Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/1645
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Luís Havelange-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4734788J0por
dc.contributor.advisor1Rêgo, Rômulo Marinho do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790643P0por
dc.contributor.referee1Oliveira, Maria de Lourdes Barreto de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797105A9por
dc.contributor.referee2Rodrigues, Janine Marta Coelho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727349Z9por
dc.date.accessioned2015-09-25T12:18:08Z-
dc.date.available2009-05-13-
dc.date.issued2007-11-22-
dc.identifier.citationSOARES, Luís Havelange. OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociais) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/1645-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa consiste em levantar e analisar as concepções predominantes entre professores de matemática sobre conhecimentos prévios e o seu uso em sala de aula. Utilizou-se como tema o Conjunto dos Números Inteiros, sendo pesquisados 04 (quatro) docentes de turmas da 6ª série (7º ano) do Ensino Fundamental da rede pública do estado da Paraíba. Como instrumentos de coletas de dados foram usados questionários, entrevistas e observações de aulas. O uso de conhecimentos no processo de ensino-aprendizagem de matemática foi da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel. Para análise das concepções de ensino adotou-se a categorização estabelecida por Mandarino (2006), que classifica as concepções no ensino de matemática em concepção formal ou tradicional, concepção utilitária ou instrumental e concepção relacional. Percebeu-se, quanto à prática cotidiana dos docentes no ensino de números inteiros, que 03(três) deles atuam seguindo a concepção utilitária ou instrumental e 1(um), a concepção relacional. Os três reduzem os conhecimentos prévios necessários para abordar os números inteiros, às quatro operações com naturais, ou seja, ou seja, privilegiam os conteúdos procedimentais dentro da visão tradicional de pré-requisitos. Discute-se as deficiências formativas, tanto inicial, como continuada, a partir das deficiências detectadas.por
dc.description.abstractThis research study consists of seeking and analyzing the predominant conceptions among mathematics teachers about previous knowledge and its use in the classroom. Integer Number Set was the theme worked; being the research subjects four (4) six grade (12 years old) mathematics teachers of the Fundamental Level at a public school of the State of Paraíba. Questionnaires, interviews and classroom observations were used for the data collection. The Ausubel´s theory of (ver em ingles neste caso..) learning was used for discussing the process of teaching and learning Mathematics. Mandarino´s categorization was adopted to analyze the teaching conceptions. Mandarino (2006) classifies the teaching conceptions in the teaching of Mathematics as formal or traditional conception, utilitarian or instrumental conception and relational conception. It has been noticed, in the day by day teacher´s practice on the teaching of integer numbers that three (3) of the four teachers act on the utilitarian or instrumental conception and one (1) of them on the relational conception. The three teachers reduce the previous necessary knowledge for approaching integer numbers to the four operations to natural numbers, that is, they give attention to the procedural contents in a traditional view of pre-requisites. It is discussed the formative deficiencies, for the initial and continuous, from the detected deficiencies.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-09-25T12:18:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LuisHavelangeSoares.pdf: 590177 bytes, checksum: 7aacae98ee64485c6bb9352f7ffead84 (MD5) Previous issue date: 2007-11-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/retrieve/3646/LuisHavelangeSoares.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentEducação, Linguagem e Cultura; Políticas Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programMestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedadepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConhecimentos préviospor
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectConcepções de ensino de matemáticapor
dc.subjectPrevious Knowledgeeng
dc.subjectEthnomathematicseng
dc.subjectSignificativa Learningeng
dc.subjectMathematics Teaching Conceptionseng
dc.subjectConhecimentos préviospor
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectConcepções de ensino de matemáticapor
dc.subjectPrevious Knowledgeeng
dc.subjectEthnomathematicseng
dc.subjectSignificativa Learningeng
dc.subjectMathematics Teaching Conceptionseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.titleOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROSpor
dc.titleOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROSpor
dc.titleOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROSpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:MICS - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuisHavelangeSoares.pdf576.34 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.