Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Danielle Andrade-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3755342604297221por
dc.contributor.advisor1Swarnakar, Sudha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787440U8&tipo=completopor
dc.contributor.referee1Garcia, Acácia Maria Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780084P1por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:21:17Z-
dc.date.available2009-09-16-
dc.date.issued2006-11-19-
dc.identifier.citationSOUZA, Danielle Andrade. EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIO. 2006. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1907-
dc.description.resumoO presente trabalho estuda os enunciados da campanha publicitária que ficou comumente conhecida pelo seu mote: Eu sou brasileiro e não desisto nunca . Para tanto, buscamos analisar, à luz de Fairclough, os textos dos anúncios narrativos da referida campanha com o intuito de saber como neles se manifesta o ethos, nossa principal categoria de análise. Inicialmente, o trabalho cuida de discutir alguns importantes conceitos da publicidade e propaganda, sua conceituação e evolução ao longo do tempo. Em seguida, elabora a construção enunciativa e lingüística do ethos de acordo com a teoria social do discurso formulada por Fairclough (2001). Nesse percurso, criamos um desenho de pesquisa que contemplou as áreas da comunicação social e lingüística, desenho este que se transformou numa pesquisa interdisciplinar. Em nossa análise, adotamos uma perspectiva que entende o texto publicitário também como um artefato sócio-cultural, fiel a uma certa memória coletiva, capaz de revelar traços expressivos da cultura e da sociedade, especialmente, a brasileira. Como procedimentos metodológicos, articulamos as três dimensões propostas por Fairclough, a dimensão do texto (que nos permitiu adentrar no texto propriamente dito), a dimensão da prática discursiva (que englobou um tratamento discursivo das cenas focalizadas) e a dimensão da prática social (que de uma maneira mais complexa nos levou a uma análise do cotidiano). Por fim, consideramos que recentemente o Governo Federal brasileiro desenvolveu uma de suas principais manobras para favorecer aos seus interesses políticos (inclusive de reeleição), através de uma ação publicitária que conseguiu alto índice de penetração no imaginário de identidade do país.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:21:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DanielleAandradeSouza.pdf: 707647 bytes, checksum: e15f10ec6b2a95b4d2395aa6855a9ab9 (MD5) Previous issue date: 2006-11-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3940/DanielleAandradeSouza.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEducação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPropagandapor
dc.subjectEthospor
dc.subjectBrasilidadepor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectDiscurso publicitário.por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.title EU SOU BRASILEIRO E NÃO DESISTO NUNCA : ETHOS E POLÍTICA DE IDENTIDADE NO DISCURSO PUBLICITÁRIOpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:MICS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DanielleAandradeSouza.pdf691.06 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.