Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2546
Tipo do documento: Dissertação
Título: Construção de histórias em quadrinhos: Possibilidades para professores de Matemática em formação
Título(s) alternativo(s): Construction of comic stories: Possibilities for pre-service mathematics teachers
Autor: Souza, Eudes Henrique de 
Primeiro orientador: Lins, Abigail Fregni
Primeiro membro da banca: Freire, Morgana Ligia de Farias
Segundo membro da banca: Costa, Nielce Meneguelo Lobo da
Resumo: Nossa pesquisa objetivou investigar possibilidades de se trabalhar com Histórias em Quadrinhos em sala de aula, ao apresentar o processo de produção de Histórias em Quadrinhos para professores de Matemática em Formação, de forma analógica e digital. Nossa pesquisa está vinculada ao Programa de Consolidação das Licenciaturas PRODOCÊNCIA/CAPES/UEPB. Os sujeitos de nossa pesquisa foram dez professores de Matemática em formação, alunos do Curso de Licenciatura Plena em Matemática da UEPB, cursando o componente curricular nomeado Informática Aplicada ao Ensino II. Os professores em formação foram divididos em duplas e receberam todas as informações acerca de produção de Histórias em Quadrinhos. Para isso, trouxemos Eisner, um dos teóricos responsável pela criação e produção de HQs. Para as discussões acerca do ensino e aprendizagem por meio das tecnologias digitais, trabalhamos os doze princípios norteadores da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Mayer (2001). Em nossa pesquisa, de abordagem qualitativa, apresentada como estudo de caso, utilizamos como instrumentos observação participante, questionários e notas de campo. O método de triangulação de dados, proposto Yin (2001), gerou nosso estudo de caso. A primeira fase de nossa pesquisa se deu em delinear o perfil inicial dos professores em formação quanto ao uso de HQs em sala de aula. Em seguida, apresentamos o uso de aplicativos no processo de construção de HQs para professores. Após todo o processo de criação e produção de HQs por eles, discutimos o perfil final dos professores de Matemática em formação. Concluímos, a partir dos dados analisados, que é possível se trabalhar com HQs em sala de aula, de forma que o ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos possam vir a ser entendidos mais facilmente pelos alunos. Pudemos notar, ao longo de nossa pesquisa, contribuições no processo de formação de cada um dos sujeitos envolvidos, isto é, futuros professores de Matemática.
Abstract: Our research work aimed to investigate the possibilities of working with Comic Stories in the classroom, as presenting the production process of Comic Stories for pre-service Mathematics teachers, in analogical and digital forms. Our research work is linked to the Consolidation of Teacher Education Program PRODOCÊNCIA/CAPES/UEPB. The participant subjects of our research work were ten pre-service Mathematics teachers, students of the Mathematics Education Course at the State University of Paraíba UEPB, attending the curricular component Applied Computing to Education II. The pre-service teachers were organized in couples and received all information on the production of Comic Stories. For this, we used Eisner, one of the responsible authors for the creation and production of Comics. For the discussion on teaching and learning through digital technologies, we worked the twelve guiding principles of the Mayer Cognitive Theory of Multimedia Learning (2001). In our qualitative approached research work, presented as case study, we used as instruments participant observation, questionnaires and field notes. The data triangulation method, proposed by Yin (2001), generated our case study. The first phase of our research work was to trace the pre-service Mathematics teachers initial profile related to the use of Comics in the classroom. Then, we presented to them the use of applications in the construction process of Comics. After the process of creation and production of Comics made by them, we discussed the pre-service Mathematics teachers final profile. From the data analysis, we concluded that it is possible to work with Comics in the classroom, in a way that teaching and learning mathematical concepts can become more easily understood by the students. We noted, along the research work, contributions in the education process of each one of the participant subject involved, that is, future Mathematics teachers.
Palavras-chave: Educação matemática
Formação inicial de professores
Histórias em quadrinhos
Aprendizagem multimídia
Prodocência/CAPES/EUPB
Multimedia Learning
Comics
Mathematics teachers education
Mathematics education
Área(s) do CNPq: EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM
Citação: SOUZA, E. H. de. Construção de histórias em quadrinhos: Possibilidades para professores de Matemática em formação. 2015. 144f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2546
Data de defesa: 18-Dez-2015
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eudes Henrique de Souza.pdfPDF - Eudes Henrique de Souza7.27 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.