Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/2073
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Rosemary Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0710411625071953por
dc.contributor.advisor1Penna, Maura Lucia Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760269P7por
dc.contributor.referee1Carvalho, Maria Eulina Pessoa de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780005D0por
dc.contributor.referee2Nóbrega, Geralda Medeiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794958D1por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:22:51Z-
dc.date.available2009-08-19-
dc.date.issued2005-04-19-
dc.identifier.citationMELO, Rosemary Alves de. NUMA FOLHA QUALQUER EU DESENHO UM SOL AMARELO... AS ARTES VISUAIS EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CAMPINA GRANDE - PB. 2005. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2005.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2073-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar as situações reais das práticas em Artes Visuais, em turmas de pré-escola II nas instituições de educação infantil, públicas municipais de Campina Grande -PB. Adotamos como referências as propostas oficiais para a Arte e uma idéia de ensino de Arte como fator fundamental para a democratização da cultura. A investigação tem um caráter descritivo, na qual adotamos procedimentos metodológicos qualitativos. Nós recorremos ao estudo de caso múltiplo para investigar a prática em Artes Visuais desenvolvida por quatro professoras de turmas de pré-escolar II. A coleta de dados foi feita através de observações em salas das turmas investigadas. Constatamos que as suas práticas em Artes Visuais são estritamente tradicionais, desatualizadas, voltadas para o ensino de arte modelar, com enfoque na expressão espontânea.por
dc.description.abstractThis work has as objective to do research on the real situation of Visual Arts practices, in pre-school II classes of the public municipal children education institutions of Campina Grande-PB. We used like reference the official suggestions to the Art and an Art education idea as fundamental factor to the culture democratization.The research has a descriptive character, about wich we used methodological qualitative procedures. We resorted to the multiple case study to research the Visual Arts practices developed by four teachers of pre-school II classes. The information collect had done through the observations in the classes researched. We discovered that your Visual Arts practices are strictly traditional, outdated, turned around to the model art education, focalizing the spontaneous expression.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:22:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RosemaryAlvesDeMelo.pdf: 1645661 bytes, checksum: a911519e1fb2c7d9c86974d1f4d7a5c5 (MD5) Previous issue date: 2005-04-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3989/RosemaryAlvesDeMelo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEducação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectArtespor
dc.subjectCriançapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleNUMA FOLHA QUALQUER EU DESENHO UM SOL AMARELO... AS ARTES VISUAIS EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL EM CAMPINA GRANDE - PBpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:MICS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosemaryAlvesDeMelo.pdf1.61 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.