Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1701
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Ruth Brito de Figueiredo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8779589730941177 | por |
dc.contributor.advisor1 | Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6428823615325023 | por |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4511989641459455 | por |
dc.contributor.referee2 | Freire, Morgana Lígia de Farias | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6756464691141246 | por |
dc.date.accessioned | 2015-09-25T12:18:35Z | - |
dc.date.available | 2012-08-27 | - |
dc.date.issued | 2011-07-25 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Ruth Brito de Figueiredo. The software Modellus and their contributions in the teaching and learning of uniform rectilinear motion and the uniform rectilinear motion varied. 2011. 108 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1701 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa teve como objetivo analisar o uso do software Modellus no processo de ensino e aprendizagem do Movimento retilíneo uniforme e do Movimento retilíneo uniforme variado. A fundamentação teórica adotada foi baseada nas teorias de David Ausubel sobre aprendizagem significativa, Papert sobre a aprendizagem mediada por computador e em Bassanezzi e Biembengut sobre modelagem matemática. A população alvo da pesquisa foi constituída por doze alunos de uma turma do 1ºano do Ensino Médio de uma escola da rede Pública Estadual em Campina Grande, na Paraíba, na qual a professora pesquisadora é docente. A metodologia utilizada na pesquisa foi à pesquisa qualitativa, observacional e participante, através da utilização do estudo de caso. Os resultados da pesquisa apontaram que houve melhorias significativas dos alunos, na compreensão dos conceitos físicos relacionados com os conteúdos em questão, quando expostos as atividades desenvolvidas com o software Modellus, uma vez que através de relatos dos próprios alunos, houve uma maior motivação para aprender, gerada pelas atividades, como também uma grande receptividade ao software utilizado. | por |
dc.description.abstract | This research study had as objective to analyze the use of the software Modellus in the process of teaching and learning of the Uniform rectilinear motion and the Varied rectilinear motion. The theoric fundamentation adopted was based on the theories of David Ausubel about significative learning, Papert‟s about the computer mediated learning and on Bassanezzi‟s and Biembengut‟s about mathematical modeling. The target population of the research consisted of twelve students from a public state class on the 1st year of High School in Campina Grande, Paraíba, where the researcher teacher is also docent. The methodology that was used in the research was the qualitative, observational and participant research, through the use of the case study. The research results points that were significative improvements of the students, in the comprehension of the physical concepts related to the matters in discussion, when exposed to the activities developed with the software Modellus once that through relates of the own students, there was a higher motivation to learn, provided by the activities, and also a great recepitivity to the used software. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-09-25T12:18:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO.pdf: 2114788 bytes, checksum: 679b6abb86319d25d6c4a2a9179b02fe (MD5) Previous issue date: 2011-07-25 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3702/RUTH%20BRITO%20DE%20FIGUEIREDO%20MELO.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Ensino de Física | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de Física | por |
dc.subject | Tecnologia da Educação | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Physics Teaching, Education Technology, Learning | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.title | O software Modellus e suas contribuições no processo de ensino e aprendizagem do movimento retilíneo uniforme e do movimento retilíneo uniforme variado | por |
dc.title.alternative | The software Modellus and their contributions in the teaching and learning of uniform rectilinear motion and the uniform rectilinear motion varied | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | PPGECEM - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.