Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2173
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | PLURALIDADE CULTURAL: LIMITERS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA PLURALIDADE CULTURAL: LIMITERS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA PLURALIDADE CULTURAL: LIMITERS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Título(s) alternativo(s): | limits and possibilities in pedagogical
practices limits and possibilities in pedagogical practices limits and possibilities in pedagogical practices |
Autor: | Lima, Eliane Brito de |
Primeiro orientador: | Penna, Maura Lucia Fernandes |
Primeiro membro da banca: | Santiago, Idalina Maria Freitas Lima |
Segundo membro da banca: | Carvalho, Maria Eulina Pessoa de |
Resumo: | A problemática das relações entre diversidade cultural e cotidiano escolar vem conquistando um espaço cada vez mais crescente no meio acadêmico, tornando-se um tema de especial relevância na busca de uma escola verdadeiramente democrática. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas de professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, verificando como é tratada a pluralidade cultural em sala de aula, em escolas da rede municipal de Campina Grande-PB. Partimos da análise das diferentes concepções de multi/interculturalismo, bem como da proposta de Pluralidade Cultural como tema transversal, integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, elaborados pelo Ministério da Educação, no cenário da política educacional da década de 1990. Adotamos a pesquisa qualitativa, realizando um estudo multicaso, envolvendo duas escolas municipais de Campina Grande. A coleta de dados foi realizada a partir de observações em quatro turmas, sendo duas em cada uma das escolas selecionadas, focalizando a prática pedagógica das professoras. Em nossa investigação, verificamos uma dinâmica de trabalho que oscila entre posturas, práticas e discursos que ora reforça a homogeneização cultural, ora demonstra o interesse e/ou esforço das professoras para contemplarem a diversidade presente no cotidiano da sala de aula. A pesquisa possibilitou-nos evidenciar práticas pedagógicas que favorecem a construção de uma educação multi/intercultural crítica, fundamentada numa perspectiva dialógica, onde as diferenças possam conviver, embora também aponte inúmeros desafios a serem superados, diante do contexto histórico, político, econômico e sociocultural no qual estamos inseridos/as. |
Abstract: | Interest in the problems concerning the relationships between cultural diversity and school life is increasing in academic circles as a special theme within the search for a truly democratic school. The aim of this work was to analyze pedagogical practices of elementary school teachers, verifying how cultural plurality is treated in the classrooms of municipal schools of Campina Grande, Paraíba, Northeastern Brazil. The analysis initially focused on different conceptions of multiculturalism and interculturalism, as well as on the proposal of the cross-curricular theme Cultural Plurality, which is part of the national curriculum for elementary grades, emergent within the educational policy framework of the 1990s. A qualitative multicase study of two schools was carried, with data collection from the observation of four classrooms, two in each of the selected schools, focusing on teachers pedagogical practices. A pedagogical work dynamic that varied between postures, practices and discourses of cultural homogenization and attempts to contemplate the diversity present in the classroom was verified. Overall, the research evidenced pedagogical practices that favored the construction of a multi/intercultural critical education based on a dialogical and difference inclusive perspective, as well as challenges that still need to be overcome. |
Palavras-chave: | Pluralidade/Diversidade Cultural prática pedagógica educação intercultural diálogo combate ao preconceito Cultural Plurality/Diversity pedagogical practice intercultural education dialogue fight against prejudice Pluralidade/Diversidade Cultural prática pedagógica educação intercultural diálogo combate ao preconceito Cultural Plurality/Diversity pedagogical practice intercultural education dialogue fight against prejudice |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais |
Programa: | Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2173 |
Data de defesa: | 30-Out-2007 |
Aparece nas coleções: | PPGLI - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1_ElianeBritoDeLima_Intro_AnexoD.pdf | 3.6 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.