Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1733
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNO A POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNO A POESIA NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO: INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR, TEXTO E ALUNO |
Autor: | Silva, Rosilene Fernandes da |
Primeiro orientador: | Swarnakar, Sudha |
Primeiro membro da banca: | Nóbrega, Maria Marta dos Santos Silva da |
Segundo membro da banca: | Garcia, Acácia Maria Costa |
Resumo: | Esta pesquisa objetiva verificar como os alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Campina Grande interagem com os textos poéticos que lhes são oferecidos para estudo. Este trabalho tem como prioridade favorecer uma educação para a formação cultural e humana do aluno por meio do texto literário. Para isso, consideramos a importância de uma proposta de ensino que priorize a fruição estética do texto, através do despertar da sensibilidade, da criatividade e do senso crítico. Nesse sentido, a pesquisa foi fundamentada no método recepcional, que exige um trabalho de intensa interação entre professor e aluno, porque pressupõe que todo conhecimento novo só pode ser assimilado a partir do resgate das informações que o indivíduo já possui sobre o que a ele está sendo apresentado. As categorias que constituíram o eixo da pesquisa foram: leitura literária, prática pedagógica e recepção de poesia. Os dados desta pesquisa nos permitem afirmar que, quando bem direcionado, o trabalho com os textos poéticos pode se descobrir uma atividade prazerosa para os alunos. Neste sentido, a concretização da leitura de poesia pelos alunos, em sala de aula, poderá contribuir para que eles, compreendendo o seu sentido, possam compreender a si próprios, passando a desenvolver suas próprias experiências no ato da leitura e, como conseqüência, suas habilidades como leitores. |
Abstract: | The objective of this research is to see how Lower Middle Government School students in Campina Grande interact with the literary texts, especially poems, which are taught to them at this level. We prefer to defend a sort of education through literary texts which is for the cultural and humanistic formation of the students. To do so, we look at the importance of teaching proposal which, by raising the sensibility, creativity and critical aptitude, gives priority to the esthetic aspect of the text. From this point of view, our research based on the reception method that demands a work with profound interaction between student and teacher because we assume that all new knowledge can be well assimilated by bringing up the information that an individual already has about the subject. To fulfill our objective the research focused specifically on literary reading, teaching practices and the reception of a poem. The result of present research shows that the teaching of poem, when well directed, can help students to see it as an enjoyable activity. From this point of view, we also find that concentration on reading (both loud and silent) of a poem by students helps them to understand its meaning better by aking it an experience of their own and see the poem in a new light as a consequence of their own reading ability. |
Palavras-chave: | Educação.
Ensino.
Leitura Literária.
Poesia.
Recepção. Education. Teaching. Literary Reading. Poem. Reception. Educação. Ensino. Leitura Literária. Poesia. Recepção. Education. Teaching. Literary Reading. Poem. Reception. |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
Sigla da instituição: | UEPB |
Departamento: | Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais |
Programa: | Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1733 |
Data de defesa: | 9-Nov-2007 |
Aparece nas coleções: | MICS - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1_RosileneFernandesDaSilva_Intro_Conclusao.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.