Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2932
Tipo do documento: Dissertação
Título: Multiletramentos no ciberespaço: uma proposta pedagógica com o gênero jornalístico "artigo de opinião" no ensino médio
Autor: Maia, Iolanda Paula de Lima Brito
Primeiro orientador: Aranha, Simone Dália de Gusmão
Resumo: A propagação das novas tecnologias de comunicação e informação viabilizou a popularização da internet como também ampliou os atos comunicativos. Essas mudanças possibilitaram a emergência de múltiplos textos e de múltiplas linguagens, que tendem a serem ampliadas e (re) construídas cotidianamente. Na contextura da sociedade da informação, os textos ganham novas possibilidades interpretativas e de formatação, seus usos e formas de apropriação são variados. Tais linguagens estão presentes nas vivências diárias dos educandos e exigem capacidades de compreensão e produção para adquirir sentidos, contudo, geralmente não são abordadas em sala de aula de forma eficaz, distanciando as atividades de leitura e escrita escolarizadas da realidade dos alunos, dificultando, assim, o processo de ensino/aprendizagem. Este estudo pautou-se na questão norteadora, a saber: Como (pensar) fazer uso de alternativas pedagógicas que contemplem o uso do gênero jornalístico artigo de opinião como forma de promover práticas de multiletramentos? A partir da responsabilidade delegada à escola, definimos o seguinte objetivo deste estudo: Refletir acerca das possibilidades de uso pedagógico do gênero artigo de opinião em espaços virtuais como forma de promover práticas de multiletramentos no ensino médio.Fundamentamos a nossa pesquisa a partir dos pressupostos teóricos de Dolz; Noverraz e Schneuwly (2004), Bräkling (2000), Melo (2003), Beltrão (1980), Soares (2004,2009/2012), Kleiman (1995/2001), Street (2007/2014), Rojo (2009/2013) e Rojo e Moura (2012), entre outros pesquisadores que discutem os conceitos de letramentos numa perspectiva social, os pressupostos dos multiletramentos, sequência didática, gêneros jornalísticos e o gênero artigo de opinião. Para tanto, esta pesquisa teve como colaboradores alunosde uma turma do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública estadual, localizada na cidade de Gurinhém-PB. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizada por uma pesquisa-ação. Como instrumentos para a coleta de informações, optamos pela observação participante, aplicação de questionárioe o diário de campo como forma de registrarmos os dados necessários ao planejamento de um plano de intervenção pedagógica.Uma sequência didática foi materializada com o intuito de intervir na realidade da sala de aula, apresentando as possibilidades de interação, participação e produção que os conteúdos dos gêneros jornalísticos podem assumir no âmbito educacional, especificamente no ensino médio. Os resultados apontaram que as atividades desenvolvidas com o uso pedagógico do gênero artigo de opinião em espaços virtuais promovem as práticas multiletradas dos alunos, uma vez que ações didáticas desta natureza evidenciam uma situação de aprendizagem capaz de instigar a colaboração, participação, criticidade, coautoria e argumentatividade dos sujeitos. As produções dos alunos nos revelaram, ainda, que o trabalho com conteúdos e gêneros jornalísticos nos oferece possibilidades pedagógicas a fim de contemplarmos as práticas sociais de multiletramentos na sala de aula e para além dela, fomentando assim, o desdobramento dessas práticas dentro e fora do contexto escolar.
Abstract: The spread of new communication technologies and information have enabled the popularization of the Internet as well as the communicative acts. These changes have enabled the emergence of multiple texts and multiple languages, which tend to be expanding and reconstructed on a daily basis. In the context of the information society, texts gain new interpretative and formatting possibilities, their uses and forms of appropriation are varied. Such languages are present in the lives of everyday learners and require comprehension and production skills to acquire meaning; however, these are usually not effectively addressed in the classroom, distancing the school's reading and writing activities from the students' reality. This hinders, the teaching and learning processes. This study was based on one guiding question: How can the teacher make use of pedagogical alternatives that consider the use of journalistic genre opinion articles as a way to promote multi-learning practices? From the responsibility delegated to the school, we defined the following as the objective of this study: To reflect on the possibilities of pedagogical use of opinion articles in virtual spaces as a way to promote multilearning practices in high school. We base our research on the theoretical assumptions of Dolz; Noverraz and Schneuwly (2004), Bräkling (2000), Melo (2003), Beltrão (1980), Soares (2004,2009 / 2012), Kleiman (1995/2001), Street (2007/2014), Rojo ) and Rojo and Moura (2012), among other researchers who discuss the concepts of literacy in a social perspective, the presuppositions of multiliteracies, didactic sequence, journalistic genres and the genre of opinion. Furthermore, this research had as collaborators a class of 3rd year high School students, of a state public school- located in the city of Gurinhém-PB. This is a qualitative study, characterized by action research. As instruments for the collection of information, we opted for participant observation, the application (of the classroom) as a way of recording the data needed to plan a pedagogical intervention. A didactic sequence was created with the intention of reforming the classroom by presenting the possibilities of interaction, participation and production that the contents of the journalistic genres can provide in the educational scope, specifically in high school. The results showed that the activities developed using the opinion article genre in virtual spaces promoted the students' multilevel practices, since didactic actions of this nature show a learning situation capable of instigating collaboration, participation, criticism, co-authorship and debate of the subjects. The student' product also revealed that the work with journalistic contents and genres offers us pedagogical possibilities in order to contemplate the social practices of multiliteracies in the classroom and beyond. This in turn foster the unfolding of these practices inside and outside the classroom and school context.
Palavras-chave: 1. Multiletramento. 2. Gênero jornalístico. 3. Proposta pedagógica. 4. Artigo de opinião
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Maia, Iolanda Paula de Lima Brito. Multiletramentos no ciberespaço: uma proposta pedagógica com o gênero jornalístico "artigo de opinião" no ensino médio. 2017. 151f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2932
Data de defesa: 24-Ago-2017
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Iolanda Paula de Lima Brito Maia.pdf67.02 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.