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Tipo do documento: Dissertação
Título: O sagrado mercantilizado em “Deus Mix” e “O Shopping de Deus” de Luís Augusto Cassas
Autor: França, Francimary da Silva
Primeiro orientador: Silva, Eli Brandão da
Resumo: Tomando como objeto de análise o texto literário que é lugar de representação da realidade e ao mesmo tempo considerando-o como um discurso que se constrói em relação a outros, este trabalho busca ressaltar o discurso literário como constituinte que dialoga com diversas áreas, dentre as quais a da realidade sociocultural. Neste sentido, a presente pesquisa põe em destaque questões relativas à representação operadas no interior da literatura que trazem à tona um diálogo entre o discurso da religião cristã e o tema da mercatilização do sagrado. A pesquisa apresenta um estudo do conteúdo teológico contido em poemas de Luís Augusto Cassas, e discute as relações entre literatura e teologia configuradas nos poemas de dois de seus livros, Deus Mix: salmos energéticos de açaí com guaraná e Cassis e O shopping de Deus & a alma do negócio. Nesta análise dos poemas busca-se identificar nas obras determinadas figuras que revestem no texto literário a temática da mercantilização do sagrado. Para tanto nos utilizamos da análise de processos intertextuais e interdiscursivos tomando como base os estudos de Maingueneau (1993/2004) e Fiorin (1994/2008), o primeiro que propõe o estudo do texto literário a partir de sua propriedade dialógica e heterogênea da linguagem, o segundo por propor uma análise dos fenômenos que constituem os discursos, e os sentidos. Entendemos que esta propriedade da linguagem e do texto de ser produzida em diálogo constante dentro da cultura revela a relação do texto literário com discursos teológicos, com textos teológicos, com temáticas voltadas para o discurso religioso. Nos apoiamos teoricamente nos estudos de Brandão (2003/2008), Magalhães (2000/2008) e Barcellos (2001), a partir dos quais entendemos como Literatura e a Teologia se conectam há muito tempo através dos textos. Apresentamos, por fim, como o sagrado que se faz presente nos poemas de Cassas representa as faces do humano em sua relação com o sagrado e com o profano e as novas transformações ocorridas contemporaneamente no âmbito da cultura religiosa, como esta relação de dualidade do homem, muitas vezes dividido entre Deus e o mundo, na obra de Cassas se integram, revelando uma relação mercadológica entre o(a) fiel homem e o sagrado, numa intensa negociação pela graça, e ao mesmo tempo numa tomada do humano que configura as relações religiosas pelos preceitos do mercado.
Abstract: Taking as an object of literary text analysis that is place of representation of reality and at the same time considering it as a speech which builds on others, this work seeks to highlight the literary discourse as a constituent that talks to a variety of areas, including the socio-cultural reality. In this sense, this research highlights issues relating to representation of the literature that operated inside will bring up a dialogue between the discourse of Christian religion and the theme of the commodification of the sacred. The survey presents a study of the content contained in the poems of theological Luis Augusto Cassas, and discusses the relation this analysis of poems in the works identified search certain figures lining in the literary text of sacred thematic commoditization. For both the use of intertextual and interdiscursive process analysis based on the studies of Maingueneau (1993/2004) and Fiorin (1994/2008), the first which proposes the study of literary text from its heterogeneous and Dialogic Dynamics property of language, the second by proposing an analysis of phenomena that constitute the speeches, and the senses. We believe that this property of language and text to be produced in constant dialogue within the culture reveals the relationship of literary text with theological discourses, with theological texts, with religious discourse-oriented themes. We support theoretically in the studies of Brandão (2003/2008), Magalhães (2000/2008) and Barcellos (2001), from which we understand how Literature and theology connect long ago through the texts. Here, finally, as the sacred that is present in the poems of the human faces of Cassas represents in its relationship with the sacred and the profane and the new contemporaneously transformations within the religious culture, as this relationship of duality of man, often divided between God and world, the work of Cassas integrate, revealing a relationship between marketing true and holy man, an intense negotiation by grace, while making a set of human relations by the religious precepts of the market.
Palavras-chave: Análise literária
Teologia
Literatura brasileira
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Educação - CEDUC
Programa: Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI
Citação: França, Francimary da Silva. O sagrado mercantilizado em “Deus Mix” e “O Shopping de Deus” de Luís Augusto Cassas. 2012. 94f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande-PB .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2590
Data de defesa: 12-Abr-2012
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