Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2632
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Xavier, Maria Jovelina Rocha | - |
dc.contributor.advisor1 | Leandro, Maria de Lourdes da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-07T17:37:58Z | - |
dc.date.issued | 2014-03-19 | - |
dc.identifier.citation | Xavier, Maria Jovelina Rocha. A carta argumentativa na educação de jovens e adultos, saberes e dizeres que dialogam: um estudo de caso. 2014. 89f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2632 | - |
dc.description.resumo | Os estudos sobre a escrita têm avançado muito nos últimos tempos. A inovação tecnológica não substituiu a escrita, mas contribuiu para comprovar o valor da escrita para o indivíduo num mundo letrado. Nessa perspectiva, a EJA propõe a inserção, na escola, de jovens e adultos, fora da faixa etária, exigida para o ensino regular, tendo em vista às exigências socioeconômicas atuais que requerem dos sujeitos o domínio da escrita, bem como o domínio discursivo da linguagem em sua função social, nas mais diversas situações. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e corresponde a um estudo de caso, tem como objetivo investigar o processo de desenvolvimento de produções escritas de alunos da EJA, do 3º segmento (ensino médio), focalizando a carta argumentativa no ensino de língua portuguesa, produção considerada no domínio de gênero textual e discursivo. Nossa pesquisa está situada no contexto da Linguística Aplicada e fundamentada teoricamente nas contribuições da Linguística Textual e Sociointeracionista, à luz de (BEZERRA, 2002), (BRONCKART, 1999), (MARCUSCHI, 2008), (TRAVAGLIA, 2008), (REINALDO, 2002), (KOCH, 1992), entre outros. Os dados gerados que constituem o corpus são formados por 08 textos de um aluno produzidos em uma sequência didática, desenvolvida no primeiro semestre 2013, durante os meses de março a junho de 2013. Além desses dados, incluímos na análise, depoimentos orais sobre a escrita no cotidiano do aluno sujeito da pesquisa, bem como entrevista escrita feita com o referido sujeito na etapa de sondagem. A análise realizada mostra que, há possibilidade do desenvolvimento de uma prática de escrita, focalizando o processo de reescritura, em sala de aula de aluno da EJA. | por |
dc.description.abstract | Studies about writing has advanced greatly in recent times. The technological innovation has not replaced the writing but it has contributed to prove its value to the individual in a literate world. In this perspective, the EJA proposes the insertion, at school, from young and adults, both off age, it required to the regular teaching, for taking view the current socioeconomic requirements that require from the individual the writing matery, so as discursive language dominion in its social function, in several situations more. The present research is from qualitative nature and it has as objective to investigate the developing process of the EJA students’, writing productions the 3 segment (high school), focusing the argumentative letter in the Portuguese language teaching. Production considered in the dominion from textual and discursive genders. Our research is situated in the context of the Applied Linguistic and theoretically based on contributions of Textual and Sociointeractionist Linguistic the light of ( BEZERRA, 2002),( BRONKART, 1999),( MARCUSCHI, 2008), (REINALDO, 2002), (KOCH, 1992), among others. The dados generated that constitute the corpus are formed by 8 texts by one student both produced through development from a didactic sequence, executed in the first half semester, during the months March to June, 2013. In addition these data, we included in these analysis oral testimonials on the writing in the daily of the student, subject of the research, like writing interview realized with the said subject in the probing stage. The analysis realized shows that there is possibility in the development of writing practice, focusing on the rewriting process, in the EJA student’s classroom. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2016-10-31T12:53:46Z No. of bitstreams: 1 PDF - Maria Jovelina Rocha Xavier.pdf: 17138776 bytes, checksum: 48ecebeab25c75f1d1854a90a1375a84 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Irenilda Medeiros (nildamedeiros@uepb.edu.br) on 2016-11-07T17:37:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Maria Jovelina Rocha Xavier.pdf: 17138776 bytes, checksum: 48ecebeab25c75f1d1854a90a1375a84 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2016-11-07T17:37:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Maria Jovelina Rocha Xavier.pdf: 17138776 bytes, checksum: 48ecebeab25c75f1d1854a90a1375a84 (MD5) Previous issue date: 2014-03-19 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5757/PDF%20-%20Maria%20Jovelina%20Rocha%20Xavier.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Centro de Educação - CEDUC | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escrita. Educação de jovens e adultos. Carta argumentativa. Ensino de língua portuguesa | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | por |
dc.title | A carta argumentativa na educação de jovens e adultos, saberes e dizeres que dialogam: um estudo de caso | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Jovelina Rocha Xavier.pdf | 16.74 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.