Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2717
Tipo do documento: Dissertação
Título: Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica
Autor: Silva, Sílvio César Lopes da
Primeiro orientador: Castro, Paula Almeida de
Resumo: O objeto de estudo, identificado como produto do mestrado profissional em formação de professores, pautou-se no uso das tecnologias educacionais a partir das produções textuais de alunos de uma turma de Língua Portuguesa em uma escola pública da rede estadual de ensino. A pesquisa surgiu das observações realizadas em sala de aula. Observações estas a partir do uso ou não das tecnologias e de suas interferências no processo ensino-aprendizagem na sala de aula de Língua Portuguesa, possibilitando coletar os dados da análise e, por conseguinte a reflexão dos mesmos a partir da etnografia. Para tal, observamos in-loco a produção textual dos alunos e através desta criamos um questionário online, o qual nos permitiu observar as produções textuais online e ao mesmo tempo sinalizou-nos alguns resultados, tais como o não uso das tecnologias na sala de aula e a falta de acesso no referido ambiente. Dessa forma, surge à necessidade de se refletir questões atuais que envolvam o aluno, seu contexto, suas necessidades e ao mesmo tempo os faça interagir no cotidiano da sala de aula. É partindo desse pressuposto que a produção textual in-loco e online motivou-nos a pensar o tema como processo construtivo no que se refere ao ensino e a aprendizagem de Língua Portuguesa na sala de aula e seu reflexo em nossa prática na condição de professor da educação básica, além das possíveis contribuições que o mesmo poderá dar aos demais profissionais da educação. Para tanto, ao longo desse trabalho, tecemos considerações teóricas, os quais desenvolvem pesquisas qualitativas, etnográficas e educacionais, que contribuíram para o entendimento sobre o processo de escolarização e, ao mesmo tempo, da inclusão/uso das tecnologias na sala de aula.
Abstract: The object of study, identified as the product of professional master's degree in teacher education, was based on the use of educational technologies from textual productions of students in a class Portuguese Speaking at a public school in the state schools. The research arose from observations in the classroom. These observations from the use or not of the technologies and their influence on the teaching-learning process in the classroom Portuguese Language room, enabling collect data analysis and therefore the reflection of the same from the ethnography. To this end, we observe in-place text production students and through this we create an online questionnaire, which allowed us to observe the online textual productions and at the same time signaled us some results, such as not using technology in the classroom and lack of access in that environment. Thus arises the need to reflect current issues involving the student, their context, their needs and at the same time make them interact in everyday classroom. It is under this assumption that textual production on-site and online motivated us to think about the subject as a constructive process with regard to the teaching and learning of English Language in the classroom and its reflection in our practice room on the condition of teacher education basic, in addition to possible contributions that it may give other education professionals. For that, throughout this work, we weave theoretical considerations, which develop qualitative, ethnographic and educational research that contributed to the understanding of the educational process and at the same time, inclusion / use of technology in the classroom.
Palavras-chave: 1. Tecnologia educacional 2. Produção textual 3. Sala de aula
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Silva, Sílvio César Lopes da. Produção textual e tecnologias: um estudo etnográfico de uma sala de aula de língua portuguesa da educação básica. 2014. 107f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2717
Data de defesa: 31-Mar-2014
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sílvio César Lopes da Silva.pdf45.73 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.