Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2773
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Túlio Henriques | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9158702751172928 | por |
dc.contributor.advisor1 | Bublitz, Frederico Moreira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3910966211279217 | por |
dc.contributor.referee1 | Scherer, Daniel | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9876878380575511 | por |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Andrei Guilherme | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9194640811719015 | por |
dc.contributor.referee3 | Pereira, Eanes Torres | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2030738304003254 | por |
dc.date.accessioned | 2017-07-20T11:34:28Z | - |
dc.date.issued | 2016-03-30 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, T. H. NuSense: Um framework baseado em plug-ins para ambientes inteligentes aplicado ao monitoramento de gameterapias. 2016. 72f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2773 | - |
dc.description.resumo | O surgimento de tecnologias que promovem a imersão dos usuários tem despertado o interesse dos pesquisadores da área da saúde. Essas tecnologias, quando aliadas aos jogos eletrônicos, têm obtido bons resultados ao serem utilizadas para fins terapêuticos. Jogos comerciais vêm sendo amplamente utilizados com essa finalidade, contudo, ainda é necessária a supervisão de profissionais de saúde para um melhor direcionamento no tratamento dos pacientes. Para diminuir o nível de supervisão necessário, jogos sob medida, com capacidade de monitoramento, estão sendo desenvolvidos. Porém, a qualidade desses jogos – em termos de jogabilidade – ainda é baixa, devido, muitas vezes, à falta de ludicidade, ou seja, torna-se difícil atrair a atenção do paciente. Para resolver esse problema, o cenário ideal é o uso de jogos comerciais com capacidade de monitoramento. Diante da falta de propostas com esse enfoque, torna-se necessário um mecanismo que auxilie os desenvolvedores na construção de aplicações para o monitoramento de pacientes durante o gameplay, de acordo com características pré-determinadas pelo profissional de saúde. Neste trabalho propõe-se o NuSense, um framework baseado em plug-ins para o auxílio no desenvolvimento de aplicações para o monitoramento automático de pessoas em ambientes aplicados a terapias baseadas em jogos – gameterapia, bem como reabilitação motora e exercícios físicos. | por |
dc.description.abstract | The emergence of technologies that promote the users' immersion has pointed the interest of researchers into the healthcare field. These technologies, when combined with electronic games, have obtained good results by being used for therapeutic purposes. Commercial games have been widely used to that end, however, it is still required the supervision of health professionals for a better targeting in the patients' treatment. To decrease the burden of the supervision, tailor-made games with monitoring capabilities have been developed. The problem with this approach is that the quality - in terms of gameplay - of those games is low due to the lack of playfulness. To solve this problem, a good scenario is add monitoring capabilities to the treatments using commercial games. Given the lack of proposals with this approach, it is necessary a mechanism to assist developers in building applications for monitoring patients during the gameplay, according with predetermined characteristics set by health specialists. In this work, we propose the NuSense, a plugin-based framework to support in developing applications for the automatic monitoring of people in environments applied to game-based therapies, motor rehabilitation and physical exercises. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2017-04-06T15:13:33Z No. of bitstreams: 1 PDF - Túlio Henriques Costa.pdf: 16351811 bytes, checksum: a42cb29217d807c2e93d72df0b20c1e1 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2017-07-20T11:34:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Túlio Henriques Costa.pdf: 16351811 bytes, checksum: a42cb29217d807c2e93d72df0b20c1e1 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-07-20T11:34:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Túlio Henriques Costa.pdf: 16351811 bytes, checksum: a42cb29217d807c2e93d72df0b20c1e1 (MD5) Previous issue date: 2016-03-30 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/6150/PDF%20-%20T%c3%balio%20Henriques%20Costa.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciência e Tecnologia em Saúde - PPGCTS | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gameterapia | por |
dc.subject | Framework | eng |
dc.subject | Jogos para saúde | por |
dc.subject | NuSense | por |
dc.subject | Game therapy | eng |
dc.subject | Games for health | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA | por |
dc.title | NuSense: Um framework baseado em plug-ins para ambientes inteligentes aplicado ao monitoramento de gameterapias | por |
dc.title.alternative | NuSense: A plugin-based framework for intelligent ambient applied to game therapy monitoring | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGCTS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Túlio Henriques Costa.pdf | PDF - Túlio Henriques Costa | 15.97 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.