Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2802
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias , Norma Lee Pereira de-
dc.contributor.advisor1Guimarães, Kalina Naro-
dc.date.accessioned2017-08-25T15:40:53Z-
dc.date.issued2017-01-30-
dc.identifier.citationFarias , Norma Lee Pereira de. Vozes sobre chapeuzinho vermelho : leitura intertextual e letramento literário na educação infantil. 2017. 139 F. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2802-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivos realizar a leitura crítica da obra Uma Chapeuzinho Vermelho, de Marjolaine Leray (2012), numa perspectiva intertextual e no diálogo que o texto empreende com as imagens. Além disso, foram empreendidas a construção, aplicação e reflexão sobre uma proposta de trabalho com a mesma obra, desenvolvida na Escola Municipal Anésio Leão, com vistas a implementar práticas que favoreçam o letramento literário na Educação Infantil. Como abordagem metodológica, o estudo se insere no rol das pesquisas documental, bibliográfica e pesquisa-ação. O lócus de estudo foi uma turma da Educação Infantil, localizada na zona leste da cidade de Campina Grande-PB. O estudo teve, como instrumento de coleta de dados, fichamentos dos livros relacionados à temática, gravação de áudio das aulas, registros de diário de campo e aplicação de entrevista semiestruturada. Para fundamentar o trabalho, buscou-se respaldo nos aportes teóricos de Coelho (2000; 2012); Bettelheim (2006); Conde (1996), Cavalcanti (2002), Abramovich (1991), entre outros estudiosos da área de literatura infantil e de ensino de literatura. Por fim, mediante o que demonstrou a pesquisa, o trabalho adequado com as obras literárias contribui para o desenvolvimento das competências leitora e linguística das crianças, permitindo que alunos com poucas vivências significativas com práticas de leitura passem, a partir da nossa mediação, a interagir com os livros de literatura infantil, a escutar as histórias e narrar com clareza fatos vivenciados pelos personagens, atendendo as suas necessidades de fantasia e ficção.por
dc.description.abstractThe objective of this task was to carry out a critical reading of the work 'Little Red Riding Hood' by Marjolaine Leray (2012), in an intertextual perspective and the dialogue between the characters is make clearer by the pictures. In addition, the construction and application of a proposal of work developed at the Anésio Leão Municipal School as a reflection of the original work, were undertaken with a view to implement practices that favor literary literacy in Early Childhood Education. The methodological approach in this study is a part of bibliographic and action research. The study site was an Early Childhood Education class, located in the eastern part of the city of Campina Grande-PB. The instruments of data collection in this study includes: a record of the books related to the subject, audio recordings of the classes, field diary records and semi-structured interview application. To substantiate the work, we sought support in the theoretical contributions of Coelho (2000; 2012), Bettelheim (2006), Conde (1996), Cavalcanti (2002) and Abramovich (1991) among other scholars in the area of children's literature and literature teaching. Lastly, thorough research demonstrated that adequate literary works contribute to the development of children's reading and linguistic skills, allowing students with new meaningful experiences of reading practices. Thereby, not requiring our mediation to interact, to read children's literature books, to listen the stories and to clearly narrate the facts experienced by the characters while attending to their needs of fantasy and fiction.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Andressa Lima (andressa@uepb.edu.br) on 2017-04-05T16:19:14Z No. of bitstreams: 1 PDFC-DISSERTAÇÃO - NORMA LEE PEREIRA DE FARIAS.pdf: 59893043 bytes, checksum: c3590885172560d62284c74ccbe2265c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Luciana Medeiros (luciana@uepb.edu.br) on 2017-08-25T15:40:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDFC-DISSERTAÇÃO - NORMA LEE PEREIRA DE FARIAS.pdf: 59893043 bytes, checksum: c3590885172560d62284c74ccbe2265c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-25T15:40:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDFC-DISSERTAÇÃO - NORMA LEE PEREIRA DE FARIAS.pdf: 59893043 bytes, checksum: c3590885172560d62284c74ccbe2265c (MD5) Previous issue date: 2017-01-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/6282/PDFC-DISSERTA%c3%87%c3%83O%20-%20NORMA%20LEE%20PEREIRA%20DE%20FARIAS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantil. Literatura infantil. Letramento literário.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleVozes sobre chapeuzinho vermelho : leitura intertextual e letramento literário na educação infantilpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-DISSERTAÇÃO - NORMA LEE PEREIRA DE FARIAS.pdf58.49 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.