Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2698
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Gisane Fagundes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0368247752975557por
dc.contributor.advisor1Barbosa, José Lamartine da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6154502536150355por
dc.contributor.referee1Soares, Luís Havelange-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3257250803661886por
dc.contributor.referee2Barboza, Pedro Lucio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1399033210518957por
dc.date.accessioned2017-02-02T18:17:12Z-
dc.date.issued2016-09-29-
dc.identifier.citationRODRIGUES, G. F. História da Matemática: Um olhar sob a perspectiva para a formação do professor de Matemática. 2016. 109f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2698-
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivo analisar a disciplina de História da Matemática e sua importância na formação do professor de matemática na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) todos na cidade de Campina Grande e na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. A pesquisa de natureza qualitativa, por sua condição de captar a essencialidade do fenômeno investigado em toda a sua dimensão e processo, teve apoio em estudo bibliográfico e documental. Tendo em vista a importância do currículo da Licenciatura em Matemática como componente principal para a formação inicial de professores tomamos para análise os seguintes documentos: as Diretrizes Curriculares Nacionais, que determinam as normas para a criação do Projeto Pedagógico do Curso e em casos particulares o Plano de Curso disponibilizado pelo professor ministrante da disciplina de História da Matemática. Para tanto, a ementa da referida disciplina foi analisada de forma minuciosa, como também nos provocou identificar na prática a concepção de professores formadores e alunos em formação sobre a disciplina de História da Matemática e, sobretudo, a importância da História da Matemática na formação do professor. Participaram das entrevistas quatro professores e três alunos das Instituições pesquisadas. A partir das análises das entrevistas construímos duas categorias que emergiram das falas, que são elas: a História da Matemática como contribuição para a formação do professor e a importância da História da Matemática para a formação do professor. Entendemos que a disciplina é importante pela essencialidade de trazer a luz das discussões em sala de aula um conhecimento sobre o que é matemática do ponto de vista histórico e como ela se desenvolveu ao longo do tempo. As principais evidências após as análises em documentos e nas entrevistas realizadas foi à diferença entre a proposta do currículo escrito e a do currículo implementado em sala de aula pelos professores, indicando que há uma tentativa de alunos em formação trabalhar em suas práticas futuras atividades em que estejam ligadas a História da Matemática.por
dc.description.abstractThis dissertation aimed to analyze the history of mathematics as a discipline and its importance in training mathematics professors at the State University of Paraíba (UEPB), the Federal University of Campina Grande (UFCG) and the Federal Institute of Education, Science and Technology of Paraíba (IFPB) located in Campina Grande and the Federal University of Paraíba (UFPB), in João Pessoa. The qualitative research, since it seeks the gist of the phenomenon investigated in all its dimensions and processes, is supported by bibliographical and documentary study. Given the importance of mathematics in teaching practice as the main component for initial teacher´s education, it takes for examination the following documents: the National Curriculum Guidelines, which establish the rules for the creation of the Educational Project Course and in particular cases a Plan Course provided by the lecturer professor of the discipline the history of mathematics. Therefore, the guidelines of the discipline was analyzed in details, but it also caused us to identify in practice the design of teacher educators and students in training on the History of Mathematics discipline and, above all, the importance of the history of mathematics in the development of teachers training. The paper interviewed four teachers and three students of the quoted institutions. From the analysis of interviews, we built two categories that emerged from the conversations: The history of mathematics as a contribution to the training of teachers and the importance of mathematics in history for teacher training. We understand that the discipline is important for the essentiality of bringing the light of the classroom discussions knowledge about what is mathematics from a historical point of view and how it was developed throughout time. The major evidences after the analysis of documents and interviews was the difference between the proposal of the written curriculum and the one implemented in the classroom by teachers, indicating that there is an attempt of students training to work in their future activities practices in which they are linked to the history of mathematics.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jean Medeiros (jeanletras@uepb.edu.br) on 2016-12-09T11:57:51Z No. of bitstreams: 1 PDF - Gisane Fagundes Rodrigues.pdf: 1625838 bytes, checksum: 46e6d0df4dd437a87170b81f9ceee8ab (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Secta BC (secta.csu.bc@uepb.edu.br) on 2017-02-02T18:17:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Gisane Fagundes Rodrigues.pdf: 1625838 bytes, checksum: 46e6d0df4dd437a87170b81f9ceee8ab (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-02-02T18:17:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Gisane Fagundes Rodrigues.pdf: 1625838 bytes, checksum: 46e6d0df4dd437a87170b81f9ceee8ab (MD5) Previous issue date: 2016-09-29eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5843/PDF%20-%20Gisane%20Fagundes%20Rodrigues.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProjeto Pedagógico do Cursopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapor
dc.subjectHistória da Matemática - Disciplinapor
dc.subjectHistory of Mathematics - Curriculumeng
dc.subjectDegree in Mathematicseng
dc.subjectPedagogical Course Projecteng
dc.subject.cnpqEDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleHistória da Matemática: Um olhar sob a perspectiva para a formação do professor de Matemáticapor
dc.title.alternativeThe History of Mathematics: a look in the perspective for mathematics teacher educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gisane Fagundes Rodrigues.pdfPDF - Gisane Fagundes Rodrigues1.59 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.