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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5312
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Prata, Isolda Mirelle de Lima Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3675938380955391 | por |
dc.contributor.advisor1 | Garcia, Ana Flávia Granville | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Neves, Érick Tássio Barbosa | - |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Fernanda de Morais | - |
dc.contributor.referee2 | Forte, Franklin Delano Soares | - |
dc.contributor.referee3 | Massoni, Andreza Cristina de Lima Targino | - |
dc.contributor.referee4 | Costa, Edja Maria Melo de Brito | - |
dc.contributor.referee5 | Garcia, Ana Flávia Granville | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-25T18:27:28Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
dc.identifier.citation | PRATA, Isolda Mirelle de Lima Ferreira. Insegurança alimentar, fatores psicossociais e comportamentais associados à cárie dentária em adolescentes. 2025. 99 f. Tese (Doutorado em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5312 | - |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi avaliar a associação entre insegurança alimentar, fatores psicossociais e comportamentais, e a cárie dentária em adolescentes. Foi realizado um estudo transversal com 681 adolescentes de 12 anos, matriculados em escolas públicas e privadas de Monteiro-PB. Antes da coleta de dados, um examinador foi calibrado (Kappa>0,80) para os diagnósticos de cárie dentária (ICDAS) e biofilme dental (IPV). Um estudo piloto foi conduzido para avaliar a metodologia. Os pais/responsáveis responderam a um questionário sociodemográfico econômico e à escala brasileira de insegurança alimentar (EBIA). Os adolescentes informaram a frequência de escovação dentária, responderam a um questionário para avaliação do consumo de açúcar (QFA) e a instrumentos para avaliação de ansiedade (RCMAS), sintomas depressivos (CDI) e coesão e adaptabilidade familiar (FACES III). Também foram coletados dados antropométricos (peso e altura). Modelos de regressão binomial negativa foram utilizados para avaliar a associação entre as variáveis independentes e a cárie dentária cavitada (ICDAS= 3, 5 e 6) (p<0,05). A prevalência de cárie dentária cavitada na amostra foi de 34,9%, com média de 0,72 (DP:1,3) dentes afetados. Permaneceram associadas à cárie dentária cavitada a menor renda mensal familiar (RR=2.38; IC95%: 1.53 – 3.69), menor escolaridade materna (RR=1.97; IC95%: 1.36 – 2.84), insegurança alimentar moderada/grave (RR=1.70; IC95%:1.15 – 2.52), presença de biofilme dental (RR=2.01; IC95%:1.47 – 2.75), maior ingestão diária de açúcar (RR=1.51; IC95%: 1.12 – 2.05) e alta vulnerabilidade alimentar e emocional (insegurança alimentar moderada/ grave e presença de sintomas depressivos) (RR=1.66; IC95%: 1.20 – 2.29). Conclui-se que a cárie dentária em adolescentes está associada a fatores socioeconômicos, comportamentais e psicossociais, como insegurança alimentar, baixa escolaridade materna, menor renda, presença de biofilme dental, alto consumo de açúcar e alta vulnerabilidade alimentar e emocional. | por |
dc.description.abstract | The aim of this study was to evaluate the association between food insecurity, psychosocial and behavioral factors, and dental caries in adolescents. A cross-sectional study was conducted with 681 twelve-year-old adolescents enrolled in public and private schools in Monteiro, Paraíba, Brazil. Prior to data collection, an examiner was calibrated (Kappa > 0.80) for the diagnosis of dental caries (ICDAS) and dental biofilm (VPI). A pilot study was conducted to assess the methodology. Parents/guardians answered a sociodemographic and economic questionnaire and the Brazilian Food Insecurity Scale (EBIA). Adolescents reported their toothbrushing frequency, completed a food frequency questionnaire (FFQ) for sugar consumption, and responded to instruments assessing anxiety (RCMAS), depressive symptoms (CDI), and family cohesion and adaptability (FACES III). Anthropometric data (weight and height) were also collected. Negative binomial regression models were used to evaluate the association between independent variables and cavitated dental caries (ICDAS codes 3, 5, and 6) (p < 0.05). The prevalence of cavitated dental caries in the sample was 34.9%, with a mean of 0.72 (SD: 1.3) affected teeth. Cavitated caries remained associated with lower household monthly income (RR = 2.38; 95% CI: 1.53–3.69), lower maternal education (RR = 1.97; 95% CI: 1.36–2.84), moderate/severe food insecurity (RR = 1.70; 95% CI: 1.15–2.52), presence of dental biofilm (RR = 2.01; 95% CI: 1.47–2.75), higher daily sugar intake (RR = 1.51; 95% CI: 1.12–2.05), and high food and emotional vulnerability (moderate/severe food insecurity combined with depressive symptoms) (RR = 1.66; 95% CI: 1.20–2.29). In conclusion, dental caries in adolescents is associated with socioeconomic, behavioral, and psychosocial factors, including food insecurity, low maternal education, lower income, presence of dental biofilm, high sugar intake, and high food and emotional vulnerability. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Isolda Prata (isolda.prata@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-04T15:32:32Z No. of bitstreams: 2 Termo-de-Deposito-BDTD.pdf: 368624 bytes, checksum: 6656690145c0f5f4a23f5ddb6f5dd703 (MD5) TS - Isolda Mirelle de Lima Ferreira Prata .pdf: 2164661 bytes, checksum: da7862ddc611897cf35ef971bc6a4522 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: isolda.prata@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Isolda Mirelle de Lima Ferreira Prata Matrícula 2021181301 Prezada senhora Isolda Mirelle de Lima Ferreira Prata, boa tarde. Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição temporária da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma TESE, as correções são baseadas no modelo do SIB (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Para dissertações, monografias relatórios e teses, a estrutura pode ser vista em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na capa, a concluinte poderia deixar cabeçalho com a seguinte configuração: UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CAMPUS I - CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA CURSO DE DOUTORADO EM ODONTOLOGIA 2. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica ao que consta na folha de aprovação. Como deve ficar: Tese apresentada à Coordenação do Curso de Doutorado em Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Doutora em Odontologia. Área de Concentração: Clínica Odontológica Linha de Pesquisa: Epidemiologia e Promoção de Saúde em Odontologia. OBS.: Como a folha de aprovação não pode ser alterada depois de ter sido gerada pelo SUAP, ela pode ficar sem a expressão relativa à área de concentração. 3. Na folha de AGRADECIMENTOS do modelo correspondente, consta que “caso o trabalho tenha recebido recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), atentar para o que consta na PORTARIA Nº 206, DE 4 DE SETEMBRO DE 2018”, que trata da obrigatoriedade de citação da CAPES. Como está informado que a obra recebeu recursos da CAPES, é preciso colocar na posição que achar mais adequada na folha de AGRADECIMENTOS o seguinte texto: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Por fim , deixe a fonte do texto de AGRADECIMENTOS no mesmo padrão adotado em toda a dissertação, ou seja: sem o destaque gráfico itálico, com o mesmo tipo da fonte (Arial ou Times New Roman) e tamanho 12. 4. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • No RESUMO e no ABSTRACT, as palavras-chave e as keywords devem ficar separadas do texto que as antecedem por uma linha em branco de espaçamento 1.5. 5. O SUMÁRIO precisa de ajustes. • Não pode haver hífen, ponto, traço, travessão ou qualquer outro sinal entre o indicativo numérico da seção e o seu título. Entre eles deve haver somente um espaço simples. Exemplificando: 1 INTRODUÇÃO (forma certa) 1. INTRODUÇÃO, 1.INTRODUÇÃO, 1-INTRODUÇÃO, etc (formas erradas) • O título de cada tipo de seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) deve ter um destaque gráfico diferente (caixa alta, caixa baixa, negrito, itálico, etc) para diferenciar uma da outra. Sendo assim, repare que as seções secundárias Artigo 1 e Artigo 2 precisam ser escritas tipograficamente como as demais seções secundárias: têm que ficar em negrito. Além disso, os títulos das referidas seções secundárias Artigo 1 e Artigo 2 não podem ficar sem o seu correspondente indicativo numérico de seção. O correto é grafá-los como: 4.1 Artigo 1 e 4.2 Artigo 2. Efetue os mesmos ajustes no corpo da obra, pois todos os títulos têm que ficar escritos exatamente como estão no sumário. Compare com o sumário do modelo, se necessário. • Deixe todos os títulos alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. • Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE • Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. • Todos os títulos das seções dos elementos textuais devem aparecer no sumário. Podemos notar, por exemplo, que as seções terciárias 3.9.1 e 3.9.2 não foram inseridas no sumário. Efetue uma revisão geral na tese para checar quais desses títulos estão ausentes nessa folha e corrija tudo. • Os nomes dos apêndices e dos anexos têm que aparecer no sumário individualmente (conforme está no modelo), e não referenciados de forma genérica. Os nomes terão a seguinte configuração: APÊNDICE A - TÍTULO DO APÊNDICE A APÊNDICE B - TÍTULO DO APÊNDICE B (...) ANEXO A - TÍTULO DO ANEXO A ANEXO B - TÍTULO DO ANEXO B (...) E assim por diante. 6. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), como já está. Se for criada mais uma página devido aos ajustes no sumário, a numeração da primeira folha da INTRODUÇÃO mudará. Para saber qual será, faça essa simples operação: A numeração da primeira página da INTRODUÇÃO deverá ser igual ao número de folhas da capa até a introdução menos dois, já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Havendo essa alteração, todo o trabalho acadêmico terá que ser repaginado. Paginando de forma correta, a numeração da última página da obra será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir da introdução. • Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI • Para quem usa o processador de texto LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU 7. Como consequência da correção anterior, poderá ser preciso atualizar a numeração das páginas presentes no SUMÁRIO e em todas as LISTAS que tiverem indicação de páginas (se houver listas desse tipo) para que fiquem de acordo com as posições em que se encontram ao longo da obra. 8. Os títulos de qualquer seção (primária, secundária, terciária, quaternária e quinária) devem ter os mesmos destaques gráficos (tipo da fonte, tamanho da fonte, negrito, sublinhado e itálico) e as mesmas denominações conforme utilizados no sumário. A regra vale também para os títulos dos elementos pós-textuais. Por exemplo, considere um título de seção secundária no sumário como 2.1 Objetivo geral. Ele se apresenta: • Escrito em negrito • Em caixa baixa e só com a inicial em maiúscula na primeira palavra. • Em itálico Então, pela regra, o título será escrito dessa mesma forma no corpo da obra na página correspondente: 2.1 Objetivo geral 9. Os títulos dos artigos 1 e 2 (seções secundárias) ficarão grafados nas respectivas páginas onde são iniciados da mesma forma como ficarão no sumário, conforme já esclarecido. 10. Em qualquer quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc), se houver qualquer um desses elementos produzido somente pelo próprio autor (sem adaptações), a descrição da fonte seguirá a seguinte configuração, conforme apresentada no modelo: Fonte: Elaborado (ou elaborada) pelo autor, ano. 11. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc): • O título é inserido na parte superior. • A fonte (a origem dos dados) é colocada na parte inferior. Faça uma revisão geral na obra dos elementos citados para verificar quais títulos e fontes (que são obrigatórios) estão ausentes ou nas posições incorretas e depois corrija tudo. 12. Depois dos ajustes propostos, poderá haver alteração no total de folhas do TCC. Nesse caso, para evitar sucessivos e desnecessários pedidos de novas fichas catalográficas pelo SUAP, deixe na próxima submissão a folha da ficha catalográfica do jeito que está agora e só realize nova solicitação da ficha quando os servidores do setor confirmarem que não há mais correções a serem feitas. Paginando de forma correta, começando na primeira página da INTRODUÇÃO, a numeração da última página do TCC será sempre igual à paginação da ficha catalográfica. Na contagem das folhas, o recomendável é levar em consideração o total de folhas do arquivo final em PDF, não do arquivo do formato Word (.doc, .docx, etc). O pedido de nova ficha catalográfica é feito ao Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br), fornecendo seu nome completo, matrícula e curso. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Convém não fazer mais qualquer alteração nesse arquivo. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Se necessário, clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Se necessário, clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC: Daniel Soares Sousa (daniel@servidor.uepb.edu.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 7h às 12h (atendimento presencial) Das 13h às 16h Rosalvo Celestino de Andrade (rosalvo_andrade@yahoo.com.br) Auxiliar de Biblioteca De segunda a sexta-feira Das 11h30 às 16h30 (atendimento presencial) Das 18h às 21h Setor de trabalho: Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-09-04T16:46:35Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Isolda Prata (isolda.prata@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-05T12:32:16Z No. of bitstreams: 2 TS - Isolda Mirelle de Lima Ferreira Prata .pdf: 2165884 bytes, checksum: f23993c62941e94b01c3692ed59ec642 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD.pdf: 368624 bytes, checksum: 6656690145c0f5f4a23f5ddb6f5dd703 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Daniel Soares (daniel@servidor.uepb.edu.br), reason: Na lista de ilustrações, corrija a paginação da figura 1. A numeração das páginas de uma monografia, dissertação, relatório ou tese deve ser iniciada a partir da primeira folha do elemento textual (geralmente a seção primária denominada INTRODUÇÃO), como já está. Elimine a numeração de página que está aparecendo antes da primeira página da INTRODUÇÃO. Em todo quadro, tabela e ilustrações em geral (imagem, gráfico, figura, mapa, diagrama, fluxograma, etc): O título é inserido na parte superior. A fonte (a origem dos dados) é colocada na parte inferior. Observe que na figura 1, no corpo do trabalho, o título está na posição errada. No Termo de depósito BDTD, informe a titulação como doutorado nos dois campos em que essa informação é pedida, em titulação e após referente aos estudos de. on 2025-09-05T13:13:40Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Isolda Prata (isolda.prata@aluno.uepb.edu.br) on 2025-09-05T14:38:26Z No. of bitstreams: 2 TS - Isolda Mirelle de Lima Ferreira Prata .pdf: 2165671 bytes, checksum: 08ea91526263de2535e1f3997181fc01 (MD5) Termo-de-Deposito-BDTD.pdf: 368805 bytes, checksum: 9593b6875006b0aa88a6733941994ddb (MD5) | eng |
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dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.description.sponsorship | FAPESQ-PB | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Odontologia para adolescentes | por |
dc.subject | Saúde bucal | por |
dc.subject | Cárie dentária | por |
dc.subject | Insegurança alimentar | por |
dc.subject | Depressão infantil | por |
dc.subject | Adolescent dentistry | eng |
dc.subject | Oral health | eng |
dc.subject | Dental caries | eng |
dc.subject | Food insecurity | eng |
dc.subject | Childhood depression | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA | por |
dc.subject.cnpq | ODONTOLOGIA::ODONTOLOGIA SOCIAL E PREVENTIVA | por |
dc.title | Insegurança alimentar, fatores psicossociais e comportamentais associados à cárie dentária em adolescentes | por |
dc.title.alternative | Food Insecurity, Psychosocial and Behavioral Factors Associated with Dental Caries in Adolescents | eng |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | PPGO - Teses |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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