Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Glória Maria Leitão de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4102649Y2por
dc.contributor.advisor1Nóbrega, Geralda Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794958D1por
dc.contributor.referee1Dias, Adelaide Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782854T1por
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria de Lourdes Barreto de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797105A9por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:20:40Z-
dc.date.available2013-05-07-
dc.date.issued2007-10-17-
dc.identifier.citationSOUZA, Glória Maria Leitão de. The evaluation in the pedagogical routine of the infantile education: one to look at for the exploration of the languages in a classroom of the daily payschool.. 2007. 161 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1850-
dc.description.resumoO presente trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo principal analisar a avaliação na rotina pedagógica da educação infantil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, em seu Art. 31, assegura que a avaliação neste nível de ensino far-se-á mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças. Assim, reconhecendo a amplitude dos aspectos inerentes ao desenvolvimento infantil e às áreas do conhecimento, optou-se por direcionar nesta análise o olhar para as linguagens que são exploradas em sala de aula. Para tanto, buscou-se fundamento nos estudos de Hoffmann (1993), (1998), na defesa de uma avaliação mediadora; Romão (1998), com a perspectiva dialógica de avaliação; Luckesi (1996), por compreender a avaliação como ato amoroso; Santaella (2005) e Peirce (1995) que concebem linguagem como toda produção humana a que se atribui sentido e, Bakhtin (1998) com a idéia de linguagem como prática social, dentre outros. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa delineou-se num estudo de caso do tipo observacional, desenvolvida junto a duas professoras e 16 crianças de uma turma da préescola da rede municipal de Campina Grande PB. Durante os meses de setembro a novembro de 2006, fez-se uso da observação como instrumento de coleta de dados, além de uma entrevista e de um Diário de Classe. Durante as observações, as informações eram registradas no diário de campo da pesquisadora. Para a análise destas observações, utilizou-se o método de análise de conteúdo (BARDIN, 1979), através da elaboração de categorias, fundadas nas questões da pesquisa e delineadas a partir de indicadores abstraídos das informações coletadas. Os dados revelam a influência do modelo escolar na pré-escola, decorrente da avaliação que ocorre na rotina pedagógica de sala de aula, seja através da interação docente/criança, da percepção que as crianças têm do erro , das formas de exploração e avaliação da linguagem escrita da leitura e da matemática, ou da ênfase na exploração de algumas linguagens em detrimento de outras. Este estudo pode contribuir com uma reflexão do fazer pedagógico/avaliativo que ocorre nas rotinas de sala de aula da educação infantil.por
dc.description.abstractThe present work the resulted of research that had as its main objective to analyze the evaluation in the pedagogical routine of infantile education. The Law of Lines of direction and Bases of the National Education of 1996, in its Art. 31, assures that the evaluation in this level of education "will become by means of accompaniment and register" of the development of the children. Thus, recognizing the amplitude of the inherent aspects to the infantile development and the areas of the knowledge, it was opted to directing in this analysis the look for the languages that are explored the classroom. For in such a way, bedding in the studies of Hoffmann searched (1998) (1993), in the defense of a mediating evaluation; Romão (1998), with the dialógica perspective of evaluation; Luckesi (1996), for understanding the evaluation as loving act; Santaella (2005) and Peirce (1995) that they conceive language as all production human being the one that if attributes sensible e, Bakhtin (1998) with the idea of social language as practical, amongst others. In a qualitative boarding, the research was delineated in a study of case of the type observacional, developed together the two teachers and 16 children of a group of the daily pay-school of the municipal net of Campina Grande - PB. During the months of september and November of 2006, use became da comment as instrument of collection of data, beyond an interview and a Daily one of Classroom. During the comments, the information were registered in the daily one of field of the researcher. For the analysis of these comments, the method of content analysis was used (BARDIN, 1979), through the elaboration of categories, established in the questions of the research and delineated from abstracted pointers of the collected information. The data disclose the influence of the pertaining to school model in the daily pay-school, decurrent of the evaluation that occurs in the pedagogical routine of classroom, either through the interaction teacher/child, of the perception that they have the children of the "error", or the forms of exploration and evaluation of the written language of the reading and the mathematics, or the emphasis in the exploration of some languages in detriment of other. This study it can contribute with a reflection of making pedagogical/evaluation that occurs in the routines of classroom of the infantile education.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:20:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PDF - Gloria Maria Leitao de Souza 1.pdf: 6026495 bytes, checksum: 926b1eac902a9469ec91f2b87f3c350c (MD5) Previous issue date: 2007-10-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3850/PDF%20-%20Gloria%20Maria%20Leitao%20de%20Souza%201.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEducação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectRotina pedagógicapor
dc.subjectInfantile Educationeng
dc.subjectPedagogical routineeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.titleAvaliação na rotina pedagógica da educação infantil: um olhar para a exploração das linguagens numa sala de aula da pré-escolapor
dc.title.alternativeThe evaluation in the pedagogical routine of the infantile education: one to look at for the exploration of the languages in a classroom of the daily payschool.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:MICS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gloria Maria Leitao de Souza 1.pdf5.89 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.