Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2633
Tipo do documento: Dissertação
Título: Facebook e letramento digital: novas produções textuais e pedagogias na educação básica
Autor: Silva, Ana Paula Olegário da
Primeiro orientador: Castro, Paula Almeida de
Resumo: A prática metodológica do educador de Língua Portuguesa nas aulas de produção textual é o objeto de estudo dessa dissertação. São analisados os desafios da escola no cenário de inclusão digital propiciados pelo uso do computador e da internet, bem como a inserção destas tecnologias nas práticas pedagógicas do educador. A justificativa para a realização desse trabalho se pautou na possibilidade de refletir sobre a necessidade de aperfeiçoar as práticas metodológicas que favoreçam a inclusão digital na prática docente. O uso das tecnologias como objeto de estudo expandiu-se no Brasil, sobretudo nas últimas décadas, sinalizando para a necessidade de uma adequação à esfera virtual como possibilidade de inovação e inserção delas no processo de ensino e aprendizagem. Com a intensificação dos hábitos digitais, a facilidade e a rápida interação cibernética, começam a exigir novas práticas pedagógicas que se adaptem à contextualização sociocultural. Neste trabalho adotamos como aporte teórico as proposições de estudiosos como: Bortoni (2008); Bakhtin (1995, 2002); Castells (2003, 2005); Freire (1987, 1996, 2000, 2008, 2011); Ferreira (1993); Gusmão (1997); Lévy (1999, 1998), Xavier (2005); Marcuschi (2008); Soares (2002, 2006); Vasconcellos (2005), Kensky (2004, 2007, 2008), Gatti (2010, 2013), Rojo (2009), dentre outros. Como pressuposto metodológico utilizamos a pesquisa-ação, realizando um estudo no qual foram sujeitos da pesquisa vinte e um alunos e a professora de Língua Portuguesa. O lócus da pesquisa foi escola pública localizada no município de Cacimba de Dentro-PB. Como resultados esta pesquisa apresentou a viabilidade de utilizar os espaços virtuais como ambiente de aprendizagem, a exemplo do grupo do Facebook, utilizado como ferramenta metodológica para os conteúdos de produção textual e incluir o letramento digital no espaço escolar. Apresentamos, ainda, o produto final do Mestrado - MPFP: um manual com a sequência didática desenvolvida na pesquisa como um suporte metodológico para o educador realizar práticas de leitura e produção textual. O produto possibilitará a outros educadores redimensionar as formas de ensinar e aprender aproximando os interesses dos educandos pelo espaço virtual para não somente letrar, mas multiletrar. Por conseguinte, esperamos ampliar os caminhos que assegurem aos educandos alguma formação tecnológica nos processos de aprendizagem.
Abstract: The methodological practice of Portuguese Language teacher in textual production classes is this dissertation study object. School challenges are analyzed in the scenario of digital inclusion propitiated by the use of computers and the internet as well as the integration of these technologies in the teaching practices of educators. The rationale for conducting this was based on the possibility to reflect on the need to improve the methodological practices that promote digital inclusion in the teaching practice. The use of technologies such as object of study expanded in Brazil, especially in recent decades, signaling the need for adaptation to the virtual sphere as a possibility for innovation and inserting them in the teaching and learning process. With the intensification of digital habits, ease and rapid cybernetic interaction, begin to require new pedagogical practices that are adapted to the sociocultural context. In this work we have adopted as the theoretical propositions of scholars as Bortoni (2008); Bakhtin (1995, 2002); Castells (2003, 2005); Freire (1987, 1996, 2000, 2008, 2011); Ferreira (1993); Gusmão (1997); Lévy (1999, 1998), Xavier (2005); Marcuschi (2008); Soares (2002, 2006); Vasconcellos (2005), Kensky (2004, 2007, 2008), Gatti (2010, 2013), Rojo (2009), among others. As a methodological assumption used the action research, conducting a study in which they were research subjects twenty-one students and the teacher of Portuguese. The locus of the research was public school in the municipality of Cacimba de Dentro.PB. As a result this study showed the feasibility of using virtual spaces as learning environment, such as the Facebook group, used as a methodological tool for textual content production and include digital literacy at school. Here also the end product of the Master - MPFP: a manual with the teaching sequence developed in the research as a methodological support for the teacher perform reading and textual production practices. The product will enable other educators resize forms of teaching and learning approaching the interests of learners in the virtual space to not only letrar but multiletrar. Therefore, we hope to expand the ways to ensure the students some technological training in the learning process.
Palavras-chave: Letramento digital. Gênero digital. Formação docente. Prática docente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP
Citação: Silva, Ana Paula Olegário da. Facebook e letramento digital: novas produções textuais e pedagogias na educação básica. 2016. 98f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2633
Data de defesa: 21-Mar-2016
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Paula Olegário da Silva.pdf39.24 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.