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dc.creatorSantos, Josué Pereira dos-
dc.contributor.advisor1Maciel, Diógenes André Vieira-
dc.date.accessioned2016-09-02T15:05:19Z-
dc.date.issued2012-06-01-
dc.identifier.citationSantos, Josué Pereira dos. O Pagador de Promessas no contexto do drama/teatro brasileiro moderno: discussão sobre a tragédia nacional - popular. 2012. 86 p. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba,Campina Grande.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2523-
dc.description.resumoTrata-se de um estudo da recepção crítica, além de um esboço de análise-interpretação, de O pagador de promessas que pretende discutir as interpretações que situam este texto no paradigma aristotélico da tragédia. Mediante uma revisão histórico-crítica em torno do teatro/drama brasileiro moderno, situando-se esta peça junto à tendência nacional-popular, tornada contra-hegemônica na busca e consolidação de um teatro nacional, entre fins da década de 1950 e meados da década de 1970. Em meio à pluralidade artística deste período, pode-se discutir este texto a partir do que Peter Szondi chama de crise do drama, entendida como aquela em que os temas surgidos a partir do desenvolvimento do capitalismo e suas contradições não mais se adéquam à forma antiga da Dramática – o assim chamado drama burguês ou absoluto – e fazem eclodir uma nova forma a que se chama de drama moderno. Nesta forma do drama, do diálogo emergem elementos épico-narrativos incorporados à estrutura. É preciso também discutir que, apesar de a peça de Dias Gomes apresentar, aparentemente, traços formais semelhantes aos das tragédias antigas (como o conflito trágico cerrado, unidade de ação, tempo e lugar, resquícios do coro, descomedimento e catástrofe), estes elementos estão em embate com a irrupção do épico, revelada na incapacidade de entendimento entre dois brasis, o rural e o urbano, materializado nos diálogos que se tornam, assim, “improdutivos”, abrindo espaço para o questionamento que avulta em nossa argumentação.por
dc.description.abstractThis study intends to analyze the critical reception to O pagador de promessas who takes this text by the aristotelian paradigm of tragedy. Through a historical-critical review about Brazilian modern theater and drama, this play is located next to national-popular trend, appointed as counter-hegemonic in the pursuit and consolidation of a national theater, between the late 1950s and mid of 1970s. Amid the artistic diversity of this period, this text can be argued between Peter Szondi’s theory about crisis of the drama, understood as one in which the themes that emerged from the development of capitalism and its contradictions no longer fit the old Drama – the so-called bourgeois drama or absolute drama – and precipitates a new form: the modern drama. In this form of drama, from dialogue emerges a narrative elements incorporated into the dramatic structure. It also intends to discusses that even if the Dias Gomes’ play apparently has the formal features of ancient tragedies (as the tragic closed conflict, unity of action, time and space, remnants of the choir, immoderation and catastrophe), these elements are in confrontation with the epic already quite evident, such as the inability of understanding between two Brazils, rural and urban, materialized in the dialogues that become, in that way, “unproductive”, opening space for the question that looms large in our argumentation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Deise Lorena Araújo (deiselorena@uepb.edu.br) on 2016-08-18T19:25:33Z No. of bitstreams: 1 PDF - Josué Pereira dos Santos.pdf: 53537105 bytes, checksum: c6dee841367ff70a44e94fb5f86f9683 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Irenilda Medeiros (nildamedeiros@uepb.edu.br) on 2016-09-02T15:05:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 PDF - Josué Pereira dos Santos.pdf: 53537105 bytes, checksum: c6dee841367ff70a44e94fb5f86f9683 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-02T15:05:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Josué Pereira dos Santos.pdf: 53537105 bytes, checksum: c6dee841367ff70a44e94fb5f86f9683 (MD5) Previous issue date: 2012-06-01eng
dc.description.sponsorshipUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/5301/PDF%20-%20Josu%c3%a9%20Pereira%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise literária. Teatro brasileiro. Literatura brasileira.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleO Pagador de Promessas no contexto do drama/teatro brasileiro moderno: discussão sobre a tragédia nacional - popularpor
dc.typeDissertaçãopor
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