Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2655
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Aulas de leitura em língua inglesa no contexto da educação de jovens e adultos |
Autor: | Oliveira, Fabiana Teles Patricio de |
Primeiro orientador: | Nóbrega, Daniela Gomes de Araújo |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo discutir como o ensino de Estratégias de Leitura aliadas ao uso da linguagem não verbal do professor de inglês pode contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos. Como teoria, utilizamos Queiroz (2003) e Grabe (2002) sobre a relevância do ensino das Estratégias de Leitura, bem como Cajal (2001) e Marchuschi (2008) sobre as Práticas docentes neste contexto de ensino e aprendizagem. Desenvolvida numa Escola Estadual de ensino noturno na cidade de Campina Grande - Paraíba, esta pesquisa focou nas observações feitas em sala de aula, totalizando 12 encontros, de 30 minutos cada. Para fins de análise, cinco encontros foram selecionados. Os resultados apontam que, embora o professor pesquisado enfatizasse o ensino da leitura através da tradução para a Língua Portuguesa, os gestos e o sorriso por ele usados possibilitavam um maior engajamento entre ele e os alunos nas aulas. Por conta destes gestos (movimento das mãos e sorriso), os alunos se sentiam à vontade para participar das aulas, lendo e respondendo as atividades propostas pelo professor. No intuito demostrar que é possível ler e compreender textos em Língua Inglesa (LI) sem necessariamente ter de traduzi-los por completo,foi feita uma proposta pedagógica para trabalhar leitura em LI com o gênero textual tirinha, enfatizando a leitura não verbal (imagens) como uma estratégia complementar para a compreensão da parte escrita nas tirinhas. |
Abstract: | This paper aims to discuss how the Reading Strategies of teaching combined with the use of nonverbal language of the teacher can contribute to the development of reading comprehension of students. As theory, we used Queiroz (2003) and Grabe (2002) on the relevance of teaching reading strategies, and Cajal (2001), Marchuschi (2008) on the teachers practice in the teaching context and learning. Developed in a State School of evening classes in the city of Campina Grande - Paraíba, this research focused on observations made in class, totaling 12 meetings of 30 minutes each. For analysis purposes, five meetings were selected. The results show that although the teacher searched emphasized the teaching of reading through translation into Portuguese language, gestures and the smile he used made possible greater engagement between him and the students in class. Because of these gestures (movement of hands and smile), students felt the urge to participate in class reading and answering the activities proposed by the teacher. In order to show that it is possible to read and understand texts in English language (LI) without necessarily having to translate it completely, a pedagogical proposal was made to work reading in LI with the genre "strip" emphasizing the nonverbal reading ( images) as a complementary strategy for understanding the part written in strips. |
Palavras-chave: | Leitura. Língua inglesa. Estratégia de leitura. Educação de Jovens e Adultos - EJA |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Educação - CEDUC |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
Citação: | Oliveira, Fabiana Teles Patricio de. Aulas de leitura em língua inglesa no contexto da educação de jovens e adultos. 2015. 109f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2655 |
Data de defesa: | 30-Set-2015 |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fabiana Teles Patricio de Oliveira.pdf | 2.99 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.