Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1744
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGermano, Sílvia Regina Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2245850153953785por
dc.contributor.advisor1Garcia, Acácia Maria Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780084P1por
dc.contributor.referee1Swarnakar, Sudha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787440U8&tipo=completopor
dc.contributor.referee2Gonsalves, Elisa Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782496D1por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:19:15Z-
dc.date.available2009-05-15-
dc.date.issued2007-12-20-
dc.identifier.citationGERMANO, Sílvia Regina Alves. EDUCATION OF YOUTHS IS ADULT IN CAMPINA GRANDE-PB: THE SPEECH OF TEACHERS.. 2007. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1744-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos se configura em um momento expressivo de reconstrução das experiências vividas por esses sujeitos. É uma ocasião de ressignificação dos conhecimentos, de etapas anteriores da escolarização, articulando-os com os saberes escolares, vivenciados no dia-a-dia da sala de aula. Este trabalho tem como objetivo analisar o discurso de professoras da EJA sobre essa modalidade de ensino. Para tanto, buscamos analisar suas falas, à luz da Teoria Social do Discurso, de Fairclough, com o intuito de saber qual o significado que elas dão à Educação de Jovens e Adultos, como vivenciam, aceitam, reagem e (re) criam conhecimentos na complexa rede de relações da sua prática. A pesquisa foi realizada com professoras que atuam em escolas municipais de Campina Grande, durante o segundo semestre de 2006 e metade do primeiro semestre de 2007. Foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, dando-se relevo ao discurso das professoras. Os dados coletados permitiram apreender que esses discursos apontam para o desencantamento, a resignação, a apatia, o que poderia encaminhá-los para um possível descompromisso com a Educação de Jovens e Adultos, os dados também revelam que todos os discursos aqui analisados, sem dúvida, de certo modo, são concretamente investidos de ideologia.por
dc.description.abstractThe education for youth and grown ups comes in an expressive moment for reconstruction of the experience lived by these people as subject. It's a time of naming the knowledges, previous phases of education, placing them with school sectors, living day-by-day in the classroom. This work has got as objective assess EJA teachers' work about this kind of teaching. For that, we're trying to checklist their speech according to the Social Discuss Theory of Fairclough in order to learn what their meaning is, of Youth Grown ups Education, how they live, accept and react and create knowledge in the complex practicle relation. The research has been done with teachers working in Campina Grande county public schools over the second semester of 2006 and the first half of 2007. Semi-structured interviews were used, highlighting teachers discuss. the collected data showed that this discuss point the sadness, resigning, and motionlessness, possibly leading them to a lack of comittment with Youth and Grown ups Education. The reserch can also reveal that all discuss studied here, no doubt and somehow, are indeed idealogically supported.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:19:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SilviaReginaAlvesGermano.pdf: 325345 bytes, checksum: e14c5e617657305690fbfe6ab071a40f (MD5) Previous issue date: 2007-12-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3753/SilviaReginaAlvesGermano.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEducação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectFormação.por
dc.subjectThe Education for Youth and Growneng
dc.subjectSpeecheng
dc.subjectFormation.eng
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectFormação.por
dc.subjectThe Education for Youth and Growneng
dc.subjectSpeecheng
dc.subjectFormation.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.titleEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CAMPINA GRANDE-PB: O DISCURSO DE PROFESSORASpor
dc.titleEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CAMPINA GRANDE-PB: O DISCURSO DE PROFESSORASpor
dc.titleEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CAMPINA GRANDE-PB: O DISCURSO DE PROFESSORASpor
dc.title.alternativeEDUCATION OF YOUTHS IS ADULT IN CAMPINA GRANDE-PB: THE SPEECH OF TEACHERS.eng
dc.title.alternativeEDUCATION OF YOUTHS IS ADULT IN CAMPINA GRANDE-PB: THE SPEECH OF TEACHERS.eng
dc.title.alternativeEDUCATION OF YOUTHS IS ADULT IN CAMPINA GRANDE-PB: THE SPEECH OF TEACHERS.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:MICS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SilviaReginaAlvesGermano.pdf317.72 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.