Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2674
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sequências numéricas no Ensino Médio |
Autor: | Silva, Joab dos Santos |
Primeiro orientador: | Silva, Maria Isabelle |
Primeiro membro da banca: | Costa, Claudilene Gomes da |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Davis Matias de |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta didática para o conteúdo de sequências numéricas, englobando o tratamento das progressões aritmética e geométrica, conteúdo comumente ministrado no primeiro ano do ensino médio regular. Neste sentido, são desenvolvidos capítulos com um recorte histórico, conteúdo programático e discussão de como o conteúdo programático deve ser dividido e abordado em encontros. A introdução do tema sequências é feita utilizando-se o recorte histórico e os quebra-cabeças Torre de Hanói e Salto da Rã para, a partir do processo de redescoberta, conduzir os alunos ao reconhecimento de padrões e formulação de conjecturas. Para as progressões aritmética e geométrica opta por dar ênfase a resolução de situações problemas e a formalização, demonstração, dos resultados apresentados, pois acredita-se que este procedimento pode contribuir para desenvolvimento lógico-dedutivo e argumentativo dos alunos. Três atividades avaliativas são sugeridas sendo os objetivos e possíveis resoluções das questões propostas também ex- postos no capítulo dedicado a discussão dos encontros nos quais o conteúdo programático foi dividido. |
Abstract: | This paper presents a didactic proposal for the content of numerical sequences, comprising the treatment of arithmetic and geometric progressions, content commonly taught in the rst year of regular high school. In this sense, chapters are developed with a historical ap- proach, curriculum and discussion of how the curriculum should be divided and discussed in meetings. The introduction of the theme sequences is made using the historical period and the puzzles of Hanoi Tower and Jumping Frog for, from the rediscovery process, lead students to recognize patterns and formulate conjectures. For arithmetic and geometric progressions chooses to emphasize problem solving situations and formalization, demons- tration, the results presented, it is believed that this may contribute to logical-deductive and argumentative development of students. Three evaluation activities are suggested with the objectives and possible resolutions of the issues proposed also exposed in the chapter discussing the meetings in which the curriculum was divided. |
Palavras-chave: | Resolução de Problemas Sequência numérica Progressão aritmética Progressão geométrica Problems Solving |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
Citação: | SILVA, J. dos S. Sequências numéricas no Ensino Médio. 2015. 84f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2674 |
Data de defesa: | 16-Out-2015 |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Joab dos Santos Silva.pdf | PDF - Joab dos Santos Silva | 14.7 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.