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http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5276
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Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Viana, Murilo Áquila de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1 | Cavalcanti, Sérgio d'Ávila Lins Bezerra | - |
dc.contributor.referee1 | Cavalcanti, Sérgio d'Ávila Lins Bezerra | - |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Kevan Guilherme Nóbrega | - |
dc.contributor.referee3 | Freitas, Cláudia Helena Soares de Morais | - |
dc.contributor.referee4 | Cavalcanti, Alidianne Fábia Cabral | - |
dc.contributor.referee5 | Massoni, Andreza Cristina de Lima Targino | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-12T16:58:01Z | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | por |
dc.date.issued | 2025-07-22 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, Murilo Áquila de Oliveira. Estresse, Ansiedade e Depressão e sua associação às condições sociodemográficas e vivências da Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia. 2025. 102 p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/5276 | - |
dc.description.resumo | Esse estudo verificou a ocorrência de sintomas de estresse, ansiedade e depressão em pós-graduandos em Odontologia de Instituições Públicas do Norte/Nordeste do Brasil, e sua associação à condições sociodemográficas e vivências da pós-graduação. Foi um estudo transversal, com amostra de 367 pós-graduandos, os quais responderam a dois questionários virtuais: o sociodemográfico/vivências da pós-graduação e Depression, Anxiety and Stress Scale – 21 Items. Para análise das variáveis utilizou-se estatística descritiva, em seguida a estatística inferencial com o auxílio do teste qui-quadrado de Pearson. Posteriormente, realizou-se análise de regressão logística para determinar a magnitude das associações. O nível de significância dos testes estatísticos foi de 5% (p < 0,05). O coeficiente α de Cronbach foi estimado em 0,943. Os resultados indicaram que as ocorrências de sintomas de estresse, ansiedade e depressão foram, respectivamente, de 52,9%; 53,1% e 49,9%. A análise multivariada apontou que “ter insegurança quanto ao futuro profissional” (sintomas de estresse – ORa: 1,60; IC: 1,60-5,70; p = 0,001; sintomas de ansiedade – ORa: 3,66; IC: 1,87-7,17; p <0,001; sintomas de depressão – ORa: 2,22; IC: 1,13-4,36; p = 0,021) e “possuir histórico de diagnóstico de transtorno mental prévio” (sintomas de estresse – ORa: 1,84; IC: 1,15-2,94; p = 0,011; sintomas de ansiedade – ORa: 2,51; IC: 1,53-4,10; p <0,001; sintomas de depressão – ORa: 2,85; IC: 1,74-4,66; p <0,001) permaneceram associadas aos três desfechos. A variável “adiou ou cancelou algum projeto pessoal devido a pós-graduação” manteve-se associada apenas aos sintomas de estresse (ORa: 1,66; IC: 1,04-2,65; p = 0,034) e sintomas de depressão (ORa: 1,96; IC: 1,20-3,19; p = 0,007). Verificou-se ainda que “ter uma carga de trabalho excessiva dentro da pós” permaneceu associada apenas aos sintomas de estresse (ORa: 2,32; IC: 1,34-3,72; p = 0,002). As variáveis “não ter bom relacionamento estudante-orientador(a)” (ORa: 4,31; IC: 1,75-10,61; p = 0,001) e “ter vontade de desistir do curso” (ORa: 1,72; IC: 1,04-2,87; p = 0,036) mantiveram-se associadas apenas aos sintomas de ansiedade. Por fim, “não estar satisfeito com o tema da pesquisa” (ORa: 2,22; IC: 1,28-3,85; p = 0,005) e “situação financeira prejudica a pesquisa” (ORa: 2,01; IC: 1,22-3,31; p = 0,006) mantiveram-se associadas apenas aos sintomas de depressão. Conclui-se que houve uma alta prevalência dos três desfechos estudados e que estes estiveram associados a importantes variáveis relacionadas às vivências dentro da pós-graduação. | por |
dc.description.abstract | This study investigated the occurrence of stress, anxiety, and depression symptoms in postgraduate students in Dentistry from Public Institutions in the North/Northeast of Brazil, and their association with sociodemographic conditions and postgraduate experiences. It was a cross-sectional study, with a sample of 367 postgraduate students who responded to two online questionnaires: a sociodemographic/academic experiences questionnaire and the Depression, Anxiety and Stress Scale – 21 Items. Descriptive statistics were used for the analysis of variables, followed by inferential statistics with the assistance of Pearson’s chi-square test. Logistic regression analysis was then performed to determine the magnitude of the associations. The significance level of the statistical tests was set at 5% (p < 0.05). Cronbach’s α coefficient was estimated at 0.943. The results indicated that the occurrences of stress, anxiety, and depression symptoms were 52.9%, 53.1%, and 49.9%, respectively. Multivariate analysis revealed that “having insecurity about future professional prospects” (stress symptoms – aOR: 1.60; CI: 1.60-5.70; p = 0.001; anxiety symptoms – aOR: 3.66; CI: 1.87-7.17; p <0.001; depression symptoms – aOR: 2.22; CI: 1.13-4.36; p = 0.021) and “having a history of prior mental disorder diagnosis” (stress symptoms – aOR: 1.84; CI: 1.15-2.94; p = 0.011; anxiety symptoms – aOR: 2.51; CI: 1.53-4.10; p <0.001; depression symptoms – aOR: 2.85; CI: 1.74-4.66; p <0.001) remained associated with all three outcomes. The variable “having postponed or cancelled any personal project due to postgraduate studies” remained associated only with stress symptoms (aOR: 1.66; CI: 1.04-2.65; p = 0.034) and depression symptoms (aOR: 1.96; CI: 1.20-3.19; p = 0.007). It was also found that “having an excessive workload within the postgraduate course” remained associated only with stress symptoms (aOR: 2.32; CI: 1.34-3.72; p = 0.002). The variables “not having a good student-supervisor relationship” (aOR: 4.31; CI: 1.75-10.61; p = 0.001) and “wanting to quit the course” (aOR: 1.72; CI: 1.04-2.87; p = 0.036) remained associated only with anxiety symptoms. Finally, “not being satisfied with the research topic” (aOR: 2.22; CI: 1.28-3.85; p = 0.005) and “financial difficulties affecting research” (aOR: 2.01; CI: 1.22-3.31; p = 0.006) remained associated only with depression symptoms. It is concluded that there was a high prevalence of the three outcomes studied, and that these were associated with important variables related to experiences within postgraduate studies. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Murilo Viana (murilo.viana@aluno.uepb.edu.br) on 2025-08-11T15:37:53Z No. of bitstreams: 2 TS - Murilo Áquila de Oliveira Viana.pdf: 4489112 bytes, checksum: 94288837a4c2999bc81fa11bc7c28ee1 (MD5) Termo de Depósito BDTD.pdf: 142461 bytes, checksum: bbc79911df5f53801cbd3559156c17df (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: murilo.viana@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Murilo Áquila de Oliveira Viana Matrícula 2021181303 Prezado senhor Murilo Áquila de Oliveira Viana, boa tarde. Seu trabalho acadêmico de conclusão de curso foi inspecionado a fim de verificar se a formatação está seguindo as determinações do SIB (Sistema Integrado de Bibliotecas) descritas em Depósito dos Trabalhos Acadêmicos. O Termo de Depósito também é objeto de inspeção e a sua ausência ou o preenchimento incorreto dos seus dados também podem acarretar a rejeição temporária da submissão. Considerações sobre o tipo de trabalho acadêmico Considerando que a estrutura da obra é a de uma TESE, as correções são baseadas no modelo do SIB (que é o mesmo para dissertações, monografias e teses) com o qual o trabalho acadêmico será comparado. Ele pode ser baixado a partir deste LINK. Estrutura do trabalho acadêmico de conclusão de curso Para dissertações, monografias relatórios e teses, a estrutura pode ser vista em https://drive.google.com/file/d/16MTigoqla7AauiWia_1ZgElYiHKdrCZl/view?usp=sharing. A submissão foi recusada porque o trabalho acadêmico de conclusão de curso apresenta inconsistências na formatação em relação ao modelo. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. Na folha de rosto, segunda folha, falta corrigir o seguinte: • O texto referente à natureza do trabalho acadêmico deve apresentar-se de forma idêntica na folha de rosto e na folha de aprovação. Como deve ficar: Tese apresentada à Coordenação do Curso de Doutorado em Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, como requisito parcial à obtenção do título de Doutor em Odontologia. Área de concentração: Clínica Odontológica/Epidemiologia e Promoção de Saúde em Odontologia Linha de Pesquisa: Epidemiologia e Promoção de Saúde em Odontologia. OBS.: a expressão referente à área de concentração pode ficar ausente na folha de aprovação, visto que ela não pode ser alterada depois de gerada pelo SUAP. 2. São necessárias correções nas páginas do RESUMO e do ABSTRACT. • No RESUMO e no ABSTRACT, os descritores das palavras-chave e das keywords, separados por ponto e vírgula, devem ser escritos todos em letras minúsculas, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Exemplo extraído do próprio texto do modelo: Palavras-Chave: monografia; modelo de monografia; palavra; palavra. Keywords: monography; monograph model; word; word. 3. Altere somente o título LISTA DE ABREVIATURAS, SIGLAS E SÍMBOLOS para LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS, para que fique em conformidade com o modelo (mesmo que haja símbolos na lista). 4. O SUMÁRIO precisa de ajustes. • O Sumário deve trazer todas as seções da parte textual do trabalho com os mesmos destaques gráficos usados ao longo da obra. Portanto, deixe todos os títulos das seções em negrito. • Todos os títulos devem ficar alinhados pela margem do título do indicativo numérico mais extenso, inclusive os elementos pós-textuais. Do que foi exposto acima, acesse o link abaixo para visualizar de forma mais clara como devem ficar os alinhamentos do sumário de acordo com o modelo: https://drive.google.com/file/d/18meNnRgaEmg6EJ80qnjsl1bEcDDEwfRg/view?usp=sharing Observe que os títulos dos elementos pós-textuais (de REFERÊNCIAS em diante) também seguem os alinhamentos dos demais títulos. NOTA: Existem várias formas de elaborar um sumário de acordo com as normas ABNT NBR. • Uma delas consiste em usar uma simples tabela. Nesse tutorial do Youtube, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=8N9PqAnBsxE • Uma segunda forma consiste em usar o sumário automático do Word. Nesse outro tutorial, veja como fazer isso: https://www.youtube.com/watch?v=1fwzECVTiVI OBS.: o passo a passo descrito nos vídeos acima pode variar dependendo da versão do processador de texto utilizado. 5. Numa monografia, dissertação, relatório ou tese todas as páginas devem ser numeradas a partir da primeira folha do elemento textual até a última página da obra. Sendo assim, coloque a numeração 16 na folha de apresentação 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS. OBS.: No YouTube, existem tutoriais que ensinam a inserir a numeração das páginas a partir de qualquer folha inicial. • Para quem usa o processador de texto Word, um deles é esse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X4pwyrYt0OI • Para quem usa o processador de texto LibreOffice Writer, segue esse: https://www.youtube.com/watch?v=BosMgbEv4dU 6. A partir da atual página 69, no elemento pós-textual REFERÊNCIAS, é preciso obedecer os espaçamentos relativos às referências: Vejamos o que está escrito na página 24 no modelo de monografia/dissertação/tese: “As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço simples. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências. Deve-se organizar as referências por ordem alfabética, seguindo as recomendações da NBR 6023:2018”. OBS.: se esse ajuste acrescentar mais uma página à tese, alterando o total de folhas para 105, pode deixar do jeito que está de modo a evitar a solicitação de outra ficha catalográfica com paginação igual a 103 (a não ser que o senhor faça questão disso). Nesse caso, seria preciso também atualizar a localização das páginas no sumário a partir da nova folha adicionada. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. COMPLEMENTO 01 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber como se determina a paginação da ficha catalográfica. COMPLEMENTO 02 - LEITURA OPCIONAL Clique AQUI para saber onde começa a aparecer a numeração das páginas de um trabalho acadêmico com estrutura de monografia. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC: Daniel Soares Sousa Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 07h00 às 12h00 (atendimento presencial) Das 13h00 às 16h00 Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min (atendimento presencial) Das 18h às 21h Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-08-11T17:36:48Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Murilo Viana (murilo.viana@aluno.uepb.edu.br) on 2025-08-11T20:21:29Z No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD.pdf: 142461 bytes, checksum: bbc79911df5f53801cbd3559156c17df (MD5) TS - Murilo Áquila de Oliveira Viana.pdf: 4373938 bytes, checksum: 0162bc1cc2c7637da9ce98ce4720bc64 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Rejected by Rosalvo Andrade (rosalvo_andrade@servidor.uepb.edu.br), reason: murilo.viana@aluno.uepb.edu.br UEPB - Biblioteca Central - Resultado da inspeção. Há correções a fazer na formatação no trabalho acadêmico. Dados provenientes do SUAP Concluinte: Murilo Áquila de Oliveira Viana Matrícula 2021181303 Prezado senhor Murilo Áquila de Oliveira Viana, boa noite. Falta apenas ajustar a paginação fa ficha catalográfica. Seguem os apontamentos para os devidos ajustes. INÍCIO DOS APONTAMENTOS 1. A quantidade total de folhas da obra, 102 folhas, ficou em desacordo com a paginação da ficha catalográfica (FC) com 102 páginas. A paginação da ficha catalográfica deveria ser igual a 100 ( 102 - 2 ), já que a capa e folha da ficha catalográfica não entram na contagem. Solução 1: Obter nova ficha catalográfica pelo SUAP com 100 páginas. Para isso, entre em contato com o Setor de Processos Técnicos (processostecnicos.bc@setor.uepb.edu.br) a fim de solicitar outra. Na mensagem para esse setor, forneça seu nome completo, matrícula e curso. Solução 2: Se quiser evitar a solicitação de nova ficha catalográfica, acrescente no final da obra DUAS página(s) em branco numerada(s) seguindo a sequência normal. Dessa forma, ela ficará com 104 folhas no total e a relação 104 - 2 = 102 será exatamente igual à paginação atual da ficha catalográfica. FIM DOS APONTAMENTOS O termo de depósito foi inspecionado. O preenchimento dele está correto. Finalizadas as correções, tendo a certeza de que os ajustes foram feitos de maneira certa, pode realizar uma nova submissão no repositório escolhendo a opção Editar. Fontes utilizadas nas inspeções dos trabalho acadêmicos depositados na BDTD e no DSpace: Clique AQUI para ver a lista das fontes. Fique à vontade para expor qualquer dúvida. Estamos à disposição para ajudar. Atenciosamente, Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente dos servidores do LINC: Daniel Soares Sousa Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 07h00 às 12h00 (atendimento presencial) Das 13h00 às 16h00 Rosalvo Celestino de Andrade Auxiliar de Biblioteca Horário de expediente: De segunda a sexta-feira Das 11h30min às 16h30min (atendimento presencial) Das 18h às 21h Laboratório de Informação Científica – LINC Biblioteca Central – UEPB Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) Campus I – Campina Grande - PB E-mail do setor: linc.bc@setor.uepb.edu.br OBS.: • O atendimento, tanto online quanto presencial, só é realizado estritamente dentro do horário de expediente de cada servidor. • Os TCCs são inspecionados de acordo com a ordem de chegada, que corresponde ao momento do depósito. Os mais antigos que estão na fila de espera são analisados primeiro. on 2025-08-11T22:41:03Z (GMT) | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Murilo Viana (murilo.viana@aluno.uepb.edu.br) on 2025-08-11T23:11:52Z No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD.pdf: 142461 bytes, checksum: bbc79911df5f53801cbd3559156c17df (MD5) TS - Murilo Áquila de Oliveira Viana.pdf: 4372583 bytes, checksum: fa818a833f9d6a14c248275aa59c68e1 (MD5) | eng |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-08-12T16:58:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Termo de Depósito BDTD.pdf: 142461 bytes, checksum: bbc79911df5f53801cbd3559156c17df (MD5) TS - Murilo Áquila de Oliveira Viana.pdf: 4372583 bytes, checksum: fa818a833f9d6a14c248275aa59c68e1 (MD5) Previous issue date: 2025-07-22 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba | por |
dc.publisher.department | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UEPB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Odontologia - PPGO | por |
dc.rights | Acesso Embargado | por |
dc.subject | Educação de Pós-graduação em Odontologia | por |
dc.subject | Estudantes de odontologia | por |
dc.subject | Estudantes de Pós-graduação | por |
dc.subject | Transtornos mentais | por |
dc.subject | Saúde mental | por |
dc.subject.cnpq | SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA | por |
dc.title | Estresse, Ansiedade e Depressão e sua associação às condições sociodemográficas e vivências da Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia | por |
dc.type | Tese | por |
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