Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2652
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Francisco de Assis Soares da-
dc.contributor.advisor1Leandro, Maria de Lourdes da Silva-
dc.date.accessioned2016-11-07T19:24:21Z-
dc.date.issued2014-12-10-
dc.identifier.citationSilva, Francisco de Assis Soares da. A construção da autoria em carta argumentativa - produção de alunos do ensino médio. 2014. 116f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2652-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como tema a construção da autoria em cartas argumentativas, produção de alunos do 3º ano do ensino médio, de uma escola pública estadual, no município de Juripiranga/PB. Investiga no processo do escrever textos as condições de instauração e desenvolvimento do lugar de autoria do aluno escritor. Situado no contexto da lingüística aplicada, esse trabalho fundamenta-se teoricamente nas contribuições das seguintes correntes linguísticas, entre elas, a teoria de gênero de discurso de Bakhtin, a concepção de gênero textual, no domínio do discurso do argumentar de Marcuschi, bem como traz a contribuição da teoria da Análise de Discurso, abordando a concepção de autoria de Pêcheux. Nesse sentido, a análise que desenvolvemos é de natureza qualitativa e trabalha dados gerados no desenvolvimento de uma sequência didática, focalizando, no ensino de língua portuguesa, o desenvolvimento de uma prática de produção de texto escrito, considerando o texto como lugar de materialização do sentido e do sujeito. A partir da análise do corpus da pesquisa, evidenciam-se nas produções do sujeito escritor (os alunos) aspectos linguístico-discursivos que configuram a posição de autoria no texto, quanto aos movimentos discursivos do sujeito no seu processo de identificação, desidentificação e contraidentificação.por
dc.description.abstractThis research has as subject the construction of authorship in argumentative letters, work of students from the 3rd year of high school, from a public school in Juripiranga town, state of Paraíba. It investigates on the process of writing texts the conditions of establishing and development of the authorship place of the student writer. Set on the context of applied linguistics, this research is theoretically based on the contributions of current contentes linguistics in that field including Bakhtin's speech genre theory, the concept of textual genre, the speech domain of arguing of Marcuschi, as well as the contribution of the theory of Discourse Analysis, approaching theconception of Pêcheux authorship. In this sense, the analysis we have developed is of qualitative nature and it works data generated in the development of a didactic sequence, focusing on Portuguese language teaching, the development of a practice of writting text production, considering the text it self as a room of realization of the meaning and the subject. From the analysis of the corpus reaserching, it shows in the subject writer productions (the students) linguistic-discursive aspects that set the position of authorship in the text, as the discursive movements of the subject in his/hers process of identification, non identification, and identification counter.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2016-10-20T17:33:49Z No. of bitstreams: 1 PDF - Francisco de Assis Soares da Silva.pdf: 3949089 bytes, checksum: 548799e3ad5580f5b053d0c5c2cc1872 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irenilda Medeiros (nildamedeiros@uepb.edu.br) on 2016-11-07T19:24:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Francisco de Assis Soares da Silva.pdf: 3949089 bytes, checksum: 548799e3ad5580f5b053d0c5c2cc1872 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-07T19:24:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Francisco de Assis Soares da Silva.pdf: 3949089 bytes, checksum: 548799e3ad5580f5b053d0c5c2cc1872 (MD5) Previous issue date: 2014-12-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5739/PDF%20-%20Francisco%20de%20Assis%20Soares%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguística aplicada. Discurso. Carta argumentativa. Autoriapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleA construção da autoria em carta argumentativa - produção de alunos do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco de Assis Soares da Silva.pdf3.86 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.