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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues Neto, José Américo-
dc.contributor.advisor1Nóbrega, Geralda Medeiros-
dc.date.accessioned2016-08-10T13:22:13Z-
dc.date.issued2014-12-15-
dc.identifier.citationRodrigues Neto, José Américo. A representação do duplo na obra o Aleph de Jorge Luis Borges. 2014. 91 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLI) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2419-
dc.description.resumoA abordagem de estudos literários em relação aos múltiplos planos de significação existentes na obra de Jorge Luis Borges torna-se instigante e necessária, a gama de atribuição de sentidos contidos em seus contos e em outras vertentes de sua produção reiteram a ideia de Compagnon (2012), a qual entende que as obras transcendem a intenção inicial autoral e a cada época dizem algo novo. Na obra de Borges, podemos depreender um caráter de mistério, religiosidade, mística e dualidade diluídos em enredos envolventes em que nomes, cenas, lugares, objetos e outros aspectos são extremamente dotados de significações simbólicas. A forma de narrar algo dentro da narrativa, utilizada pelo autor, através de um contínuo jogo entre passado e presente, partilhado, continuamente, pelo leitor, bem como o labirinto de enigmas proposto em sua escrita, impulsionam um maior interesse pela análise de seus textos principalmente, no que concerne às questões relacionadas à representação do duplo. A obra O Aleph (2012) será nosso corpus. Analisaremos cinco das dezessete narrativas da obra. Nelas entendemos ser o duplo a grande carga dramática que dá sentido em quase todos os âmbitos, pois o gênero fantástico, a intertextualidade e memória textual, a metaficção, o devir e a alteridade dos personagens constituem-se de duplos em meio aos enredos, a saber: “O imortal”, “O morto”, “Biografia de Tadeo Isidoro Cruz (1829 – 1874)”, “Emma Zunz”, e “A escritura do Deus”. Tentar entender, de forma plausível, o que o duplo significa em meio à representatividade em cada conto é a ambição desse estudo. Metodologicamente desenvolvemos uma análise qualitativa bibliográfica, pois nos contos selecionados entendemos ser o duplo a grande tensão. As narrativas analisadas, na perspectiva, da representação do duplo condicionam-se à percepção dessa representatividade conforme a progressão dos enredos, com os possíveis planos e cargas semânticas que podem estar contidos nos textos borgianos, em meio à representatividade do duplo, quando poderemos entender mais da relação texto, leitor e autor. O escritor argentino possui nessa temática talvez um leitmotiv ou projeto literário e nessa hipótese também dupla se conduzem nossas análises. O método de análise do duplo em Borges está direcionado à estrutura da obra (duplo estrutural), que é dupla devido muitas vezes à metaficção (na tônica da história dentro de história e conceituação da própria arte-literatura); aos personagens (duplo de personagem) que sofrem alteridades e vários devires, e aos enredos (duplo de enredo) que constituem-se muitas vezes de espaços, intertextualidade e atmosfera onírica, trazendo para o enredo aspectos duplos. O suporte teórico para as análises se baseará em Olmos(2008), Bravo(1997), Monegal (1980), Gomes Jr(1991), Rank (2013), Ordóñez (2009), Sarlo (2008), Woodall (1999), Todorov (2012), Versiani (2009), França(2009) e Rosset (2008). Borges também nos guiará enquanto duplo, e iremos também tê-lo enquanto suporte teórico em muitas passagens, pois em meio a sua produção teorizou a condição da arte, dando aos seus textos caráter duplo devido à metaficção, quando a ficção fala de si mesma (BERNARDO, 2010), já que o escritor também fora crítico.por
dc.description.abstractEl enfoque de los estudios literarios en relación con el significado múltiple de los planes existentes en la obra de Jorge Luis Borges se convierte en apasionante y necesario, los múltiples significados contenidos en sus cuentos y otros aspectos de su producción reiterar la idea de Compagnon (2012), lo que significa que las obras trascienden la intención original de autor y cada vez que dicen algo nuevo. En la obra de Borges, podemos apreciar un misterio de la naturaleza, el religioso, el místico y la dualidad diluido alrededor de las parcelas en las que los nombres, las escenas, los lugares, los objetos y otros aspectos son extremadamente dotados de significados simbólicos. La forma de narrar algo dentro de la narrativa, utilizado por el autor, a través de un juego continuo entre el pasado y el presente, compartió continuamente por el lector, así como el laberinto de rompecabezas propuestos en su escritura, conduciendo un mayor interés por el análisis de los textos especialmente con respecto a las cuestiones relacionadas con la representación dual. La obra “O Aleph” (2012) será nuestro corpus. Analizar cinco de los diecisiete relatos de que entendemos que es el doble de la gran carga dramática que tiene sentido en casi todas las áreas, porque el género de la fantasía, la intertextualidad y la memoria textual, la metaficción, el devenir y la alteridad de los personajes están compuestos en doble entre las parcelas, a saber: "El inmortal", ""El muerto"", "Biografía de Tadeo Isidoro Cruz (1829 - 1874)", "Emma Zunz", y "Escritura de Dios." Trata de entender, plausiblemente, que significa el doble en medio de representación en cada cuento es la ambición de este estudio. Metodológicamente se desarrolló un análisis cualitativo bibliográfico, estos cuentos seleccionados creen es el doble de la gran tensión. Las narrativas analizadas en doble representación de la condición perspectivas para la percepción de esta representación como la progresión de las parcelas, con posibles planes y cargas semánticas que pueden estar contenidos en los textos de Borges, en medio el doble de la representación, podemos entender más del texto relativo , el lector y el autor. Escritor argentino tiene este tema tal vez un leitmotiv o proyecto literario y esta hipótesis también doble para dirigir nuestro análisis. El doble método de análisis de Borges se dirige a la estructura de la obra (doble estructural), que es doble porque a menudo la metaficción (la tónica de la historia dentro de la historia y el concepto mismo de arte-literatura); los caracteres (caracteres doble) alteridad sufrimiento y múltiples devenires, y las parcelas (parcela doble) que son a menudo los espacios, la intertextualidad y la atmósfera de ensueño, con lo que los aspectos parcela doble. El soporte teórico para el análisis se basará en Olmos (2008), Bravo (1997), Monegal (1980), Gomes Jr (1991), Rango (2013), Ordóñez (2009), Sarlo (2008), Woodall (1999), Todorov (2012), Versiani (2009), Francia (2009) y Rosset (2008). Borges también nos guiará como doble, y también tendrá como soporte teórico en muchos lugares, por medio de su producción teorizó arte de la condición, dando a sus textos de carácter dual, debido a la metaficción, cuando la ficción habla de sí misma (BERNARDO, 2010), ya que el escritor había sido también crítico.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Deise Lorena Araújo (deiselorena@uepb.edu.br) on 2016-08-09T18:52:14Z No. of bitstreams: 1 PDF - JOSÉ AMÉRICO RODRIGUES NETO.pdf: 991511 bytes, checksum: 3db422c25ce0dc75b7407e23d813cf62 (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/4965/PDF%20-%20JOS%c3%89%20AM%c3%89RICO%20RODRIGUES%20NETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Educação - CEDUCpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade - PPGLIpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise Literária. Memória Textual. Conto. Narrativa.por
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleA representação do duplo na obra o Aleph de Jorge Luis Borgespor
dc.typeDissertaçãopor
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