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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Valdízia Mendes e-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8905129588022821por
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Tânia Maria Ribeiro Monteiro de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4012484326422419por
dc.contributor.referee1Fook, Sayonara Maria Lia-
dc.contributor.referee1Latteshttp:lattes.cnpq.br/734522779561159por
dc.contributor.referee2Gonzales, Roxana Isabel Cardozo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9433866515781707por
dc.date.accessioned2025-09-25T18:44:30Z-
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2024-09-16-
dc.identifier.citationSILVA, Valdízia Mendes e. Mudanças no manejo da tuberculose na atenção primária à saúde em decorrência da pandemia da Covid-19 no município de João Pessoa, Paraíba, Brasil.. 2025. 102 p. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSP) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.por
dc.identifier.urihttp://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5314-
dc.description.resumoA tuberculose se caracteriza como um grave problema de saúde global. Estima-se que 9,9 milhões de pessoas foram acometidas pela tuberculose em 2020 no mundo. No mesmo ano, um grupo de 16 países, incluindo o Brasil, reduziram 93% das notificações por tuberculose no mundo. A Atenção Primária à Saúde é a principal porta de entrada das pessoas com tuberculose, todavia, durante a pandemia da Covid-19 diversos países tiveram impacto negativo nas ações de controle da tuberculose devido a rearranjos nos serviços em busca da mitigação da pandemia. Nesse sentido, objetiva-se analisar as mudanças no manejo da tuberculose na Atenção Primária à Saúde em decorrência da pandemia da Covid-19 no município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Trata-se de um estudo descritivo exploratório que analisa os dados com abordagem qualitativa e adota como referencial teórico a dimensão Programática da Vulnerabilidade. Foi realizado em João Pessoa com população composta pelos profissionais de saúde das unidades de Atenção Primária à Saúde. O tamanho da amostra foi definido por meio da técnica de saturação. Como critério de inclusão foi considerado estar ativo no serviço pelo menos três meses antes de março de 2020. Foram excluídas as unidades que não atenderam casos de tuberculose entre 2020 e 2022. A coleta aconteceu através de entrevista diretiva e aberta com uso de roteiro semiestruturado. Os áudios foram transcritos em uma planilha do software Excel 2010 e posteriormente, organizados e analisados no Word 2016. A parte descritiva das características dos profissionais foi analisada através da estatística descritiva com uso de frequência absoluta e relativa. Para a análise, utilizou-se o referencial metodológico da Análise de Conteúdo. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e atende às orientações estabelecidas na Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Participaram do estudo 13 enfermeiros atuantes nas Unidades de Atenção Básica de João Pessoa, dos quais 84,6% eram do sexo feminino, 46,1% na faixa etária de 46 a 55 anos, 92,3% trabalhavam na atenção primária há mais de cinco anos e 61,5% trabalhavam na atual unidade há um tempo superior a cinco anos. As categorias emergidas deste estudo foram: “Realidade da educação em saúde quanto estratégia de prevenção e a detecção da TB: vulnerabilidade programática em destaque”; “Cenário de acompanhamento de pacientes com TB”; “A (in)visibilidade das doenças sensíveis a APS durante a pandemia”; “Acesso aos cuidados e aos serviços de saúde”; “Adaptações estruturais e de serviços”; e “Desafios voltados aos recursos humanos”. Os depoimentos destacaram a vulnerabilidade programática no controle da TB durante a pandemia, incluindo a interrupção de ações de busca ativa, cancelamento de consultas, e dificuldades de acesso. Para enfrentar futuras emergências, é crucial investir na educação permanente dos profissionais de saúde, fortalecer a Atenção Primária e reformar as unidades de saúde para garantir a biossegurança.por
dc.description.abstractTuberculosis is characterized as a serious global health problem. It is estimated that 9.9 million people were affected by tuberculosis in 2020 worldwide. In the same year, a group of 16 countries, including Brazil, reduced 93% of tuberculosis notifications worldwide. Primary Health Care is the main entry point for people with tuberculosis. Today, during the Covid-19 pandemic, several countries had a negative impact on tuberculosis control actions due to reorganizations in services in search of mitigating the pandemic. In this sense, we objectively analyze the changes in the management of tuberculosis in Primary Health Care as a result of the Covid-19 pandemic in the municipality of João Pessoa, Paraíba, Brazil. This is an exploratory descriptive study that analyzes data with a qualitative approach and adopts the programmatic dimension of vulnerability as a theoretical framework. It was carried out in João Pessoa with a population made up of health professionals from Primary Health Services units. The sample size was defined using the saturation technique. As an inclusion criterion, being active in the service at least three months before March 2020 was considered. Units that did not treat cases of tuberculosis between 2020 and 2022 were excluded. Collection took place through a directive and open interview using a semi-structured script. The audios were transcribed into an Excel 2010 software spreadsheet and later organized and analyzed in Word 2016. The descriptive part of the professionals' characteristics was analyzed using descriptive statistics using absolute and relative frequency. For the analysis, the Content Analysis methodological framework was used. The project was approved by the Research Ethics Committee and meets the guidelines established in Resolution No. 466/12 of the National Health Council. Thirteen nurses working in the Basic Care Units of João Pessoa participated in the study, of which 84.6% were female, 46.1% were between 46 and 55 years old, 92.3% had worked in primary care for more than five years and 61.5% had worked in the current unit for more than five years. The categories that emerged from this study were: “Reality of health education regarding the prevention strategy and detection of TB: highlighted programmatic vulnerability”; “Scenario for monitoring patients with TB”; “The (in)visibility of APS-sensitive diseases during the pandemic”; “Access to health care and services”; “Structural and service adaptations”; and “Challenges facing human resources”. The statements highlighted the programmatic vulnerability in TB control during the pandemic, including the interruption of active search actions, cancellation of appointments, and access difficulties. To face future emergencies, it is crucial to invest in the continuing education of health professionals, strengthen Primary Care and reform health units to guarantee biosafety.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Valdízia Silva (valdizia.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2025-03-12T21:55:23Z No. of bitstreams: 1 DS - VALDÍZIA MENDES E SILVA.pdf: 1304579 bytes, checksum: 5823af59989f9fdcea5dc13ea80be83d (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: valdizia.silva@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico e/ou no Termo de Depósito. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Valdízia Mendes e Silva Matrícula 2022051504 Prezada senhora, boa noite.  Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções são baseadas no modelo oficial (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Veja qual é a estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso no formato digital para dissertações, monografias e teses em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. O termo de depósito em PDF, arquivo obrigatório na submissão, encontra-se ausente. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS MESTRADO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS 2. Na folha de aprovação, quarta folha, falta corrigir o seguinte: • As assinaturas eletrônicas do Governo Federal de membros da banca não estão sendo reconhecidas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/, que é o responsável no Brasil pela validação dessas assinaturas. Ao ser submetido o documento para validação nesse site, a seguinte mensagem está aparecendo: Você submeteu um documento sem assinatura reconhecível ou com assinatura corrompida. Soluções para o caso: Solução 1:  De preferência, procure colocar na folha de aprovação a folha com as assinaturas eletrônicas geradas pelo próprio SUAP (desde que traga todas as assinaturas dos membros da banca), exatamente do jeito que está lá. Ela fica na aba "TCC/Relatórios", coluna Opções. Clique em "Ações" e escolha “Termo de Aprovação”. Basta efetuar o download e inserir no TCC. Solução 2: Continuar a usar a assinatura eletrônica tipo Gov.br. Nesse caso, todo o PDF da obra (e não apenas a folha de aprovação) será enviado ao respectivo membro para que assine o documento. Depois de assinado, será preciso validá-lo em https://validar.iti.gov.br/ seguindo o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: Ao optar pela assinatura eletrônica tipo Gov.br, é necessário que o trabalho acadêmico em PDF só seja assinado DEPOIS que todo o processo de correção estiver concluído, pois qualquer alteração posterior nesse arquivo tornará inválida a assinatura eletrônica já inserida, e o documento terá que ser assinado novamente. OPCIONAL: A fim de evitar sucessivas submissões até o finalização das correções, solicitando aos membros da banca que assinem o mesmo arquivo várias vezes, sugerimos que o(a) concluinte efetue a próxima submissão sem as assinaturas eletrônicas no trabalho acadêmico ou do jeito que elas estão agora. Quando eu ou outro colega de setor confirmarmos que as correções estão concluídas, então os membros da banca poderão assinar digitalmente de forma definitiva. Solução 3: Outra solução, se não for possível assinar digitalmente de forma correta, consiste em solicitar a cada respectivo membro da banca que use a assinatura manuscrita digitalizada, que será assinada ou colada na folha de aprovação.  IMPORTANTE: A substituição da assinatura eletrônica de qualquer membro da banca pela assinatura manuscrita digitalizada dele só pode ser efetuada pelo(a) concluinte com a devida autorização por e-mail do respectivo membro. 3. No texto de AGRADECIMENTOS, o espaçamento entrelinhas deve ser o mesmo usado por padrão em toda a dissertação: de 1.5. O tipo da fonte também deve ser a padrão. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Se a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Caso contrário, se não recebeu recursos da CAPES, o conteúdo dessa página ficará do jeito que está. 4. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. 5. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO). Caso não houvesse mais nenhum ajuste a ser feito, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deveria ser igual a 12 (14  - 2), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. No entanto, uma vez que pode haver mudança na quantidade de páginas antes da introdução devido aos ajustes propostos nos apontamentos anteriores (no elemento pré-textual agradecimentos), a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO poderá ser 13 (15 - 2).  OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução usando o Word. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI Também há tutoriais no YouTube tutoriais que ensinam a inserir essa numeração a partir da introdução para quem usa o LibreOffice Writer. Um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU  6. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem paginação para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 7. Na seção primária 3 OBJETIVOS é preciso colocar o indicativo numérico de seção em cada seção secundária, os mesmos que aparecem no sumário. 8. Dentro dos artigos, o espaçamento entrelinhas deve ser o mesmo adotado por padrão em toda a dissertação: 1.5. Isso se explica porque todos os artigos passam a fazer parte dos elementos textuais normais da obra e nenhuma norma ABNT estabelece exceção com relação ao espaçamento nesses casos, ou seja, deve permanecer o padrão. Sendo assim, as duas referências dos artigos (páginas 42 e 62) e os dois resumos do artigo 2 têm que ficar com espaçamento normal de 1,5, e não de 1,0. 9. Na atual página 68, o título do elemento pós-textual REFERÊNCIAS tem que ficar centralizado na linha onde se encontra. 10. Depois dos ajustes propostos, se houver alteração no total de folhas do TCC e tendo em vista que não é possível saber quantas novas submissões ainda serão feitas, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SAGBI (https://sistemas.uepb.edu.br/sagbi/) ou pelo SUAP (https://suap.uepb.edu.br/), dependendo do caso, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). 11. O Termo de depósito BDTD em PDF está ausente. Ele é elemento obrigatório e deve ser depositado, devidamente preenchido, junto com o trabalho acadêmico. O termo pode ser baixado em https://biblioteca.uepb.edu.br/download/pdf-termo-de-deposito-bdtd/?wpdmdl=1948&refresh=67cb0d146c7651741360404 . Algumas instruções sobre seu preenchimento: • Inserir a assinatura do autor e a assinatura do orientador. • Se forem inseridas assinaturas eletrônicas do tipo Gov.br. no termo de depósito, elas só serão aceitas depois de aprovadas pelo serviço https://validar.iti.gov.br/. Para Isso, siga o roteiro: Escolher arquivo > Marcar a caixa “Concordo com os   termo de uso e política de privacidade” > Validar. OBS.: nesse caso, preencha todos os dados necessários no termo e só depois, por último, coloque a(s) assinatura(s) eletrônica(s). • Informar a data em que o(a) concluinte autoriza a disponibilização do trabalho no repositório para consulta pública online. Ela é obrigatória e só pode ser preenchida pelo(a) concluinte. • Se houver razões para embargar (prorrogar) a publicação da obra (no caso de pretender publicá-la em congressos, periódicos, revistas científicas,, etc), o prazo máximo para a prorrogação é de 1 (um) ano a partir da data da defesa, excetuando-se os casos de patente.  • No preenchimento do campo “Liberação para publicação do documento”, use a opção predefinida “Liberação para publicação total”, uma das duas disponíveis no campo para preenchimento automático.  Se não conseguir usar a opção predefinida contida no próprio menu do campo, pode preencher manualmente ou da forma como achar melhor, contanto que a referida opção fique legível e graficamente bem definida. • A data para liberação da publicação informada deve ser a mesma no PDF do termo de depósito e nos metadados da BDTD. Não pode haver divergências.  • Colocar a data atualizada do depósito do trabalho acadêmico na BIBLIOTECA CENTRAL. • Preencher os demais campos.  FIM DOS APONTAMENTOS Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-03-12T23:12:35Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Valdízia Silva (valdizia.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-22T20:01:07Z No. of bitstreams: 3 DS - VALDÍZIA MENDES E SILVA.pdf: 1304579 bytes, checksum: 5823af59989f9fdcea5dc13ea80be83d (MD5) DS - Valdízia Mendes e Silva (2).pdf: 2075899 bytes, checksum: 932bc5b951a43db3a53835bbc285d605 (MD5) TS - Valdízia Mendes e Silva.pdf: 7097162 bytes, checksum: 1533c1a6c3a4ae051b4dfa2632a95672 (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: valdizia.silva@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Valdízia Mendes e Silva Matrícula 2022051504 Prezada senhora Valdízia Mendes e Silva, boa noite.  Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma dissertação, as correções são baseadas no modelo oficial (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. O trabalho acadêmico de conclusão de curso ainda apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa deixe o cabeçalho contendo as seguintes expressões, todas centralizadas na página, incluindo o logotipo da UEPB na parte superior: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA 2. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica ao que consta na folha de aprovação. Como deve ficar: Dissertação apresentada à Coordenação do Curso de Mestrado em Saúde Pública da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Mestra em Saúde Pública. Área de concentração: Saúde Pública Linha de Pesquisa: Avaliação de Programas,Tecnologias e Serviços de Saúde OBS.: Como a folha de aprovação não pode ser alterada depois de ter sido gerada pelo SUAP (para não interferir na validação feita pelo QR code), ela pode ficar sem a expressão relativa à área de concentração. 3. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), como já está. No entanto, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual a 12 (14 - 2).  Como regra geral, a numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução. • Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI • Para quem usa o processador de texto  LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU  4. Como consequência da correção anterior, será preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 5. Na seção primária 3 OBJETIVOS, é preciso colocar o indicativo numérico de seção em cada seção secundária, os mesmos que aparecem no sumário. Como deve ficar: 3.1 Objetivo geral 3.2 Objetivos específicos FIM DOS APONTAMENTOS Na próxima submissão, não deposite o arquivo denominado “DS - VALDÍZIA MENDES E SILVA.pdf”, contendo 87 folhas no total. Presumo que ele se refere a um rascunho, pois contém muito mais erros que a versão de 104 folhas que acabei de analisar. O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Não faça mais qualquer alteração nesse arquivo. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 Das 18h às 21h Horários para atendimento presencial: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 7h00min às 12h00min Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br): De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-09-22T22:24:14Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Valdízia Silva (valdizia.silva@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-25T02:31:17Z No. of bitstreams: 2 TS - Valdízia Mendes e Silva.pdf: 7097162 bytes, checksum: 1533c1a6c3a4ae051b4dfa2632a95672 (MD5) DS -VALDÍZIA MENDES E SILVA.pdf: 2085259 bytes, checksum: fae13cc91df73e429a24bebdb1846ef6 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br) on 2025-09-25T11:06:05Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TS - Valdízia Mendes e Silva.pdf: 7097162 bytes, checksum: 1533c1a6c3a4ae051b4dfa2632a95672 (MD5) DS -VALDÍZIA MENDES E SILVA.pdf: 2085259 bytes, checksum: fae13cc91df73e429a24bebdb1846ef6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-25T18:44:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TS - Valdízia Mendes e Silva.pdf: 7097162 bytes, checksum: 1533c1a6c3a4ae051b4dfa2632a95672 (MD5) DS -VALDÍZIA MENDES E SILVA.pdf: 2085259 bytes, checksum: fae13cc91df73e429a24bebdb1846ef6 (MD5) Previous issue date: 2024-09-16eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíbapor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGPpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUEPBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde Pública - PPGSPpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectTuberculosepor
dc.subjectCovid-19por
dc.subjectAtenção Primária à Saúdepor
dc.subjectVulnerabilidade em saúde.por
dc.subject.cnpqSAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApor
dc.titleMudanças no manejo da tuberculose na atenção primária à saúde em decorrência da pandemia da Covid-19 no município de João Pessoa, Paraíba, Brasilpor
dc.title.alternativeChanges in the management of tuberculosis in primary health care due to the Covid-19 pandemic in the municipality of João Pessoa, Paraíba, Brazil.por
dc.typeDissertaçãopor
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