Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2631
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Lívia Maria Serafim Duarte-
dc.contributor.advisor1Araújo, Patrícia Cristina de Aragão-
dc.date.accessioned2016-11-07T17:37:35Z-
dc.date.issued2016-05-09-
dc.identifier.citationOliveira, Lívia Maria Serafim Duarte. As questões étnico-raciais nas histórias em quadrinhos: reflexões educativas na formação docente. 2016. 162f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2631-
dc.description.resumoA situação de desigualdade racial constatada no interior do sistema escolar brasileiro faz parte ainda da experiência educativa dos sujeitos escolares tanto professor como aluno. Neste sentido, é notório que a atuação profissional do docente na relação com o aluno consista em um fator decisivo na desconstrução do racismo, em relação às pessoas negras. A formação docente aparece como uma questão importante na sociedade, em razão das demandas e das pressões de variados grupos sociais, considerando a conjuntura do mundo contemporâneo, sobretudo, ao pensar a formação docente e a repercussão desta na educação básica. Neste sentido buscamos elucidar as seguintes questões de pesquisa. De que modo no ensino superior privado a questão étnico-racial é discutida nos cursos de formação de professores? Como as histórias em quadrinhos ao serem utilizadas no contexto do ensino superior, na perspectiva da abordagem étnico-racial, colaboram para a formação teórica e prática educacional dos professores em formação? Nossa pesquisa tem por objetivo investigar se as questões étnico-raciais são discutidas através de histórias em quadrinhos como suporte metodológico na formação inicial, no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA, com polo na cidade de Campina Grande – Paraíba. A proposta desse estudo está situada no campo dos Estudos Culturais da Educação, tendo como enfoque a formação docente no ensino superior articulada às histórias em quadrinhos na discussão da temática étnico-racial e seus reflexos na educação básica. Como referencial teórico, trabalhamos a partir dos estudos de Vergueiro (2006), Nóvoa (2009), Gatti (2011), Chinen (2013), Barbosa (2014), García (2014), Lino Gomes (2005) e Candau (2015). A abordagem metodológica da pesquisa configura-se como qualitativa do tipo pesquisa-ação. O campo de pesquisa se situa na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, em duas turmas do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia e os sujeitos são graduandos/as em pedagogia que, em sua maioria, já atuam como docentes. A utilização das histórias em quadrinhos no ensino superior, no contexto de formação inicial, propicia discussões de temática racial aos professores e uma prática educativa articulada com a teoria, por sua característica interdisciplinar. Está ancorada em diferentes campos do conhecimento, proporcionando a compreensão de abordagens temáticas que versem sobre o povo negro, motivando, assim, uma aprendizagem crítica adaptada às diferentes realidades educacionais.por
dc.description.abstractRacial inequality observed inside the Brazilian school system is still part of the educational experience of school subjects whom are both teacher and student. In this sense, it is clear that the professional performance of teachers in relation to the students is a deciding factor in the deconstruction of racism in relation to Black people. In the contemporary world, teacher training appears to be an important issue in society, due to the demands and pressures of various social groups, especially when considering the teacher training and the impact of this on basic education. In this regard, we seek to elucidate the following research questions: How does is the ethnic-racial issue discussed in higher education teacher training programs? Do comic books, in a higher education context, within the perspective of the ethno-racial approach, collaborate with the theoretical and practical education of teachers in training? Our research aims to investigate whether the ethnic and racial issues that are discussed within comics are used as methodological support in initial training in the course of Full Degree in Education at the Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA, with polo in the city of Campina Grande - Paraíba. The purpose of this study lies in the field of Cultural Studies Education, which focuses on teacher training in higher education articulated through comics in the discussion of ethnic-racial themes and its effects on basic education. Our theoretical approach looks at the studies of Vergueiro (2006), Nóvoa (2009), Chinen (2013), Barbosa (2014), García (2014), Gomes (2005) and Candau (2015). The methodological approach of this research appears as a qualitative action type research. The research field is located at the Universidade Estadual do Vale do Acaraú - UVA, in two classes of Full Degree in Education and the subjects are graduate students in pedagogy that are, in most cases, already working as teachers. The use of comics, in the initial teacher training, provides discussions of racial themes and an articulated educational practice and theory in an interdisciplinary way. It is anchored in different fields of knowledge, providing the understanding of thematic approaches that deal with Black people, thus motivating critical learning adapted to the different educational realities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Ricardo Carrasco (ricardogc84@uepb.edu.br) on 2016-10-31T13:02:32Z No. of bitstreams: 1 PDF - Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira.pdf: 29596294 bytes, checksum: 52d019edb125569eabbb42314d14958d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irenilda Medeiros (nildamedeiros@uepb.edu.br) on 2016-11-07T17:37:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira.pdf: 29596294 bytes, checksum: 52d019edb125569eabbb42314d14958d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-07T17:37:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira.pdf: 29596294 bytes, checksum: 52d019edb125569eabbb42314d14958d (MD5) Previous issue date: 2016-05-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5755/PDF%20-%20L%c3%advia%20Maria%20Serafim%20Duarte%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFPpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQuestões étnico-raciais. Histórias em quadrinhos. Formação docente. Ensino superiorpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleAs questões étnico-raciais nas histórias em quadrinhos: reflexões educativas na formação docentepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGPFP - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira.pdf28.9 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.