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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação inicial e continuada de professores de matemática em Timor-Leste: limites e desafios
Autor: Vicente, Raul
Primeiro orientador: Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
Resumo: Na atualidade, é notória a urgência na busca pela qualificação profissional por parte dos professores de Matemática e dos demais profissionais da educação. Assim, é comum a participação desses profissionais em cursos de extensão, palestras, seminários e outros momentos de exposição sobre assuntos relacionados às áreas de interesse que se tornam necessárias para se atingir a devida qualificação e nortear o exercício profissional. Atualmente, a prática pedagógica nas escolas exige, por parte do professor de Matemática, como também dos demais profissionais, a qualificação para que estejam capacitados e preparados para trabalhar com os alunos e também com os novos problemas presentes no cotidiano da sociedade. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a formação inicial e continuada de professores de Matemática do ensino básico, os limites e desafios enfrentados nas escolas básicas públicas localizadas no subdistrito de Maliana, distrito de Bobonaro, em Timor-Leste. Apoiamo-nos teoricamente em autores como Mercado (1999), Nóvoa (1999), Sutherland (2009), Tardif (2011), Freire (2011), Reis (2011), D’Ambrosio (2012), Fiorentini & Lorenzato (2012), Nacarato & Paiva (2013), e Chiari & Carvalho (2013), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo e de natureza exploratório-descritiva, que teve como sujeitos dez professores de Matemática, um diretor e dois coordenadores da escola, utilizando instrumentos como observação participativa, questionários abertos, entrevistas estruturadas e minicurso, que foram avaliados como nossa ferramenta de coleta de dados, o que ocorreu num período de três meses, de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014, de acordo com o cronograma estabelecido para a pesquisa. Após a coleta de dados, foram realizadas a análise e discussão. Os resultados revelaram, por um lado, os limites resultantes da situação escolar, as mudanças surgidas nas escolas, as dificuldades e obstáculos enfrentados pelos professores no processo de ensino e aprendizagem, o uso de métodos e a limitação dos materiais didáticos. Por outro lado, despontaram os desafios que os educadores enfrentam e vencem ao lecionar mesmo em condições adversas. Entre eles, o fator que mais se ressalta é a realidade da formação dos professores entrevistados: alguns lecionam disciplina para a qual não têm formação. Constatamos ainda que quatro eram formados em Matemática, sendo dois em língua indonésia e dois em Língua Portuguesa. No entanto, de acordo com a nova Legislação do Ministério da Educação, todos deveriam ensinar Matemática em português. Este é, para nós, pesquisadores e educadores de Timor-Leste, o maior desafio enfrentado no momento.
Abstract: At the moment, the urgency about searching for professional qualification by Mathematics teachers and other education professionals is outstanding. Thus, it is common that such professionals attend to extension courses, lectures, seminars and other exposure moments on issues related to interest areas which become necessary to achieve the proper qualifications and guide professional practice. Currently, teaching practice in elementary schools requires qualification and proper training in order to prepare teachers and other education professionals to work with students and also with everyday social problems. So, this study aims to analyze basic education Mathematics teachers’ initial and continuing training, as well as limits and challenges faced in public elementary schools located in Maliana sub-district, Bobonaro district of East Timor. We support theoretically on authors such as Mercado (1999), Nóvoa (1999), Sutherland (2009), Tardif (2011), Freire (2011), Reis (2011), D'Ambrosio (2012), Fiorentini & Lorenzato (2012), Nacarato & Paiva (2013), Chiari & Carvalho (2013), among others. This is a qualitative, exploratory and descriptive research, which had as subjects ten Mathematics teachers, a director and two school coordinators, using strategies such as participant observation, open questionnaires, structured interviews and short course. Such strategies were evaluated as our data collection tool, which occurred over a three-month period, from December 2013 to February 2014, according to established schedule for research. After collecting data, analysis and discussion have been examined. Results showed, at first, the limits resulting from school situation in East Timor, as well as changes arising in schools, difficulties and obstacles faced by teachers in their everyday work with students, such as the use of methods and teaching materials limitation. On the other hand, it is necessary to take into consideration challenges that educators face and overcome even in adverse conditions. Among them, the most important emphasized factor is the interviewed teachers’ reality: some of them teach a discipline for which they have no training for. We also note that four teachers were trained in Mathematics, two did so in Indonesian language and other two in Portuguese. However, according to the new Ministry of Education Law, all should teach Mathematics in Portuguese. For us, researchers and educators from East Timor, this is the biggest challenge faced right now.
Palavras-chave: Formação docente. Educação matemática. Educação básica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Vicente, Raul. Formação inicial e continuada de professores de matemática em Timor-Leste: limites e desafios. 2015. 126f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2667
Data de defesa: 24-Abr-2015
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

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