Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2801
Tipo do documento: Dissertação
Título: Cultura popular e literatura infantojuvenil em terra: Lampião e a baronesa: da crítica literária à experiência em sala de aula
Autor: Fabrício, Renálide de Carvalho Morais
Primeiro orientador: Guimarães, Kalina Naro
Resumo: A pesquisa estuda a presença da cultura popular na narrativa Terra: Lampião e a Baronesa, de Heloísa Prieto, e apresenta contribuições analíticas e metodológicas para a abordagem desta obra no Ensino Fundamental II, oferecendo, nesse percurso, uma reflexão e proposta sistematizada para a inserção da literatura infantojuvenil no contexto escolar. No campo da crítica literária desenvolvida em nosso estudo, ressaltamos a figura de Lampião, enquanto personagem (re)contado pelo povo e ficcionalizado na obra selecionada em nosso corpus, aproximando-o da categoria do bandido social definida por Hobsbawm (2010). Outro ponto central de nosso trabalho, uma vez que estrutura fundamentalmente esta obra, foi a discussão da figura do narrador, a partir da perspectiva teórica de Walter Benjamin (2002). Temas presentes nas narrativas, como gênero e religiosidade afro-brasileira, também foram objeto de nossas reflexões. Para isso, utilizamos Scott (1990), Santos (2009), Daros (2013) e Albuquerque Junior (1999) sobre as relações de gênero na literatura; e Mariosa e Reis (2011), Brito Lima e Silva (2013) e Vasques (2011) sobre religiosidade afro-brasileira. Apresentada a leitura crítica da obra, indicamos uma proposta de intervenção para o trabalho com Terra: Lampião e a Baronesa, numa turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, do Grupo Pedro Américo, na cidade de Cabedelo. Em seguida, refletimos sobre a intervenção realizada, debatendo, sobretudo, a articulação da experiência desenvolvida com os parâmetros do letramento literário discutidos por Cosson (2009), Cosson e Paulino (2014); Lois (2010), Soares (2014); Zilberman (2009); e Cademartori, (2010). Além disso, apontamos algumas sugestões para o ajustamento da proposta, tendo em vista os procedimentos utilizados e a reação dos alunos no processo de leitura. Ao final do percurso da pesquisa, disponibilizamos um plano de ação docente para a abordagem da obra em perspectiva, oferecendo aos professores caminhos significativos para o ato de ler e de ensinar a literatura infantojuvenil na escola.
Abstract: The research studies the presence of popular culture in the narrative Terra: Lampião and the Baronesa, by Heloísa Prieto, and presents analytical and methodological contributions to the approach of this work in Fundamental II (elementary school II), offering, in this course, a systematized reflection and proposal for the insertion Of children's literature in the school context. In the field of literary criticism developed in our study, we highlight the figure of Lampião, as a character re-counted by the people and fictionalized in the work selected in our corpus, bringing him closer to the social bandit category defined by Hobsbawm (2010). Another central point of our work, since it structures this work fundamentally, was the discussion of the figure of the narrator, from the theoretical perspective of Walter Benjamin (2002). Themes present in the narratives, such as Afro-Brazilian gender and religiosity, were also the object of our reflections. For this, we use Scott (1990), Santos (2009), Daros (2013) and Albuquerque Junior (1999) on gender relations in literature; And Mariosa e Reis (2011), Brito Lima e Silva (2013) and Vasques (2011) on Afro-Brazilian religiosity. After presenting a critical reading of the work, we present an intervention proposal for the work with Terra: Lampião and Baronesa, in a 9th grade class from Fundamental Education II, from the Pedro Américo Group, in the city of Cabedelo. Next, we reflect on the intervention carried out, discussing, above all, the articulation of the experience developed with the parameters of literary literacy discussed by Cosson (2009), Cosson and Paulino (2014); Lois (2010), Soares (2014); Zilberman (2009); And Cademartori, (2010). In addition, we have suggested some suggestions for the adjustment of the proposal, considering the procedures used and the reaction of students in the reading process. At the end of the research, we offer a teacher action plan to approach the work in perspective, offering teachers significant ways to read and teach children's literature in school.
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil. Cultura popular. Narrador. Crítica literária. Letramento literário.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Fabrício , Renálide de Carvalho Morais. Cultura popular e literatura infantojuvenil em terra: Lampião e a baronesa: da crítica literária à experiência em sala de aula. 2016. 125 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2801
Data de defesa: 19-Dez-2016
Aparece nas coleções:PPGLI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDFC-PDF - RENÁLIDE DE CARVALHO MORAIS FABRÍCIO.pdf55.14 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.