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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5340Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Cezário, Anne Fabelly Ramalho | - |
| dc.contributor.advisor1 | Dantas Filho, Francisco Ferreira | - |
| dc.contributor.referee1 | Nunes, Albano Oliveira | - |
| dc.contributor.referee2 | Almeida, José Joelson Pimentel de | - |
| dc.contributor.referee3 | Geglio, Paulo César | - |
| dc.contributor.referee4 | Marcelino Júnior, Cristiano de Almeida Cardoso | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-12T13:42:40Z | - |
| dc.date.available | 2999-12-31 | por |
| dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
| dc.identifier.citation | CEZÁRIO, Anne Fabelly Ramalho. Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAS) no ensino de química: práticas e percepções em uma escola pública. 2025. 145 f. Tese (Doutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5340 | - |
| dc.description.resumo | O avanço das tecnologias digitais tem provocado transformações significativas nos processos de ensino e aprendizagem, sobretudo na educação básica. Nesse contexto, os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) configuram-se como ferramentas promissoras na promoção de aprendizagens significativas. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições do uso de OVAs, para o ensino de Química no contexto da Escola Estadual de Curso Normal em Nível Médio em São Jose de Piranhas – PB. desenvolvidos com a ferramenta Hot potatoes, na aprendizagem de conteúdos de Cinética Química por estudantes do Ensino Médio, bem como compreender as percepções e práticas de professores de diferentes áreas do conhecimento em relação ao uso desses recursos educacionais digitais. O estudo foi realizado com estudantes do 3º ano do Ensino Médio e docentes da Escola Estadual de Curso Normal em Nível Médio, localizada em São José de Piranhas – PB, adotando uma abordagem metodológica mista, que utiliza metodologias ativas, tecnologias digitais, aplicação das relações CTS, formação de professores, plataformas digitais, entre outras, amplamente analisadas nesse trabalho. Inicialmente, aplicou-se um questionário com docentes da instituição para identificar se utilizam OVAs, de que forma os aplicam e quais são suas percepções quanto à eficácia desses recursos. Os dados revelaram uma visão amplamente positiva em relação ao potencial pedagógico dos OVAs, embora tenham sido apontadas limitações referentes à infraestrutura tecnológica, ao tempo disponível para planejamento e à escassez de formação continuada. Na segunda etapa do estudo, foram aplicados pré e pós-testes com dois grupos de estudantes (controle e intervenção) para avaliar os efeitos do uso dos OVAs no ensino de Cinética Química. Os resultados quantitativos indicaram que os alunos do grupo intervenção obtiveram melhor desempenho em questões que exigiam maior compreensão conceitual, ainda que nem todas as diferenças tenham alcançado significância estatística. A análise qualitativa das percepções discentes evidenciou uma aceitação positiva quanto à clareza, interatividade e contribuição dos OVAs para a aprendizagem. Conclui-se que os OVA, quando planejados intencionalmente e integrados a práticas pedagógicas bem estruturadas, podem favorecer o engajamento dos estudantes e contribuir para a melhoria da aprendizagem, especialmente em contextos educacionais marcados por desafios estruturais e socioeconômicos. | por |
| dc.description.abstract | The advancement of digital technologies has brought about significant transformations in teaching and learning processes, especially in basic education. In this context, Virtual Learning Objects (VLOs) are promising tools for promoting meaningful learning. This research aimed to analyze the contributions of using VLOs for teaching Chemistry at the State High School in São José de Piranhas, Paraíba. The study aimed to analyze the contributions of VLOs developed with the Hot potatoes tool to the learning of Chemical Kinetics content by high school students at the State High School in São José de Piranhas, Paraíba. The study also aimed to understand the perceptions and practices of teachers from different fields regarding the use of these digital educational resources. The study was conducted with third-year high school students and teachers at the State High School in São José de Piranhas, Paraíba, adopting a mixedmethodological approach., which uses active methodologies, digital technologies, application of CTS, teacher training, digital platforms, relationships, among others, widely analyzed in this work Initially, a questionnaire was applied to the institution's teachers to identify whether they use VLOs, how they apply them, and their perceptions of the effectiveness of these resources. The data revealed a broadly positive view of the pedagogical potential of VLOs, although limitations were pointed out regarding technological infrastructure, time available for planning, and the lack of continuing education. In the second stage of the study, pre- and post-tests were administered to two groups of students (control and intervention) to assess the effects of using VLOs in teaching Chemical Kinetics. Quantitative results indicated that students in the intervention group performed better on questions requiring greater conceptual understanding, although not all differences reached statistical significance. The qualitative analysis of student perceptions showed a positive acceptance regarding the clarity, interactivity, and contribution of the VLOs to learning. It is concluded that VLOs, when intentionally planned and integrated into well-structured pedagogical practices, can promote student engagement and contribute to improved learning, especially in educational contexts marked by structural and socioeconomic challenges. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Anne Cezário (anne.fabelly.ramalho.cezario@aluno.uepb.edu.br) on 2025-10-01T13:20:07Z No. of bitstreams: 1 Tese Anne - Versão de Depósito2.pdf: 2474571 bytes, checksum: a6a0eb99a0c93fc8d020a9172854841a (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na capa deixe o título da obra totalmente em caixa alta. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: Deixe o título da obra totalmente em caixa alta. O texto referente à natureza do trabalho acadêmico (recuado 8 cm em relação à margem esquerda) deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Tese apresentada à Coordenação do Curso de Doutorado em Ensino da Rede Nordeste em Ensino da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Doutora em Ensino da Rede Nordeste em Ensino - RENOEN Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo desta página ficará do jeito que está. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. O espaçamento entrelinhas a ser usado nos textos do RESUMO e do ABSTRACT deve ser o padrão adotado para monografias, dissertações, relatórios e teses: de 1.5. Altere somente o título LISTA DE FIGURAS para LISTA DE ILUSTRAÇÕES. Quanto às listas, procure colocá-las na mesma sequência conforme apresentada no modelo: LISTA DE ILUSTRAÇÕES LISTA DE TABELAS LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS LISTA DE QUADROS O SUMÁRIO precisa de ajustes. Os indicativos numéricos das seções que compõem o sumário devem ser alinhados à esquerda. Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. Retire o título APÊNDICES associado à página 126 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada apêndice já deixa claro que se trata de um apêndice. Retire o título ANEXOS associado à página 132 por ser desnecessário, além de não ter suporte nas normas ABNT NBR. O título por si só de cada anexo já deixa claro que se trata de um anexo. Os nomes dos apêndices e dos anexos têm que aparecer no sumário individualmente (conforme está no modelo), e não referenciados de forma genérica. Os nomes terão a seguinte configuração: APÊNDICE A - ROTEIRO DE ENTREVISTA (…) …………………………… XX APÊNDICE B - ROTEIRO DO OBJETIVO (...) …………………………….. XX (...) ANEXO A - TERMO DE AUTORIZAÇÃO (...) …………………………….. XX ANEXO B - TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA GRAVAÇÃO (...) … XX (...) E assim por diante. Não usamos numerais, mas sim as letras maiúsculas do alfabeto de forma sequencial na ordem em que aparecem no texto para nomear os apêndices e os anexos. Efetue os mesmos ajustes no corpo da obra. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). Caso não houvesse mais nenhum ajuste a ser feito, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 14 (16 - 2). Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. No entanto, uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser outra. Para saber qual, consulte a seção denominada COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL clicando AQUI. Como consequência da correção anterior, poderá ser preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem indicação de páginas para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido somente pelo próprio autor (sem adaptações), a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. Substitua termos como dados da pesquisa. Na atual página 108, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. Na página 126, pode eliminar o título APÊNDICES por ser desnecessário. O título por si só de cada apêndice já é suficiente para deixar claro que se trata de um apêndice. Na página 132, pode eliminar o título ANEXOS por ser desnecessário. O título por si só de cada anexo já é suficiente para deixar claro que se trata de um anexo. Depois dos ajustes propostos, poderá haver alteração no total de folhas do trabalho acadêmico. Nesse caso, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI ou pelo SUAP, dependendo do caso, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). O pedido de nova ficha catalográfica é feito ao Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br), fornecendo seu nome completo, matrícula e curso. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: Coloque a assinatura do orientador e a sua (assinatura do autor) na forma manuscrita. Se optar por usar assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro no referido site: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os termo de uso e política de privacidade” > Validar. No resultado do processo de validação, confira se aparece a informação “Assinatura aprovada” para cada assinatura. OBS.: nessa opção, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Essa data será inserida na seção AUTORIZAÇÃO DO(A) AUTOR(A), na caixa em branco à direita da expressão “... Autorizo a disponibilização do trabalho no Repositório Institucional da UEPB a partir da data …” Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente. No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático. Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD quando for preencher nessa página. Não pode haver divergências. Portanto: Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação já está liberada de acordo com a data registrada, quando chegar nessa página da BDTD, intitulada Depósito: Envio de arquivos Ajuda, siga a sequência Configurações para restrição de acesso > Alterar > Tipo de acesso > Acesso aberto. Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação da obra deve ser prorrogada para tal data, quando chegar nessa página da BDTD, intitulada Depósito: Envio de arquivos Ajuda, siga a sequência Configurações para restrição de acesso > Alterar > Tipo de acesso > Acesso embargado. Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF: DATA X. O termo de depósito BDTD deve ficar marcado como acesso restrito (Acesso é permitido a partir de 2999-12-31) por possuir informações sensíveis, pessoais. Coloque a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na Biblioteca Central. Preencher os demais campos. on 2025-10-01T14:11:52Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Anne Cezário (anne.fabelly.ramalho.cezario@aluno.uepb.edu.br) on 2025-10-02T11:53:00Z No. of bitstreams: 2 Tese Anne - Versão de Depósito3.pdf: 2465572 bytes, checksum: bc63a95cdbcf539899689ef2dee9ae55 (MD5) Termo de Depósito.pdf: 324344 bytes, checksum: 353501d5c7109e4131ecdccb26650095 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: A quantidade total de folhas da obra, 147 folhas, está em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 143 páginas. A paginação da ficha catalográfica deverá ser igual a 145 ( 147 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Será necessário obter nova ficha catalográfica pelo SUAP com 145 páginas. Para isso, entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) a fim de solicitar outra. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. Clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. O Termo de depósito BDTD em PDF foi inspecionado. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. Se precisar preencher outro, o termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. Essa data será inserida na seção AUTORIZAÇÃO DO(A) AUTOR(A), na caixa em branco à direita da expressão “... Autorizo a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) a reproduzir, disponibilizar em rede mundial… a partir da data …” O prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente, ou seja, se seu caso não envolver patente sua data máxima de prorrogação será até 31/07/2026. A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD quando for preencher nessa página. Não pode haver divergências. Portanto: Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação já está liberada de acordo com a data registrada, quando chegar nessa página da BDTD, intitulada Depósito: Envio de arquivos Ajuda, siga a sequência Configurações para restrição de acesso > Alterar > Tipo de acesso > Acesso aberto. Se no termo de depósito em PDF constar que a publicação da obra deve ser prorrogada para tal data, quando chegar nessa página da BDTD, intitulada Depósito: Envio de arquivos Ajuda, siga a sequência Configurações para restrição de acesso > Alterar > Tipo de acesso > Acesso embargado. Na opção Data de Embargo, preencha com a mesma data que está no termo de depósito em PDF: DATA X. O termo de depósito BDTD deve ficar marcado como acesso restrito (Acesso é permitido a partir de 2999-12-31) por possuir informações sensíveis, pessoais. Pode deixar os demais campos preenchidos do jeito que estão. on 2025-10-02T12:46:39Z (GMT) | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Anne Cezário (anne.fabelly.ramalho.cezario@aluno.uepb.edu.br) on 2025-10-03T20:11:02Z No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito (2).pdf: 324626 bytes, checksum: 3ada353f796dff1f08bf319a7e988be2 (MD5) Tese Anne - Versão de Depósito4.pdf: 2466109 bytes, checksum: b3abbd5b98f0d39fe3d1dd00709ceba5 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br) on 2025-10-06T12:40:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito (2).pdf: 324626 bytes, checksum: 3ada353f796dff1f08bf319a7e988be2 (MD5) Tese Anne - Versão de Depósito4.pdf: 2466109 bytes, checksum: b3abbd5b98f0d39fe3d1dd00709ceba5 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-11-12T13:42:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito (2).pdf: 324626 bytes, checksum: 3ada353f796dff1f08bf319a7e988be2 (MD5) Tese Anne - Versão de Depósito4.pdf: 2466109 bytes, checksum: b3abbd5b98f0d39fe3d1dd00709ceba5 (MD5) Previous issue date: 2025-07-31 | eng |
| dc.description.sponsorship | FAPESQ | por |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
| dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UEPB | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - PPGECEM | por |
| dc.rights | Acesso Embargado | por |
| dc.subject | Recursos educacionais digitais | por |
| dc.subject | Metodologias ativas | por |
| dc.subject | Tecnologias educacionais | por |
| dc.subject | Hot potatoes | por |
| dc.subject | Cinética química | por |
| dc.subject.cnpq | EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
| dc.title | Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAS) no ensino de química: práticas e percepções em uma escola pública | por |
| dc.type | Tese | por |
| Aparece nas coleções: | RENOEN - Teses | |
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