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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5340| Tipo do documento: | Tese |
| Título: | Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAS) no ensino de química: práticas e percepções em uma escola pública |
| Autor: | Cezário, Anne Fabelly Ramalho |
| Primeiro orientador: | Dantas Filho, Francisco Ferreira |
| Primeiro membro da banca: | Nunes, Albano Oliveira |
| Segundo membro da banca: | Almeida, José Joelson Pimentel de |
| Terceiro membro da banca: | Geglio, Paulo César |
| Quarto membro da banca: | Marcelino Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso |
| Resumo: | O avanço das tecnologias digitais tem provocado transformações significativas nos processos de ensino e aprendizagem, sobretudo na educação básica. Nesse contexto, os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) configuram-se como ferramentas promissoras na promoção de aprendizagens significativas. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do uso de OVAs, para o ensino de Química no contexto da Escola Estadual de Curso Normal em Nível Médio em São Jose de Piranhas – PB. desenvolvidos com a ferramenta Hot potatoes, na aprendizagem de conteúdos de Cinética Química por estudantes do Ensino Médio, bem como compreender as percepções e práticas de professores de diferentes áreas do conhecimento em relação ao uso desses recursos educacionais digitais. O estudo foi realizado com estudantes do 3º ano do Ensino Médio e docentes da Escola Estadual de Curso Normal em Nível Médio, localizada em São José de Piranhas – PB, adotando uma abordagem metodológica mista, que utiliza metodologias ativas, tecnologias digitais, aplicação das relações CTS, formação de professores, plataformas digitais, entre outras, amplamente analisadas nesse trabalho. Inicialmente, aplicou-se um questionário com docentes da instituição para identificar se utilizam OVAs, de que forma os aplicam e quais são suas percepções quanto à eficácia desses recursos. Os dados revelaram uma visão amplamente positiva em relação ao potencial pedagógico dos OVAs, embora tenham sido apontadas limitações referentes à infraestrutura tecnológica, ao tempo disponível para planejamento e à escassez de formação continuada. Na segunda etapa do estudo, foram aplicados pré e pós-testes com dois grupos de estudantes (controle e intervenção) para avaliar os efeitos do uso dos OVAs no ensino de Cinética Química. Os resultados quantitativos indicaram que os alunos do grupo intervenção obtiveram melhor desempenho em questões que exigiam maior compreensão conceitual, ainda que nem todas as diferenças tenham alcançado significância estatística. A análise qualitativa das percepções discentes evidenciou uma aceitação positiva quanto à clareza, interatividade e contribuição dos OVAs para a aprendizagem. Conclui-se que os OVA, quando planejados intencionalmente e integrados a práticas pedagógicas bem estruturadas, podem favorecer o engajamento dos estudantes e contribuir para a melhoria da aprendizagem, especialmente em contextos educacionais marcados por desafios estruturais e socioeconômicos. |
| Abstract: | The advancement of digital technologies has brought about significant transformations in teaching and learning processes, especially in basic education. In this context, Virtual Learning Objects (VLOs) are promising tools for promoting meaningful learning. This research aimed to analyze the contributions of using VLOs for teaching Chemistry at the State High School in São José de Piranhas, Paraíba. The study aimed to analyze the contributions of VLOs developed with the Hot potatoes tool to the learning of Chemical Kinetics content by high school students at the State High School in São José de Piranhas, Paraíba. The study also aimed to understand the perceptions and practices of teachers from different fields regarding the use of these digital educational resources. The study was conducted with third-year high school students and teachers at the State High School in São José de Piranhas, Paraíba, adopting a mixedmethodological approach., which uses active methodologies, digital technologies, application of CTS, teacher training, digital platforms, relationships, among others, widely analyzed in this work Initially, a questionnaire was applied to the institution's teachers to identify whether they use VLOs, how they apply them, and their perceptions of the effectiveness of these resources. The data revealed a broadly positive view of the pedagogical potential of VLOs, although limitations were pointed out regarding technological infrastructure, time available for planning, and the lack of continuing education. In the second stage of the study, pre- and post-tests were administered to two groups of students (control and intervention) to assess the effects of using VLOs in teaching Chemical Kinetics. Quantitative results indicated that students in the intervention group performed better on questions requiring greater conceptual understanding, although not all differences reached statistical significance. The qualitative analysis of student perceptions showed a positive acceptance regarding the clarity, interactivity, and contribution of the VLOs to learning. It is concluded that VLOs, when intentionally planned and integrated into well-structured pedagogical practices, can promote student engagement and contribute to improved learning, especially in educational contexts marked by structural and socioeconomic challenges. |
| Palavras-chave: | Recursos educacionais digitais Metodologias ativas Tecnologias educacionais Hot potatoes Cinética química |
| Área(s) do CNPq: | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual da Paraíba |
| Sigla da instituição: | UEPB |
| Departamento: | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM |
| Citação: | CEZÁRIO, Anne Fabelly Ramalho. Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAS) no ensino de química: práticas e percepções em uma escola pública. 2025. 145 f. Tese (Doutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
| Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
| URI: | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5340 |
| Data de defesa: | 31-Jul-2025 |
| Aparece nas coleções: | RENOEN - Teses |
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| TS - Anne Fabelly Ramalho Cezário | TS - Anne Fabelly Ramalho Cezário | 2.41 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar Solictar uma cópia |
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