Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2749
Tipo do documento: Dissertação
Título: Linguagem matemática e gêneros do discurso: Produção de significados em aulas de Matemática por meio da leitura e escrita de panfletos
Autor: Queiroz, Francília de Fátima Silva 
Primeiro orientador: Almeida, José Joelson Pimentel de
Primeiro membro da banca: Santiago, Zélia Maria de Arruda
Segundo membro da banca: Lopes, Celi Aparecida Espasandin
Resumo: Este trabalho aborda a compreensão da linguagem matemática explorada por meio dos gêneros do discurso em sala de aula, tomando como referência o gênero panfleto, inter- relacionando atividades de leitura e escrita aos conteúdos estudados em sala de aula, tendo em vista o seu aprendizado por parte dos alunos. Dessa forma, destaca-se a importância da leitura e da escrita nas aulas de Matemática, levando em consideração algumas estratégias de leitura e escrita, bem como a necessidade da heterogeneidade dos enunciados para que o aluno tenha acesso a uma grande variedade de gêneros textuais. Quanto maior o repertório de gêneros, melhor compreensão do mundo o aluno terá, evidenciando as linguagens materna e matemática. Neste sentido, objetivamos verificar em que medida a leitura e a escrita de panfletos possibilita a produção de significados, de forma mais específica: identificar os significados produzidos pelos alunos quando leem panfletos; identificar os significados produzidos pelos alunos ao escreverem panfletos. Assim, pretendemos responder à seguinte questão: como a leitura e a escrita de panfletos possibilitam a produção de significados pelos alunos? Com base nesse ideário, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa pedagógica, em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental, por meio da leitura de textos, seguida da resolução de uma atividade e produção textual de um panfleto. Identificamos, ao realizar esse estudo, que os docentes devem estar atentos aos gêneros do discurso presentes e os que devem frequentar o ambiente matemático (sala de aula) a fim de que seja possibilitada a produção de significados e um melhor relacionamento do aluno com a Matemática. Além disso, foi explícito que os alunos apresentaram dificuldades com a Matemática e língua materna, manifestadas através do desconhecimento de conteúdos básicos de Matemática e significados intra e extra matemáticos, problemas de compreensão, intepretação, leitura incompleta dos gêneros do discurso, respostas incompletas e que não tinham nada a ver com o que era exigido nas questões propostas.
Abstract: This study deals with the comprehension of the mathematical language explored through the genres of classroom discourse, taking as reference the pamphlet genre, interrelating reading and writing activities to the contents studied in the classroom, in view of their learning by Part of the students. In this way, the importance of reading and writing in Mathematics classes is emphasized, taking into account some strategies of reading and writing, as well as the necessity of the heterogeneity of the statements so that the student has access to a great variety of textual genres. The greater the repertoire of genres, the better understanding of the world the student will have, evidencing the mother and mathematical languages. In this sense, we aim to verify the extent to which the reading and writing of pamphlets enables the production of meanings, in a more specific way: identify the meanings produced by students when reading pamphlets; Identify the meanings produced by students when writing pamphlets. Thus, we intend to answer the following question: how do reading and writing pamphlets enable the production of meanings by students? Based on this idea, a qualitative research, of the type pedagogical research, was done in a class of the 6th year of elementary school, through the reading of texts, followed by the resolution of an activity and textual production of a pamphlet. When carrying out this study, that teachers should be attentive to the present discourse genres and those who must attend the mathematical environment (classroom) in order to make possible the production of meanings and a better relationship of the student with Mathematics. In addition, it was explicit that students presented difficulties with Mathematics and mother tongue, manifested through ignorance of basic Mathematics contents and intrae extra mathematical meanings, problems of comprehension, interpretation, incomplete reading of discourse genres, incomplete answers that did not have Had nothing to do with what was required in the proposed questions.
Palavras-chave: Gêneros do discurso
Linguagem matemática
Produção de significados
Panfletos
Recursos didáticos
Pamphlet
Production of meanings
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: QUEIROZ, F. de F. S. Linguagem matemática e gêneros do discurso: Produção de significados em aulas de Matemática por meio da leitura e escrita de panfletos. 2016. 170f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2749
Data de defesa: 24-Nov-2016
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francília de Fátima Silva Queiroz.pdfPDF - Francília de Fátima Silva Queiroz3.34 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.