequence was elaborated with the purpose of contributing to the teaching-learning process. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2018-03-27T14:13:25Z No. of bitstreams: 1 PDF - Daniel Torquato Fonseca de Lima.pdf: 33995388 bytes, checksum: c33d132ba9504cd0cd17832d925483fb (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Luciana Medeiros (luciana@uepb.edu.br) on 2018-04-03T11:34:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Daniel Torquato Fonseca de Lima.pdf: 33995388 bytes, checksum: c33d132ba9504cd0cd17832d925483fb (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-04-03T11:34:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Daniel Torquato Fonseca de Lima.pdf: 33995388 bytes, checksum: c33d132ba9504cd0cd17832d925483fb (MD5) Previous issue date: 2017-08-10 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/6687/PDF%20-%20Daniel%20Torquato%20Fonseca%20de%20Lima.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | 1. Ferramentas digitais e pedagógicas. 2. Softwares e ensino de história. 3. Ensino de história e inclusão digital | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | por |
dc.title | O ensino de história e linguagens digitais: análise de recursos educacionais como ferramentas pedagógicas | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Daniel Torquato Fonseca de Lima.pdf | 33.2 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.