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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2630
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Interação professor-aluno em ambiente virtual de aprendizagem: uma análise da linguagem em cursos b-learning |
Autor: | Costa, Aline Tavares |
Primeiro orientador: | Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro |
Resumo: | A comunicação humana é aspecto determinante em seu desenvolvimento tecnológico, principalmente com a codificação de mensagens e o surgimento de linguagens. O conhecimento destas linguagens permite a interação em grupos de interesse comum, porém os ambientes escolares tradicionais vêm encontrando dificuldades neste quesito. Os indivíduos em formação não estão limitando-se mais às comunidades de aprendizagem institucionalizadas, passando a interagir com as informações de maneira compartilhada e sem hierarquias, nos espaços virtuais. A partir disso, cursos de aperfeiçoamento são criados a fim de sensibilizar os educadores para as novas formas de interação e opções de aquisição de saberes, facilitadas pelos recursos digitais. Nesta perspectiva, esta pesquisa busca analisar a interação professor-aluno em ambiente virtual de aprendizagem de dois cursos b-learning (combinação de momentos e práticas online e offline), segundo a linguagem utilizada. Como aporte teórico, foram utilizados os trabalhos de Mendes (2013) e Kozinets (2014), para definir netnografia como metodologia; Oliveira (2012), Araújo e Moura (2005) e Bolzan e Isaia (2010), para abordagem da formação docente; Cajal (2001), Crystal (2005), Kerbrat-Orecchioni (2006) e Madalena (2013) para interação, linguagem e netiqueta; e Braga (2013), Kearsley (2011), Moore e Kearsley (2007) e Palloff e Pratt (2013), para educação e ambientes online. Desta pesquisa, foram obtidos o diário de bordo das experiências e as categorias criadas a partir de mensagens entre membros das comunidades. A partir disto, conclui-se que os públicos observados – professores em formação continuada e alunos do 3° ano – não utilizam a mesma língua para se comunicar, pois o primeiro explora a cordialidade e a formalidade, o segundo busca aproximação afetiva e integração de saberes, apesar de este grupo deixar clara sua necessidade por orientações básicas para o processo integrador. As limitações técnicas, encontradas no desenvolvimento do curso de apoio online, e a ausência virtual nos diálogos analisados também são resultados importantes a serem apontados, pois determinaram adaptações ocorridas durante a pesquisa. |
Abstract: | Human communication is a crucial aspect in its technological development, especially with the encoding messages and the emergence of languages. Knowledge about these languages allows interaction in groups that have this common interest, but the traditional school environments are finding difficulties in this kind of regard. Individuals in training are not limited to more institutionalized learning communities, and they are starting to interact with the information shared and without any hierarchies in virtual spaces. From this, training courses are created aiming to sensitize educators to new forms of interaction and acquisition of knowledge options, facilitated by digital resources. In this perspective, this research seeks to analyze the teacher-student interaction in virtual learning environment of two b-learning courses (combination of moments and practices online and offline), according to the language that was used. As a theoretical framework, it was used the works of Mendes (2013) and Kozinets (2014), to define netnography as a methodology; Oliveira (2012), Araújo and Moura (2005) and Bolzan and Isaia (2010) were used to define the approach of teacher education; Cajal (2001), Crystal (2005), Kerbrat-Orecchioni (2006) and Madalena (2013) for interaction, language and netiquette; Braga (2013), Kearsley (2011), Moore and Kearsley (2007) and Palloff and Pratt (2013), for education and online environments. In this study, we obtained the logbook of experiences and categories created from messages between members from the communities. From this, it is concluded that the observed public - teachers in continuing education and students of the 3rd year - do not use the same language to communicate, on this account the first explores the politeness and formality and the second, search affective approach and integration knowledge, although this group make clear their need for basic guidelines for the integration process. The technical limitations encountered during the development of the online support course, and the virtual absence in the dialogues analyzed are also important results to be appointed, because it determined adaptations that occurred during the research. |
Palavras-chave: | Educação. Interação professor-aluno. Recursos digitais. Cursos b-learning |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Centro de Educação - CEDUC |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP |
Citação: | Costa, Aline Tavares. Interação professor-aluno em ambiente virtual de aprendizagem: uma análise da linguagem em cursos b-learning. 2016. 192f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação Profissional em Formação de Professores - PPGPFP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2630 |
Data de defesa: | 1-Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | PPGPFP - Dissertações |
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