Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2656
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Gêlda Karla da Silva-
dc.contributor.advisor1Maciel, Diógenes André Vieira-
dc.date.accessioned2016-11-07T19:28:00Z-
dc.date.issued2016-10-05-
dc.identifier.citationMarques, Gêlda Karla da Silva. Memória coletiva e suas representações: estudo da literatura em suas relações com a sociedade no ensino médio. 2016. 129f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2656-
dc.description.resumoTrata-se de um trabalho voltado à discussão de questões pertinentes ao ensino da literatura e também da construção e aplicação de uma sequência didática voltada a turmas do Ensino Médio. Neste sentido, apresenta-se a proposta e os desdobramentos de uma experiência de ensino e pesquisa desenvolvida com alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Princesa Isabel, tendo-se como objetivo refletir sobre a noção de memória coletiva, com vistas ao desenvolvimento da leitura literária e a valorização do patrimônio material/imaterial em salas de aula do Ensino Médio daquela cidade, na qual a valorização da experiência, do passado e da sabedoria, vem perdendo sua importância na era da informação. Mediante entrevistas semiestruturadas, aplicação de questionários e relatos de experiência em torno das aulas de literatura, articula-se o ensino de literatura com o patrimônio histórico e cultural dos discentes. Este trabalho busca provocar mudanças no ensino de literatura à medida que se agrega o texto literário às concepções de mundo e de vida de uma comunidade, integrando-se um projeto pedagógico às novas tecnologias circundantes no cotidiano estudantil.por
dc.description.abstractThis research is about a study on the discussion of relevant issues related to the teaching of literature as well as to the construction and application of a didactic sequence directed to High School. In this way, there are the proposal and the deployment of an experience of research/teaching/learning developed with High School students from the Federal Institution of Education, Science and Technology – Campus Princesa Isabel – Paraíba – Brazil. Its main aim is to construct an the notion of collective memory intending the development of the literary reading and the appreciation of the material/immaterial heritage in High School classes in that city where the appreciation of the experience, the past and wisdom have been losing their importance in the information era. Through semistructured interviews, questionnaire applications and experience reports on the literature classes there is the literature teaching with the historical and cultural heritage of the students. This research is based on the desire to provoke changes in the literature teaching since there is the link between the literary text to the conceptions of the world and the life of a community, joining a pedagogical project to the new technologies which make part of the student day-by-day.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2016-10-20T16:33:47Z No. of bitstreams: 1 PDF - Gêlda Karla da Silva Marques.pdf: 2804499 bytes, checksum: a365265ecdffeacc9976f3db91868e5d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irenilda Medeiros (nildamedeiros@uepb.edu.br) on 2016-11-07T19:28:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Gêlda Karla da Silva Marques.pdf: 2804499 bytes, checksum: a365265ecdffeacc9976f3db91868e5d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-07T19:28:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Gêlda Karla da Silva Marques.pdf: 2804499 bytes, checksum: a365265ecdffeacc9976f3db91868e5d (MD5) Previous issue date: 2016-10-05eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5718/PDF%20-%20G%c3%aalda%20Karla%20da%20Silva%20Marques.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de literatura. Memória coletiva. Leitura literária. Literaturapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleMemória coletiva e suas representações: estudo da literatura em suas relações com a sociedade no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gêlda Karla da Silva Marques.pdf2.74 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.