Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2635
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Josias Silvano de-
dc.contributor.advisor1Justino, Luciano Barbosa-
dc.date.accessioned2016-11-07T18:10:35Z-
dc.date.issued2016-05-23-
dc.identifier.citationBarros, Josias Silvano de. O cordel num contexto de multidão: perspectivas pedagógicas para a multiplicidade. 2016. 148f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2635-
dc.description.resumoA cultura num contexto de multiplicidade (técnica, econômica e social) molda realidades cotidianas por meio de representações, singulares e coletivas, que oferecem critérios e referências para a condução da vida diária. Neste sentido, nossa pesquisa busca verificar como o cordel, compreendido no contexto da contemporaneidade, que é tanto urbano quanto de multidão, pode ser mediador de uma proposta pedagógica capaz de dar conta das singularidades da multidão. Com isso, queremos dizer que compreendemos o cordel inserido nos devires contemporâneos, sobretudo no espaço da cidade, como a produção e a expressão das subjetividades dos múltiplos sujeitos e de suas diversidades constitutivas, e como essa leitura pode contribuir para o campo da educação em interface com os saberes literários, ao trazer a possibilidade de perceber o papel e representações construídas em torno da multidão no cordel e o trato destas questões na sala de aula. Por base teórica, apresentamos o conceito de multidão, com respaldo nas concepções de Antonio Negri e Michael Hardt (2014), para estabelecer um elo entre multidão, cordel e escola, e desenvolver uma proposta pedagógica a partir das potencialidades dos sujeitos sociais presentes nos cordéis. Após analisar o contexto multitudinal de um corpus de vinte e quatro cordéis, com destaque para alguns personagens minoritários (negro, gay e camponês), materializamos uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, em uma turma de Ensino Médio da rede pública de ensino da Paraíba. As discussões sobre educação e escola estão respaldadas em Candau (2014), Moreira (2001), Nóvoa (2009), Assmann (1998), Bourdieu (2013), Gatti (2011) e Morin (1998). Em relação à literatura de cordel, temos o apoio teórico de Silva (2010), Beltrão (2001), Luyten (1992), Araújo (2007, 2009), Haurélio (2013) e Evaristo (2011). Para uma análise cultural, trouxemos autores como Martín-Barbero (2008), Hall (2005), Glissant (2005), Bauman (2007, 2013) e Canclini (2008). A pesquisa revelou que o cordel, na sala de aula, compreendido no contexto da multiplicidade, amplia as discussões sobre manifestações e expressões produtivas da multidão, ao passo que possibilita aos alunos se reconhecerem enquanto construtores biopolíticos. É por isso que o cordel é uma das formas potenciais das minorias brasileiras que se urbanizam, não sendo possível pensá-los em separado, cordel/cidade, cordel/multidão.por
dc.description.abstractThe culture in the context of multitude shapes everyday realities through singular and collective representations, which provide criteria and references In this sense, our research aims to verify how the cordel, understood in the context of contemporary, which is both urban and multitude, can be the mediator of a pedagogical approach able to give account of the singularities of the multitude, can be the mediator of a pedagogical approach able to reach the singularities of the multitude. With this we want to say that we understand the cordel inserted in the contemporary changes as the production and expression of multiple of the subjectivities of multiple subjects and its constituent diversity, and how this reading can contribute to the fiel of education in interface with the literary knowledge, bringing the possibility to realize the role and representations built around the multitude in the cordel and the treatment of these issues in classroom. On the theoretical basis, we present the concept of the multitude, with support in the concepts by Antonio Negri and Michael Hardt (2014), to establish a link between multitude, cordel and school, to establish a link between multitude, string and school, and develop an educational proposal from the potential of social subjects present in Cordéis. After to analyze the multitudinal context of a corpusof twenty-four cordéis, especially for some minority characters (black, gay and peasant), we materialize an action research of the qualitative approach, in a high school class of public schools in Paraiba. The discussions about education and school are backed in Candau (2014), Moreira (2001), Nóvoa (2009), Assmann (1998), Bourdieu (2013), Gatti (2011) and Morin (1998). Regarding to the cordel literature, we have the theoretical support by Silva (2010), Beltrão (2001), Luyten (1992), Araújo (2007, 2009), Haurélio (2013) and Evaristo (2011). For a cultural analysis we brought authors as Martín-Barbero (2008), Hall (2005), Glissant (2005), Bauman (2007, 2013) and Canclini (2008). The survey revealed that the cordel, in the classroom, understood in the context of the multiplicity, extends the discussions on manifestation and productive expressions of the multitude, while allow the students to know each other while biopolitical builders. That is why the cordel is one of the potential ways of Brazilian minorities who urbanize being not possible to think of them separate, cordel/city, cordel/multitude.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2016-10-26T14:19:54Z No. of bitstreams: 1 PDF - Josias Silvano de Barros.pdf: 61894497 bytes, checksum: 887dd40316f627b6369284ce9ef61e37 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irenilda Medeiros (nildamedeiros@uepb.edu.br) on 2016-11-07T18:10:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Josias Silvano de Barros.pdf: 61894497 bytes, checksum: 887dd40316f627b6369284ce9ef61e37 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-07T18:10:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Josias Silvano de Barros.pdf: 61894497 bytes, checksum: 887dd40316f627b6369284ce9ef61e37 (MD5) Previous issue date: 2016-05-23eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteratura de cordel - multiplicidade. Subjetividade. Multidão. Proposta pedagógicapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleO cordel num contexto de multidão: perspectivas pedagógicas para a multiplicidadepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josias Silvano de Barros.pdf60.44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.