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dc.creatorCavalcanti, Abisague Bezerra-
dc.contributor.advisor1Maciel, Diógenes André Vieira-
dc.date.accessioned2016-11-07T19:06:23Z-
dc.date.issued2015-05-04-
dc.identifier.citationCavalcanti, Abisague Bezerra. A regionalidade entre Anáguas e dramas: estudo das personagens-professoras em textos de Lourdes Ramalho. 2015. 106f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2643-
dc.description.resumoTrata-se de uma análise-interpretação de um corpus formado por cinco textos da dramaturga paraibana Maria de Lourdes Nunes Ramalho, a saber: Guiomar sem rir sem chorar (1982), Guiomar filha da mãe (2003), A mulher da viração (1983), Uma mulher dama (1979) e Anáguas (c. 1989). Para tanto, discute-se a maneira como as protagonistas destes textos, no âmbito da representação literária, atuam sobre os seus espaços de pertença, a saber, um espaço local/regional, de modo a problematizá-lo e alterá-lo. Tem-se como objetivo interpretar um aspecto de ordem temática relevante no que tange à discussão da obra dessa dramaturga na medida em que se considera representativa para a análise os dados que remetem à questão da profissionalização da mulher no capitalismo, dando-se ênfase à profissão de professora e examinando-se as relações que se travam com esta atividade profissional, conforme se pode apreender no discurso expresso no âmbito do diálogo, elemento fundante dessa forma estética. Esta discussão volta-se, ainda, à compreensão de como a obra dessa dramaturga pode ser lida diante de um debate sobre o regionalismo, enquanto tendência da literatura brasileira, e da sua relação com esta mesma tendência, enfatizando a expressão, nos textos analisados, das dinâmicas que envolvem questões de gênero e sexualidade, expostas, muitas vezes, como meras “certezas esquemáticas”, outras vezes, como ruptura com os padrões estabelecidos. Pretende-se, assim, apontar como nestes textos tem-se uma equalização com os debates em torno da dramaturgia moderna/contemporânea em que, para a representação dos temas expressos nas peças, se problematiza a relação entre forma e conteúdo, que, em tais obras, apontam para o percurso estético da representação da regionalidade, em suas feições tradicional e contemporânea, que tocam as reflexões sobre a forma dramática e suas potencialidades narrativas.por
dc.description.abstractThis work is an analysis-interpretation of five texts of the dramatist Maria de Lourdes Nunes Ramalho: Guiomar sem rir sem chorar (1982), Guiomar filha da mãe (2003), A mulher da viração (1983), Uma mulher dama (1979) and Anáguas (c. 1989). Therefore, we discuss the female protagonists of these texts, in the scope of the literary representation, in act on their own belonging spaces, which are a local/regional space, for problematize it and change it. Our intent is to interpret an relevant themed aspect about this dramatist’s work’s discussion as we consider it representative, for the analysis, referring to the point of women’s professionalization in the capitalist system, emphasizing the teacher’s profession and examining the relationship that catches with this professional activity, as we can see in the discourse expressed in the scope of dialog, element that is the basis of this aesthetic form. Thus, this discussion turns to the understanding of how this dramatist’s work can be read from the debate of regionalism as a tendency of the Brazilian literature and from its relationship with that tendency, emphasizing the expression, in the analyzed texts, of the dynamics that involve gender and sexuality issues, exposed, many times, as simple “schematic certainties”, and other times as rupture with stabilized standards. Thus, our intent is to point how, in these texts, we have an equalization with the debate around the modern/contemporary dramaturgy in which, for the representation of the themes expressed in the plays, the relationship between form and content is problematized, which, in this work, points to the aesthetic way of the regionality’s representation, in their traditional and contemporary features, which touch the reflections about the dramatic form and its narratives potential.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2016-10-20T19:28:55Z No. of bitstreams: 1 PDF - Abisague Bezerra Cavalcanti.pdf: 895348 bytes, checksum: 73535618ada548dcfb5597df12d69c4f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irenilda Medeiros (nildamedeiros@uepb.edu.br) on 2016-11-07T19:06:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Abisague Bezerra Cavalcanti.pdf: 895348 bytes, checksum: 73535618ada548dcfb5597df12d69c4f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-07T19:06:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Abisague Bezerra Cavalcanti.pdf: 895348 bytes, checksum: 73535618ada548dcfb5597df12d69c4f (MD5) Previous issue date: 2015-05-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5750/PDF%20-%20Abisague%20Bezerra%20Cavalcanti.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise literária. Dramaturgia nordestina. Regionalismopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleA regionalidade entre anáguas e dramas: estudo das personagens-professoras em textos de Lourdes Ramalhopor
dc.typeDissertaçãopor
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