Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2391
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uma proposta de aplicação da Matemática Financeira no Ensino Médio |
Autor: | Santos Filho, Wilson Luiz dos |
Primeiro orientador: | Silva, Maria Isabelle |
Primeiro membro da banca: | Freitas, Luciana Roze de |
Segundo membro da banca: | Costa, Claudilene Gomes da |
Resumo: | A partir da análise acerca do ensino da Matemática Financeira no Brasil e da consta- tação de que grande parte do povo brasileiro lida de forma ineficiente com transações finan- ceiras, propusemos neste trabalho, uma estratégia de abordagem da Matemática Financeira capaz de tornar mais significativo aos alunos do Ensino Médio este tema. Recordamos os conceitos básicos daMatemática Financeira, passeamos pela Educação Financeira no Brasil, discutimos os principais Sistemas de Amortização praticados em nosso país com exemplos corriqueiros e, finalmente, apresentamos uma aplicação interessante no cálculo de um finan- ciamento de veículo, descrevendo as características Leasing e CDC, além de evidenciarmos o cálculo do Custo Efetivo Total (CET) de uma transação, recorrendo ao uso de uma Calcu- ladora Financeira. |
Abstract: | From the analysis of Financial Mathematics teaching in Brazil and the confirmation that the majority of the Brazilian population deals, in an inefficient way, with financial tran- sactions, we proposed in this work a strategy to approach a kind of Financial Mathematics capable of turning this theme much more meaningful to High School Students. We recal- led the basic concepts of Financial Mathematics, went through the Financial Education in Brazil, discussed the main Amortization Systems practiced in our country with day-by-day examples and, finally, we presented an interesting application in the calculation of car loans, describing the characteristics of Leasing and Personal Credit (CDC). Besides that, we eli- cited the calculations of Total Effective Cost (CET) of a transaction, applying the use of a Financial Calculator. |
Palavras-chave: | Matemática Financeira Educação Financeira Custo Efetivo Total (CET) Financiamento Financial Mathematics Total Effective Cost (TEC) Financial Education Funding |
Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT |
Citação: | SANTOS FILHO, W. L. dos. Uma proposta de aplicação da Matemática Financeira no Ensino Médio. 2014. 64f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2391 |
Data de defesa: | 28-Nov-2014 |
Aparece nas coleções: | PROFMAT - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Wilson Luiz dos Santos Filho.pdf | PDF - Wilson Luiz dos Santos Filho | 757.69 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.