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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Hellen Jainne do Nascimento-
dc.creator.Lattes0638226327588602por
dc.contributor.advisor1Diniz, Paulo Henrique Gonçalves Dias-
dc.contributor.advisor1Lattes6127798396853765por
dc.contributor.advisor2David, Fernandes-
dc.contributor.advisor2Lattes3836928174191943por
dc.contributor.referee1Springer, Valéria Haydee-
dc.contributor.referee2Gusmão, Rennan Pereira de-
dc.contributor.referee2Lattes1660302572995238por
dc.date.accessioned2025-11-12T14:14:53Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2025-07-18-
dc.identifier.citationPEREIRA, Hellen Jainne do Nascimento. Desenvolvimento de metodologia portátil e não destrutiva para determinação de adulteração em leite de cabra. 2025. 64 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Química - PPGQ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5343-
dc.description.resumoEste estudo apresenta uma abordagem inovadora para a determinação do teor de gordura e para a detecção de adulteração com leite de vaca em amostras de leite de cabra. Para isso, foi utilizado um espectrômetro de infravermelho próximo (NIR) miniaturizado, aliado a técnicas avançadas de calibração multivariada. Os modelos estatísticos aplicados baseiam-se no Algoritmo de Projeções Sucessivas (SPA) para seleção de variáveis e intervalos, sendo empregados em dois métodos: a Regressão Linear Múltipla (SPA-MLR) e os Mínimos Quadrados Parciais (iSPA-PLS). Entre as diferentes técnicas de pré processamento testadas, a suavização de Savitzky-Golay com janela de 11 pontos (SGS) favoreceu o melhor desempenho preditivo dos modelos quantitativos. O modelo SGS/iSPA-PLS alcançou excelentes resultados: coeficientes de correlação (rpred) de 0,97 e 0,99, erros quadráticos médios de predição (RMSEP) de 0,12 g/100 g e 2,15 g/100 g, razões de desempenho para desvio (RPD) de 4,32 e 8,96, e erros relativos de predição (REP) de 2,70% e 8,04%, respectivamente para a estimativa do teor de gordura e para a detecção da adulteração com leite de vaca. Essa metodologia se mostra eficaz para lidar com os principais desafios relacionados à variabilidade composicional do leite e à presença de adulterantes, oferecendo uma ferramenta analítica robusta, portátil e eficiente. Trata-se de uma solução que pode ser aplicada em pesquisas científicas e também no controle de qualidade do leite de cabra.por
dc.description.abstractThis study proposes an innovative approach for determining fat content and detecting cow milk adulteration in goat milk samples using a miniaturized near-infrared (NIR) spectrometer combined with advanced multivariate calibration techniques. Statistical models based on the Successive Projections Algorithm (SPA) for variable and interval selection were applied through Multiple Linear Regression (SPA-MLR) and interval Partial Least Squares (iSPA-PLS) methods. Among various preprocessing techniques tested, the 11-point Savitzky-Golay smoothing (SGS) provided the best predictive performance for the quantitative models. The SGS/iSPA-PLS model achieved high correlation coefficients (r_pred) of 0.97 and 0.99, root mean square errors of prediction (RMSEP) of 0.12 g/100 g and 2.15 g/100 g, ratios of performance to deviation (RPD) of 4.32 and 8.96, and relative errors of prediction (REP) of 2.70% and 8.04%, respectively for fat content estimation and adulteration detection. This methodology effectively addresses challenges related to compositional variability and adulterants presence, providing a robust, portable, and efficient analytical tool suitable for scientific research and quality control of goat milk.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Hellen Pereira (hellen.jainne.nascimento@aluno.uepb.edu.br) on 2025-08-25T15:14:07Z No. of bitstreams: 1 Dissertação (versãoparadepósito).pdf: 1368070 bytes, checksum: 73307e831ce80c796536c00326ccb7e7 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: hellen.jainne.nascimento@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Hellen Jainne do Nascimento Pereira Matrícula 2023261305 Prezada senhora Hellen Jainne do Nascimento Pereira, boa tarde.  Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição temporária da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções são baseadas no modelo do SIB (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Para dissertações, monografias relatórios e teses, a estrutura pode ser vista em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. O termo de depósito em PDF, arquivo obrigatório na submissão, encontra-se ausente. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA  PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA CURSO DE MESTRADO EM QUÍMICA 2. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica ao texto que consta na folha de aprovação gerada pelo SUAP. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Programa de Pós-Graduação em Química - Mestrado da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Química. Área de Concentração: Química  Linha de Pesquisa: Metodologias Analíticas Avançadas  OBS.:  Como a folha de aprovação depois de gerada pelo SUAP não pode ser alterada, ela pode ficar sem a expressão relativa à área de concentração. • Os nomes dos orientadores têm que ser colocados centralizados em linha separada assim como está no modelo. 3. Deixe o texto da folha de dedicatória posicionado assim como está no modelo: na parte inferior direita da página, em texto justificado. Faça o mesmo ajuste para o texto da epígrafe. 4. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Como consta que a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. 5. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. • No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. 6. Altere o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. Analogamente, altere o título LISTA DE SIGLAS para LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS, ainda que não houvesse abreviaturas nela. Compare com a configuração das listas do modelo. 7. O SUMÁRIO precisa de ajustes. • Procure deixar todos os títulos do SUMÁRIO colados na margem esquerda. • Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (formas erradas) • O título de cada tipo de seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) deve ter um destaque gráfico diferente (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, etc) para diferenciar uma da outra. Compare com o sumário do modelo para fazer aplicar essa diferenciação. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais.  Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR.  • Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE  • Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI  OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. • Renomeie o título do elemento pós-textual REFERÊNCIA para REFERÊNCIAS. Faça a mesma correção na página 56. 8. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 14 (16 - 2).  Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução. • Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI • Para quem usa o processador de texto  LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU  9. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem indicação de páginas (se houver listas desse tipo) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 10. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, supondo que haja um título de uma seção secundária no sumário escrita em negrito, caixa baixa (só com a inicial em maiúscula da primeira palavra) e em itálico escrito como 2.1 Objetivo geral, então esse título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na respectiva página onde ele estiver: 2.1 Objetivo geral 11. Nos elementos textuais, todos os títulos das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) devem ficar alinhados (colados) à margem esquerda, sem nenhum recuo para a direita. Quanto a isso, efetue uma revisão geral para ajustar os recuos de todos esses títulos. Compare com o modelo em caso de dúvida. 12. Em qualquer título das seções dos elementos textuais não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo da seção e seu título. Entre eles deve existir somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (certo) 1. INTRODUÇÃO, 1 - INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (errado) 13. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido somente pelo próprio autor (sem adaptações), a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. 14. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc): • O título é inserido na parte superior.  • A fonte (a origem dos dados) é colocada na parte inferior. Faça uma revisão geral na obra dos elementos citados para verificar quais títulos e fontes (que são obrigatórios) estão ausentes ou nas posições incorretas e depois corrija tudo. 15. Na atual página 56, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIA ficará escrito como REFERÊNCIAS. 16. Depois dos ajustes propostos, poderá haver alteração no total de folhas do TCC. Nesse caso, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI ou pelo SUAP, dependendo do caso, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). O pedido de nova ficha catalográfica é feito ao Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br), fornecendo seu nome completo, matrícula e curso. 17. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: • Coloque a assinatura do orientador e a sua (assinatura do autor) na forma manuscrita. • Se optar por usar assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro no referido site: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. No resultado do processo de validação, confira se aparece a informação “Assinatura aprovada” para cada assinatura. OBS.: nessa opção, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). • Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte.  • Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. • A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD quando for preencher nessa página. Não pode haver divergências. 1. O termo de depósito BDTD deve ficar marcado como acesso restrito (Acesso é permitido a partir de 31-12-2999) por possuir informações sensíveis, pessoais. • Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. • Preencher os demais campos.  FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 7h às 12h (atendimento presencial) Das 13h às 16h Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@yahoo.com.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 (atendimento presencial) Das 18h às 21h Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-08-25T16:22:10Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Hellen Pereira (hellen.jainne.nascimento@aluno.uepb.edu.br) on 2025-10-08T03:13:39Z No. of bitstreams: 2 Deposito_biblioteca_dissertacao_Hellen_assinado.pdf: 423440 bytes, checksum: c612c9edbaf1645ce3ab2da080d0cf7e (MD5) Dissertação (Biblioteca).pdf: 1370817 bytes, checksum: 4cc241a33f43a36c5def7265ecc19191 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: A quantidade total de folhas da obra, 67 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 62 páginas. Com a retirada da folha em branco, a paginação da ficha catalográfica deverá ser igual a 64 ( 66 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Será necessário obter nova ficha catalográfica pelo SUAP com 64 páginas. Para isso, entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) a fim de solicitar outra. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. Clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. Retire a folha em branco que está aparecendo antes dos agradecimentos. Deixe o texto da folha de dedicatória posicionado assim como está no modelo: na parte inferior direita da página, em texto justificado. O SUMÁRIO precisa de ajustes. Coloque uma linha pontilhada entre cada título e a numeração de página correspondente à direita. Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). Com a retirada da folha em branco, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 15 (17 - 2). Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Em caso de dúvidas, consulte a seção denominada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL clicando AQUI. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução. Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Para quem usa o processador de texto LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem indicação de páginas para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. on 2025-10-08T11:03:55Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Hellen Pereira (hellen.jainne.nascimento@aluno.uepb.edu.br) on 2025-10-09T21:43:23Z No. of bitstreams: 2 Deposito_biblioteca_dissertacao_Hellen_assinado.pdf: 423440 bytes, checksum: c612c9edbaf1645ce3ab2da080d0cf7e (MD5) Dissertação-Hellen-depósito.pdf: 1386550 bytes, checksum: 59628be9818ad2f0fce4a8110802ba3f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2025-10-10T11:11:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Deposito_biblioteca_dissertacao_Hellen_assinado.pdf: 423440 bytes, checksum: c612c9edbaf1645ce3ab2da080d0cf7e (MD5) Dissertação-Hellen-depósito.pdf: 1386550 bytes, checksum: 59628be9818ad2f0fce4a8110802ba3f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-11-12T14:14:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Deposito_biblioteca_dissertacao_Hellen_assinado.pdf: 423440 bytes, checksum: c612c9edbaf1645ce3ab2da080d0cf7e (MD5) Dissertação-Hellen-depósito.pdf: 1386550 bytes, checksum: 59628be9818ad2f0fce4a8110802ba3f (MD5) Previous issue date: 2025-07-18eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química - PPGQpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectDerivados lácteospor
dc.subjectControle de qualidade do leiteeng
dc.subjectAnálise de alimentospor
dc.subjectEspectroscopia vibracionalpor
dc.subjectQuímica Analítica Verdepor
dc.subjectDairy productseng
dc.subjectMilk quality controleng
dc.subjectFood analysiseng
dc.subjectVibrational spectroscopyeng
dc.subjectGreen Analytical Chemistryeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApor
dc.titleDesenvolvimento de metodologia portátil e não destrutiva para determinação de adulteração em leite de cabrapor
dc.typeDissertaçãopor
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