Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2111
Tipo do documento: Dissertação
Título: Limite e continuidade: Um enfoque acessível ao Ensino Médio com o auxílio do Geogebra
Autor: Silva, Jonh Cleidson da 
Primeiro orientador: Freitas, Luciana Roze de
Primeiro membro da banca: Silva, Maria Isabelle
Segundo membro da banca: Costa, Claudilene Gomes da
Resumo: O presente trabalho procurou desenvolver uma sequ encia did ´ atica capaz de estreitar os conte ´ udos de Limites, Continuidade e o Teorema do Valor Intermedi ´ ario para aplicac¸ ao em turmas do Ensino M ´ edio. Para tanto, foram constru ´ ıdas propostas did ´ aticas separadas paras estes temas, que foram aplicadas a alunos da terceira s ´ erie do Ensino M ´ edio, da Escola Nicanor Souto Maior. A an ´ alise da aplicac¸ ao da proposta apontou que a utilizac¸ ao da sequ encia ´ e vi ´ avel do ponto de vista did ´ atico, com a poss ´ ıvel inserc¸ ao desses conte ´ udos no Ensino M ´ edio. Quanto ` as dificuldades para desenvolver as atividades propostas sem o aux ´ ılio do GeoGebra, estas foram apontadas principalmente quanto ` a construc¸ ao do gr ´ afico, conforme j ´ a relatado na literatura. O GeoGebra mostrou-se uma significativa ferramenta para auxiliar na construc¸ ao de tais conte ´ udos. Foram propostos, para estudos futuros, projetos de pesquisa que identifiquem atividades matem ´ aticas que possam ser potencializadas com o uso do GeoGebra e pesquisas que possam resultar em novas situac¸ oes did ´ aticas que podem relacionar de forma interdisciplinares diversas ´ areas do saber.
Abstract: This study sought to develop a teaching sequence capable of narrowing the contents of Limits, Continuity and the Intermediate Value Theorem for use in secundary education classes. For this purpose, didactic separate proposals were built for these themes, which were applied to students of Secondary Education of the Nicanor Souto Maior School. The application analysis of the proposal pointed out that the use of the sequence is viable from a didactic point of view, the possible inclusion of these contents in secundary education. As for the difficulties to develop the proposed activities without the help of GeoGebra, these were identified mainly on the construction of the graph, as has been reported in the literature. The GeoGebra proved to be a significant tool to assist in the construction of such contents. Were proposed for future studies, research projects that identify mathematical activities that may be strengthened with the use of GeoGebra and researches that could results in new teaching situations that may relate in an interdisciplinary way many areas of knowledge.
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Teorema do Valor Intermediário
Didática
Geogebra
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Estadual da Paraíba
Sigla da instituição: UEPB
Departamento: Matemática
Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional
Citação: SILVA, Jonh Cleidson da. Limite e continuidade: Um enfoque acessível ao Ensino Médio com o auxílio do Geogebra. 2014. 94 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2111
Data de defesa: 15-Ago-2014
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonh Cleidson da Silva.pdf11.02 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.