Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1701
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Ruth Brito de Figueiredo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8779589730941177por
dc.contributor.advisor1Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428823615325023por
dc.contributor.referee1Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4511989641459455por
dc.contributor.referee2Freire, Morgana Lígia de Farias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6756464691141246por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:18:35Z-
dc.date.available2012-08-27-
dc.date.issued2011-07-25-
dc.identifier.citationMELO, Ruth Brito de Figueiredo. The software Modellus and their contributions in the teaching and learning of uniform rectilinear motion and the uniform rectilinear motion varied. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1701-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar o uso do software Modellus no processo de ensino e aprendizagem do Movimento retilíneo uniforme e do Movimento retilíneo uniforme variado. A fundamentação teórica adotada foi baseada nas teorias de David Ausubel sobre aprendizagem significativa, Papert sobre a aprendizagem mediada por computador e em Bassanezzi e Biembengut sobre modelagem matemática. A população alvo da pesquisa foi constituída por doze alunos de uma turma do 1ºano do Ensino Médio de uma escola da rede Pública Estadual em Campina Grande, na Paraíba, na qual a professora pesquisadora é docente. A metodologia utilizada na pesquisa foi à pesquisa qualitativa, observacional e participante, através da utilização do estudo de caso. Os resultados da pesquisa apontaram que houve melhorias significativas dos alunos, na compreensão dos conceitos físicos relacionados com os conteúdos em questão, quando expostos as atividades desenvolvidas com o software Modellus, uma vez que através de relatos dos próprios alunos, houve uma maior motivação para aprender, gerada pelas atividades, como também uma grande receptividade ao software utilizado.por
dc.description.abstractThis research study had as objective to analyze the use of the software Modellus in the process of teaching and learning of the Uniform rectilinear motion and the Varied rectilinear motion. The theoric fundamentation adopted was based on the theories of David Ausubel about significative learning, Papert‟s about the computer mediated learning and on Bassanezzi‟s and Biembengut‟s about mathematical modeling. The target population of the research consisted of twelve students from a public state class on the 1st year of High School in Campina Grande, Paraíba, where the researcher teacher is also docent. The methodology that was used in the research was the qualitative, observational and participant research, through the use of the case study. The research results points that were significative improvements of the students, in the comprehension of the physical concepts related to the matters in discussion, when exposed to the activities developed with the software Modellus once that through relates of the own students, there was a higher motivation to learn, provided by the activities, and also a great recepitivity to the used software.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:18:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO.pdf: 2114788 bytes, checksum: 679b6abb86319d25d6c4a2a9179b02fe (MD5) Previous issue date: 2011-07-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3702/RUTH%20BRITO%20DE%20FIGUEIREDO%20MELO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEnsino de Físicapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectTecnologia da Educaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectPhysics Teaching, Education Technology, Learningeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleO software Modellus e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem do movimento retilíneo uniforme e do movimento retilíneo uniforme variadopor
dc.title.alternativeThe software Modellus and their contributions in the teaching and learning of uniform rectilinear motion and the uniform rectilinear motion variedeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:PPGECEM - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO.pdf2.07 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.