Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2575
Tipo do documento: Dissertação
Título: A decisão brasileira de participar da MINUSTAH
Título(s) alternativo(s): Brazil's decision to participate in MINUSTAH
Autor: Sá, Jessica Espíndola de 
Primeiro orientador: Ferreira, Carlos Enrique Ruiz
Primeiro membro da banca: Oliveira, Henrique Altemani de
Segundo membro da banca: Baccarini, Mariana Pimenta Oliveira
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo central descrever e analisar a decisão brasileira de participar da MINUSTAH e os fatores que a influenciaram. Trata-se da operação de paz da ONU que mais projeta a imagem do Brasil no cenário internacional devido ao papel de liderança assumido pelo país, como também por ser o principal contribuinte de tropas. A decisão política de um Estado, no âmbito da política externa, se constitui em um processo complexo e que envolve uma série de atores essenciais e fatores relevantes a serem avaliados e ponderados para que se chegue a uma decisão final. Acredita-se que a participação do Brasil no Haiti foi motivada por diversos fatores, que abrangem desde a solidariedade a um país irmão e a prestação de assistência humanitária, até interesses pragmáticos, como a projeção de poder. Para delinear o processo de tomada desta decisão pretende-se abordar em sua construção fatores imprescindíveis à análise, como a conjuntura interna e externa do momento; os atores envolvidos, tanto domésticos quanto internacionais; os interesses nacionais e coletivos e os valores e crenças defendidos pelos atores.
Abstract: This dissertation aims to describe and to analyze the Brazilian decision to participate of MINUSTAH and the factors that have influenced it. It is the UN peacekeeping operation that most projects Brazil’s image in the International scenario due to the leading role assumed by the country, and also for being the main contributor of troops. The political decision of a state, concerning a foreign policy, is a complex process that involves several stakeholders and important factors to be evaluated and pondered in order to reach a final decision. Brazil’s participation in Haiti is assumed to be motivated by various factors, ranging from solidarity to a “brother country” and humanitarian assistance to pragmatic interests, such as the power projection. To define this process of decision-making, it will be analyzed some important factors, such as internal and external conjuncture, the domestic and international stakeholders involved, national and collective interests and the values and beliefs defended by decision makers.
Palavras-chave: Processo decisório
Política externa brasileira
Operações de paz
MINUSTAH
Decision-Making Process
Brazilian Foreign Policy
Peacekeeping Operations
MINUSTAH
Área(s) do CNPq: OUTROS::RELAÇOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas - CCBSA
Programa: Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI
Citação: SÁ, J. E. de. A decisão brasileira de participar da MINUSTAH. 2015. 143f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais - PPGRI) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2575
Data de defesa: 19-Jun-2015
Aparece nas coleções:PPGRI - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jessica Espíndola de Sá.pdfJessica Espíndola de Sá1.13 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.