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Tipo do documento: Tese
Título: Tenda dos milagres: o desvendar das mediações
Autor: Germano, Patrícia Gomes
Primeiro orientador: Alves, Rosilda Bezerra
Resumo: Este trabalho versa sobre as mediações: táticas e estratégicas (CERTEAU,1998), desvendadas em Tenda dos milagres (1969) como sinalizadoras das diversas reapropriações deste romance realizadas pelos desfiles carnavalescos de escolas de samba.O nosso propósito é oferecer uma explicação e compreensão da dinâmica transmissiva entre variados sistemas, presentes no texto de Jorge Amado, bem como desvendar como o romance torna visível tais mediações. Argumentamos que tais negociações já se fazem presentes em Tenda dos milagres e também que elas ocupam um lugar de destaque no que toca à transmissão para outras semioses no vasto mundo da sua escrita. Entendemos que esse transmigrar intersistêmico, muitas vezes negligenciado pelo cânone literário, necessita ser analisado em sua potencialidade. Por outro lado, esses fluxos da literatura para outros sistemas foram/são capazes de conferir continuidade e devir a um dos mais significativos textos do autor, cumprindo assim, a intenção manifesta por ele mesmo: “escrever para o povo e sobre o povo.”Como aporte teórico para fundamentar as discussões, utilizamos conceitos da semiótica da cultura: a ênfase no funcionamento processual dos signos, (LÓTMAN, 1996) e a constituição intersistêmica dos signos na cultura (EVENZOHAR, 2007), as proposições de Debray (2000) sobre transmissão de ideias com fulcro na durabilidade, além dos estudos de Michel de Certeau (1998) sobre as estratégias e táticas que fazem qualquer imposição se mostrar rasurada e fluída. No que tange aos desfiles de escola de samba, as proposições de Maria Isaura de Queiroz(1992), Roberto da Matta (1997), Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti (1999), Hiram Araújo (2000) entre outros estudiosos, foram o referencial teórico consultado Os resultados confirmam a hipótese de que a dinâmica transmissora entre vários sistemas e as mediações que são usadas por escolas de samba estão potencialmente presentes no texto original. A conclusão mostra que tais transposições realizam uma transferência visual midiática do texto fonte para outras tantas semioses ampliando os seus sentidos e garantindo a sua renovação.
Abstract: This work deals with the mediations: tactical and strategic (CERTEAU, 1998), presented in Tent of Miracles (1969) as flags of different re- appropriations of the novel for the carnival parades by samba schools, here understood as unforeseen uses, such as trickery, triggered by peripheral systems or actions as an imposition of cultural heritage which is considered appropriate. The purpose of this work is to offer an explanation and understanding of the transmissive dynamics between various systems as well as the mediations that are required for such transfer. We argue that these are already present in the text of Jorge Amado and also that they occupy a prominent place in relation to the transmission to other semiosis, in the vast world of Amado’s writing. We see that this inter-sistemic transmigration, often neglected by the literary canon, needs to be analyzed in its full potential. On the other hand, these literature streams allocated to different levels imprint a sense of "popular" or "popularized" were/ are able to give continuity, becoming one of the most significant texts by the author. Thus fulfilling the desire often expressed by him to "write for the people and about the people". As a theoretical framework on which to base our discussions, we use, in addition to studies of Michel Certeau (1998) on the strategies and tactics that make any imposition prove erased and fluid, the semiotic concepts of culture with an emphasis on the procedural functioning of signs offered by Lotman 1996) and inter-systemic constitution of signs in culture offered by Even-Zohar (2007), the long-term transmission of cultural meaning with support on durability proposed by Debray (2000). With regard to the samba school parades, the propositions of Maria Isaura de Queiroz (1992), Roberto da Matta (1997), Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti (1999), Hiram Araújo (2000) and other scholars are consulted for the theoretical reference. The results confirm our hypothesis that the transmissive dynamics between various systems and the mediations that are used by samba schools are present in the original text. The conclusion shows that what they do is a mediatic visual transfer of these from the source text.
Palavras-chave: 1. Semiótica 2. Romance brasileiro 3. Desfile carnavalesco 4. Signo - cultura
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: Germano, Patrícia Gomes. Tenda dos milagres: o desvendar das mediações. 2015. 369f. Tese( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2723
Data de defesa: 24-Jul-2015
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